CUIABÁ

Cultura é parceira de mais uma edição do espetáculo ‘Palhaçando’ conduzido pelo Grupo Tibanaré

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é parceira de mais uma edição do ‘Circuito Palhaçando’, conduzido pelo grupo teatral Tibanaré. As primeiras apresentações dessa turma, que promete levar alegria e muita diversão a diferentes pontos da cidade, ocorreram no Parque das Águas e no Parque Tia Nair, nos dias 20 e 21 de julho, sempre no período noturno.
O evento é gratuito e contempla diversos parques e praças de Cuiabá, seguindo com programação até o dia 18 de agosto.

Presente a abertura do evento cultural, que contou com participação maciça da população cuiabana, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, ressaltou a importância dessas parcerias, pois, além de incentivar a arte e a cultura, a população tem acesso às apresentações que ocorrem de forma gratuita. “Dentre as premissas da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, está apoiar eventos culturais que proporcionem o acesso à população que não tem condições de frequentar teatros e outros eventos. Com essa facilidade, uma vez que o grupo Tibanaré escolhe praças e locais de grande concentração popular, com toda certeza, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, sempre que for convidada, será parceira desse tipo de atração”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.

Leia Também:  Lançamento da 2ª edição do Festival da Pimenta é celebrado com rasqueado cuiabano e mais de 20 opções de comidas feitas com a especiaria

O espetáculo conta a história de uma dupla palhacesca “que sonha em chegar aos céus”. Floresta é a dona de uma barraca de camping adaptada para se tornar um foguete, e Drinco é um assistente que almeja ser astronauta. A aventura da dupla aborda temas como amizade e afetividade e envolve o público em meio a chuva de aviõezinhos e até uma briga de travesseiros. “É um espetáculo intimista e divertido. Trabalhamos com bugigangas como forma de estimular o imaginário do público e com uma perspectiva da infância, mas é um espetáculo para todas as idades”, explicou Jefferson Jarcem, diretor-geral do Grupo Tibanaré.

A próxima apresentação está programada para quinta-feira (25), a partir das 20h, na Praça Cultural do bairro Pedra 90.

Na sexta-feira (26), o local escolhido foi a Praça Cultural do Parque Cuiabá, também com início previsto do espetáculo para as 20h.

Para o fim de semana, no dia 27, a partir das 17h, o local escolhido foi a Orla do Porto 2. A população está convidada a apreciar esse evento com muita alegria e diversão para toda a família. No domingo (28), será a vez dos moradores do bairro Jardim das Américas. O circuito Palhaçando do grupo Tibanaré será na praça do bairro, a partir das 17h.

Leia Também:  Novembro Azul: Câmara de Cuiabá reforça importância dos cuidados com a saúde do homem

Palhaçando em Circuito é patrocinado pelo Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O Grupo Tibanaré

Criado em Cuiabá, em 2006, o Grupo Tibanaré é reconhecido nacional e internacionalmente por suas performances de teatro de rua, teatro físico, dança e palhaçaria. Com um repertório diversificado e premiado, o grupo já se apresentou em mais de 23 estados brasileiros e 7 países.

Programação Completa:

25/07 (Quinta-feira) às 20h – Praça Cultural do Pedra 90

26/07 (Sexta-feira) às 20h – Praça Cultural do Parque Cuiabá

27/07 (Sábado) às 17h – Orla do Porto 2

28/07 (Domingo) às 17h – Praça do Jardim das Américas

15/08 (Quinta-feira) às 20h – Praça da Amizade – Jardim Passaredo

16/08 (Sexta-feira) às 20h – Parque das Nascentes

17/08 (Sábado) às 17h – Espaço Cultural Silva Freire

18/08 (Domingo) às 20h – Parque das Águas

Com informações da Assessoria

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Lei anti-Oruam: Câmara discute projeto que proíbe contratação de artistas que fazem apologia ao crime em Cuiabá nesta terça

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Mês da Mulher: Curso de hotelaria encerra primeira turma

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA