CUIABÁ
Câmara Municipal de Cuiabá Recebe Selo Diamante de Transparência
Secom| Câmara de Cuiabá 
Na manhã desta quarta-feira (04), a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu o Selo Diamante, a mais alta certificação em transparência pública, concedida pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). A premiação, que integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), foi entregue durante a conclusão do 3º ciclo do programa, que avaliou 288 unidades gestoras em todo o estado. A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Chico 2000 (PL), conquistou o índice de 98,10%, destacando-se pela gestão eficiente e acessível da Casa de Leis.
O presidente do TCE-MT, Sergio Ricardo, fez questão de parabenizar a Câmara Municipal e seu presidente, Chico 2000, ressaltando sua experiência política e compromisso com a gestão pública. “O Chico 2000 é um vereador com uma trajetória de mais de cinco mandatos e tem demonstrado uma grande responsabilidade na administração pública. Sempre ouvindo o Tribunal de Contas e tomando medidas para melhorar a gestão, servindo como exemplo para outras Câmaras de Vereadores”, afirmou.
Emocionado com a conquista, o presidente Chico 2000 expressou seu agradecimento: “Conseguir o selo Diamante é obrigação do gestor, pois o erário público precisa ser administrado com respeito e responsabilidade. Agradeço a Deus e a toda nossa equipe por este resultado. Desde que recebemos o Selo Ouro em 2023, nossa meta era alcançar essa certificação máxima, e hoje conseguimos cumprir esse objetivo”, disse Chico 2000.
Laura Borges, do  Controle Interno da Câmara de Cuiabá, também comemorou a conquista, destacando o significado do selo como um reflexo do compromisso da gestão com a população. “O Selo Diamante é um símbolo do nosso compromisso com a transparência, com a eficiência e com a democracia. Estamos muito felizes e orgulhosos por alcançar essa certificação máxima”, afirmou.
Luciana Arantes, coordenadora do Controle Interno da Câmara, reforçou a importância da premiação. “Receber essa certificação é um reconhecimento pela responsabilidade da Câmara em manter os dados públicos acessíveis e transparentes para toda a população. Agradecemos a todos os servidores, especialmente aqueles que se dedicam a produzir e garantir a transparência dos documentos”, concluiu.
A entrega do Selo Diamante reafirma o compromisso da Câmara Municipal de Cuiabá com a gestão pública responsável, transparente e acessível, consolidando a Casa de Leis como exemplo para outras instituições do estado.
 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Feira da Agricultura Familiar amplia produção e fortalece vendas na Praça Alencastro
A Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar voltou a reunir produtores, comerciantes e consumidores na manhã desta terça-feira (7), na Praça Alencastro, em Cuiabá. Realizada semanalmente às terças-feiras e aos sábados, das 7h às 17h, a iniciativa tem impulsionado a comercialização direta dos agricultores familiares, refletindo no aumento da produção no campo e na redução do desperdício de alimentos.
Segundo o coordenador da feira, Luís Alberto Rodrigues Leite, o crescimento das vendas nas últimas edições tem levado os produtores a ampliar gradativamente a oferta de alimentos, fortalecendo a renda das famílias e garantindo mais segurança para o planejamento da produção.
“O produtor começou produzindo aos poucos até consolidar a comercialização. Hoje já percebemos um aumento da produção no campo para atender à expectativa de vendas da feira. Isso reduz perdas e fortalece a agricultura familiar. Além disso, o artesanato e a gastronomia também vêm apresentando resultados muito positivos”, afirmou.
O secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, ressaltou que a feira fortalece a cadeia produtiva ao aproximar agricultores, empreendedores da gastronomia e consumidores. Segundo ele, o calendário fixo de funcionamento estimula a produção, amplia as oportunidades de comercialização e garante à população acesso regular a alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Entre os produtos mais procurados nesta época do ano estão a mexerica ponkan e o mamão produzido na região do Aguaçu, na Grande Cuiabá. Na edição da semana passada, cerca de 30 caixas de mamão foram comercializadas praticamente por completo. Além das frutas da estação, os consumidores encontram banana, quiabo, jiló, maxixe, mel, temperos, chás, alimentos caseiros e diversos produtos da culinária regional.
A consultora de vendas Selene de Souza Araújo é uma das frequentadoras assíduas da feira. Ela afirma que visita o local todas as terças-feiras e destaca que a escolha vai além da compra de alimentos.
“A qualidade dos produtos, o preço e também a valorização do pequeno produtor são os motivos que me fazem voltar toda semana.”
O engenheiro agrônomo, professor universitário aposentado e ex-secretário de Agricultura da Empaer, Manuel Gonçalves dos Santos, acompanha a evolução das feiras livres em Cuiabá desde a implantação desse modelo de comercialização. Frequentador da feira da Praça Alencastro, ele avalia que a ampliação desses espaços fortaleceu a agricultura familiar e aproximou produtores e consumidores.
Segundo Manuel, no passado era necessário que órgãos públicos oferecessem transporte e apoio logístico para que os agricultores conseguissem comercializar a produção na cidade. Hoje, ele observa que as feiras se expandiram por diferentes regiões, criando novas oportunidades para os produtores e oferecendo alimentos frescos à população.
A feira também representa uma oportunidade para novos empreendedores. Participando pela primeira vez do evento, Marlene Auxiliadora Brandão levou francisquito cuiabano, rosca caseira, paçoca de pilão, bolos e biscoitos. Ela relata que a receptividade dos consumidores superou as expectativas.
“Melhorou bastante. É a primeira vez que participo e estou gostando muito. Os produtos têm saído rapidamente e isso contribui para aumentar nossa renda. Só tenho a agradecer.”
Outro expositor, João Vicente Rodrigues, comercializa mel, limão, banana, temperos, chás, açafrão, jatobá, banha de porco caipira e produtos naturais. Para ele, a localização da feira no Centro facilita o acesso dos consumidores e amplia as oportunidades de venda.
“A prefeitura tem feito um bom trabalho porque aproxima o produtor do consumidor. Quem já vem trabalhar no Centro consegue comprar aqui mesmo antes de voltar para casa. Isso é bom para quem vende e também para quem compra.”
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ7 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
MATO GROSSO4 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
MATO GROSSO4 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
