CUIABÁ

Presidente da Câmara de Cuiabá repudia discriminação contra árbitra e reforça atuação no combate à violência contra a mulher

Nathany Gomes | Assessoria vereadora Paula Calil 

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), manifestou repúdio às declarações de cunho discriminatório dirigidas à árbitra Daiane Muniz no âmbito do Campeonato Paulista de 2026 por um jogador de futebol,  e reafirmou o compromisso com a igualdade de gênero e o respeito às mulheres em todos os espaços.
O posicionamento foi formalizado por meio de  Moção de Apoio à árbitra, apresentada pela Presidência da Casa Legislativa, como manifestação institucional contra qualquer forma de discriminação e em defesa da atuação profissional das mulheres.
Segundo Paula, competência, autoridade e mérito decorrem de preparo, experiência e dedicação, jamais do gênero. A parlamentar destacou que manifestações que desqualificam mulheres não podem ser naturalizadas e precisam ser enfrentadas de forma pública e institucional, sobretudo quando atingem profissionais que exercem suas funções com responsabilidade e excelência.
“Não existe justificativa para desqualificar uma mulher por ser mulher. Competência, autoridade e mérito vêm de preparo e dedicação, nunca de gênero. Minha atuação na vida pública é firme no combate à violência contra a mulher e na defesa de políticas que garantam respeito, proteção e dignidade. O esporte e a política precisam ser espaços de civilidade e inclusão, porque o que se tolera ali ecoa na sociedade”, declarou a parlamentar.
A presidente reforçou ainda que o esporte tem papel formador e de referência social, especialmente para crianças e adolescentes, e deve ser um ambiente de respeito, civilidade e inclusão. Para ela, o que se tolera no esporte reverbera na sociedade, não havendo espaço para retrocessos que naturalizem qualquer forma de discriminação.
Após a repercussão das declarações, o atleta envolvido pediu desculpas publicamente à árbitra Daiane Muniz e estendeu o pedido a todas as mulheres. A Federação Paulista de Futebol (FPF) também se posicionou de forma contrária às falas discriminatórias, assim como outras entidades ligadas ao esporte e à defesa dos direitos das mulheres.
Com atuação firme no combate à violência contra a mulher, a vereadora tem defendido políticas públicas de proteção, acolhimento e prevenção, além da promoção de uma cultura de respeito dentro e fora dos ambientes públicos e privados, por meio de ações institucionais e campanhas de conscientização, reafirmando o seu compromisso com a igualdade de gênero e a tolerância zero à discriminação.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza 47 atendimentos em espaços esportivos

Propaganda

CUIABÁ

Telões da Prefeitura mobilizam torcedores e levam festa a diferentes regiões de Cuiabá

A paixão pelo futebol reuniu moradores de diferentes origens nos cinco pontos de Cuiabá onde a Prefeitura instalou telões por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola. Com ruas lotadas, famílias reunidas e clima de torcida, a iniciativa promovida pela gestão municipal transformou a segunda partida da Seleção Brasileira em uma grande celebração coletiva.

Durante a transmissão do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, nesta sexta-feira (19), o público acompanhou a vitória do Brasil por 3 a 0 em um dos telões instalados pela gestão municipal.

Nem mesmo a chuva que caiu durante a partida desanimou os torcedores. A comemoração seguiu animada nos cinco pontos de transmissão, com festa pela goleada da Seleção Brasileira sobre o Haiti.

Entre os participantes estava o colombiano Angel Disnys Amaris Leon, morador de Cuiabá há três anos. Ao lado da família, ele aproveitou a estrutura montada pela Prefeitura para acompanhar a partida e reforçou a identificação com a cidade que escolheu para viver. Angel afirmou que, apesar da origem colombiana, a torcida na noite foi pela Seleção Brasileira.

Leia Também:  Lei do Passe Livre Cultural é destaque em audiência pública nacional sobre direitos da pessoa com deficiência

“Estou há três anos em Cuiabá com toda a minha família e gosto muito de viver aqui. Hoje vim acompanhar o jogo e torcer pelo Brasil, que já se tornou a minha segunda casa”, disse.

O empresário Thales Santana da Silva participou da programação ao lado da esposa e de familiares. Para ele, a ação contribuiu para aproximar os moradores e transformar a partida em um momento de convivência comunitária.

“Recebemos esse presente de poder assistir ao jogo juntos. Viemos em família para torcer pelo Brasil e aproveitar esse momento de integração com a comunidade”, contou.

A campanha Minha Rua é Show de Bola mobilizou moradores de diferentes bairros da capital e ultrapassou 1 milhão de visualizações no Instagram da Prefeitura em apenas 24 horas.

Com o engajamento da população, foram definidos telões nas quatro ruas mais votadas, além de um espaço especial na Praça Cultural do Parque Cuiabá para a comunidade haitiana acompanhar os jogos das seleções do Brasil e do Haiti.

Ao todo, cinco telões foram instalados em diferentes pontos de Cuiabá para a transmissão das partidas.

Leia Também:  Estudantes da rede pública municipal de ensino participam de atividades de educação ambiental

Os pontos contemplados pela ação foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; além da Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um espaço especial destinado à comunidade haitiana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA