CUIABÁ

Câmara de Cuiabá faz balanço das primeiras ações do ano

30/01/2025
Câmara de Cuiabá faz balanço das primeiras ações do ano
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Janeiro de 2025 teve início com importantes mudanças e desafios para a Câmara de Cuiabá. Mesmo em recesso legislativo, os vereadores se dedicaram à análise e aprovação de projetos relevantes, a ampliação do diálogo com a sociedade e ao fortalecimento das políticas públicas.&nbsp
A presidente Paula Calil (PL) fez um panorama sobre o inicio do ano e o retorno das atividades.&nbsp
“Janeiro foi um mês de muito trabalho aqui na Câmara. Apesar do recesso parlamentar, tivemos três sessões extraordinárias para votar pautas de interesse da população. Além disso, trabalhamos incansavelmente para preparar tudo para o retorno das sessões ordinárias, atendendo a todos com atenção. O ano de 2025 será de muito trabalho aqui nesta Casa de Leis, podem ter certeza, com feitos ainda mais extraordinários”, declarou a presidente.
Aprovação de mudanças no Regime Interno
Duas alterações no Regimento Interno da Casa foram aprovado pelos parlamentares. Uma delas foi a votação híbrida para sessões extraordinárias durante o recesso. A outra foi a criação e o desmembramento de Comissões Permanentes.&nbsp
As Comissões passaram de 16 para 23, sendo elas: Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Urbanismo, Regularização Fundiária, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural, Esporte e Lazer, Obras Públicas, Direitos dos Animais, Direito dos Idosos e Segurança Pública.&nbsp
Sessões Extraordinárias foram realizadas em regime de urgência a pedido do Executivo Municipal
Os parlamentares trataram dos Projetos de Lei de parcelamento e pagamento ao Cuiabá-PREV (Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores), e também um acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas de tributos federais, ambos votados de forma positiva pelos vereadores.&nbsp
Outro projeto apresentado foi a criação de um auxílio financeiro de R$ 1 mil para as vítimas das fortes chuvas que atingiram Cuiabá no início do mês. O valor será pago em parcela única para as famílias atingidas.&nbsp
Câmara se torna ponto de coleta de doações
Foi criado um ponto de coleta para doações as vítimas das fortes chuvas que assolaram a capital. A população pôde contribuir com roupas, calçados, lençóis, alimentos, entre outros itens básicos. A campanha foi idealizada pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB) e abraçada pela Câmara de Cuiabá.
Sala da Mulher
A Sala da Mulher retomou as atividades após passar dois anos inativa. Com o objetivo de acolher e amparar as servidoras e a população cuiabana, a sala vai se tornar um espaço para atender mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  18ª reunião da CCJR é realizada nesta quarta-feira, 14 e delibera nove processos

Propaganda

CUIABÁ

Rede de urgência e emergência de Cuiabá ultrapassa 70 mil atendimentos mensais

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mensalmente mais de 70 mil atendimentos nas unidades que compõem a rede de urgência e emergência da capital. Os números demonstram a importância dos serviços ofertados à população e o compromisso da gestão municipal em garantir assistência rápida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esses números demonstram a dimensão da rede municipal de saúde e o comprometimento das nossas equipes, que atuam diariamente para garantir atendimento à população. Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os serviços, melhorar a estrutura das unidades e oferecer uma assistência humanizada e de qualidade para quem procura a rede pública de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

O maior volume de atendimentos é registrado nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital: Leblon, Pascoal Ramos, Morada do Ouro e Verdão, que somam, em média, 65.054 atendimentos por mês. As unidades funcionam 24 horas por dia e são responsáveis por atender casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, além de contribuir para reduzir a demanda hospitalar.

Leia Também:  Edna pede pagamento de benefício a catadores de recicláveis

“As UPAs de Cuiabá são a principal porta de entrada da rede de urgência e emergência do município. Somente nessas quatro unidades, ultrapassamos a marca de 65 mil atendimentos mensais, o que demonstra a relevância desses serviços para a população. Nossas equipes atuam 24 horas por dia para garantir assistência rápida, segura e humanizada, mesmo diante da alta demanda registrada diariamente”, destacou o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.

No Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), referência para atendimentos de maior complexidade, a média mensal é de 1.305 pacientes atendidos. A unidade recebe usuários encaminhados por diversos serviços da rede de saúde, incluindo ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, UPAs, policlínicas, unidades de Saúde da Família, sistema prisional, além de outros hospitais e serviços especializados.

Já o Centro Médico Infantil (CMI), voltado ao atendimento exclusivo de crianças, registra média mensal de 4.524 atendimentos. A unidade desempenha papel fundamental na assistência pediátrica da capital, oferecendo atendimento especializado e contribuindo para reduzir a procura por serviços hospitalares.

Leia Também:  Av. Dom Aquino sofre interdição emergencial nesta segunda

Atendimentos mensais da rede de urgência e emergência de Cuiabá:

• UPAs (Leblon, Pascoal Ramos, Morada do Ouro e Verdão): 65.054 atendimentos/mês

• Centro Médico Infantil (CMI): 4.524 atendimentos/mês

• Hospital Municipal de Cuiabá (HMC): 1.305 atendimentos/mês

• Total da rede: 70.883 atendimentos/mês

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA