CUIABÁ

Assistência Social e Defesa Civil entregam doações para afetados em temporal

Ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Defesa Civil de Cuiabá entregou, na terça-feira (14), doações de frutas, verduras e kits dormitórios às famílias afetadas pela chuva intensa registrada no último domingo (12), no bairro São Mateus, em Cuiabá.

A vice-prefeita, cel. Vânia Rosa, que também é a secretária de Assistência Social, destacou que as frutas e verduras foram doadas por intermédio da vereadora Baixinha Giraldelli. Vânia ressaltou que esse atendimento proporciona um alívio para aqueles que estão em total desespero.

“Este é um trabalho paliativo, de emergência. Contamos com apoio e ações solidárias de toda a sociedade. Na ocasião, gostaria de agradecer a vereadora Baixinha pela sensibilidade, a Defesa Civil através do cel. Alessandro que nos trouxe a doação desses colchões que serão de grande ajuda para aqueles que perderam tudo e precisam recomeçar”, destacou a secretária.

A moradora Aparecida de Fátima, que recebeu a doação de verduras, relatou que perdeu até seu cachorro durante o alagamento. “Perdi até meu cachorrinho e tudo que conquistei ao longo da vida nessa enchente”, lamentou a moradora.

Leia Também:  Instituto Lions da Visão faz apelo à Câmara de Cuiabá por manutenção de contrato com a Prefeitura

Juliana Patrícia, que recebeu a doação de um colchão e travesseiros das mãos do secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, relatou que perdeu o guarda-roupa, berço, colchão, roupas, calçados e o enxoval da bebê.

“Perdi praticamente todas as roupinhas dela. Perdemos sofá, armário, geladeira, tudo. Toda ajuda é bem-vinda. Essa ajuda é de grande importância nesse momento de dificuldade. Muito obrigada a toda gestão da prefeitura pela ajuda”, finalizou.

AÇÕES

O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.

Vale ressaltar que o prefeito Abilio Brunini enviou para a aprovação na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto que prevê um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para ajudar as vítimas das chuvas.

Leia Também:  Prefeito cria Comissão para acompanhar e realizar o procedimento licitatório de revitalização do Mercado Municipal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Câmara aprova Dia da Igualdade Feminina no calendário oficial da cidade

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Projeto de lei prevê acesso gratuito para crianças em eventos esportivos em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA