CUIABÁ
Alunos de Cuiabá desenvolvem trabalhos com argila, desenhos e cultura indígena
Uma série de trabalhos artísticos produzidos com argila, areia, tinta, lápis coloridos, desenhos em cartolinas e hábitos da cultura indígena, produzidos por crianças de 3 a 5 anos, foram apresentados na quinta-feira (11) pelos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Juarez Alves Sodré, localizada na Rua João Carlos Pereira Leite, no bairro Araés.
Para incentivar a aprendizagem e a capacidade de produção artística, a equipe de professores fez uma convergência de todos os materiais oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Uma das exposições de trabalho está relacionada à parceria com a cooperativa Sicredi.
Trata-se de um projeto com o intuito de desenvolver, em sala de aula, a autonomia, a cooperação e a cidadania entre crianças na construção de conhecimento, por meio de projetos estudantis destinados a promover maior pesquisa e debate em torno de temas sociais.
Os alunos também produziram artes a partir da exploração dos materiais do sistema “Contagie”, que agrega propostas de escrita, desenhos, parcerias com a família, releitura de obras de arte e identificação de elementos da natureza.
Também foram apresentados trabalhos do projeto Sapicuá, que incentiva a leitura, a educação patrimonial e a cultura local para crianças e educadores, além de formar professores para trabalhar com a literatura de Mato Grosso.
A diretora da escola, Neuvacy Tibaldi, explica que a ideia de agregar trabalhos surgiu com a proposta de trabalhar e expandir o conceito das crianças sobre o que é arte.
“Nossa proposta foi estimular a criatividade, o pensamento crítico, a inteligência emocional e social. Isso ajuda a melhorar o desempenho acadêmico em outras disciplinas, além de despertar a sensibilidade e a capacidade de inovação”, explica.
A professora Jackeline Noronha elogiou a entrega dos alunos e o comparecimento expressivo dos pais para conhecer os trabalhos de arte produzidos pelos filhos. “Isso enche nós, professores, de orgulho. É a união da aprendizagem da escola com a boa formação familiar que forma boas pessoas”, ressalta.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura entrega novo playground na Orla do Porto e amplia espaços de lazer para famílias cuiabanas
A Prefeitura de Cuiabá inaugura nesta sexta-feira (5), às 16h, um novo playground infantil na Orla do Porto, ampliando os espaços de lazer e convivência destinados às famílias cuiabanas.
A cerimônia contará com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, do diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felipe Wellaton, da primeira-dama Samantha Iris e da procuradora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.
O novo espaço foi concebido dentro do projeto arquitetônico Brincar com Raízes, apresentado ao Ministério Público de Mato Grosso, que propõe a implantação de playgrounds em áreas arborizadas da cidade, valorizando o contato das crianças com a natureza e incentivando a ocupação qualificada dos espaços públicos.
A entrega integra as ações da gestão municipal voltadas à promoção da qualidade de vida, ao fortalecimento dos espaços de convivência e ao incentivo de iniciativas alinhadas aos programas Cuiabá para as Crianças e Cuiabá para as Famílias, ampliando as opções de lazer e recreação para a população.
Serviço
Evento: Inauguração de playground infantil na Orla do Porto
Data: Sexta-feira (5)
Horário: 16h
Local: Orla do Porto, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Sinop7 dias atrásCaminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
-
PICANTES7 dias atrásLore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
PICANTES7 dias atrásGabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’
-
PICANTES7 dias atrásScheila Carvalho reflete sobre envelhecer com saúde e revela foco aos 52 anos
-
ECONOMIA7 dias atrásGoverno do Brasil disponibiliza 670 vagas em cursos gratuitos de comércio exterior para mulheres e pessoas negras
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT terá lançamento de livro, sessões plenárias e curso de qualificação eleitoral
-
SAÚDE6 dias atrásMais de 2,5 milhões de brasileiros buscaram tratamento para parar de fumar no SUS em 2025

