AGRONEGÓCIO

Mapa fiscaliza maior operação de destinação final de soja irregular realizada em Paranaguá

Publicados

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) supervisionou uma das maiores operações de descarte de produtos agropecuários já realizadas no Porto de Paranaguá, no Paraná, no dia 6 de agosto. Cerca de 7 mil toneladas de soja e farelo de soja, apreendidas em abril durante ação conjunta do Mapa e da Polícia Federal, estão sendo transportadas para o município de Araras/SP, para destinação controlada por meio de compostagem.

Serão necessárias cerca de 150 viagens de caminhões bi-trem até a Sociedade Industrial de Fertilizantes Ltda (Ciafértil), empresa registrada no Mapa, onde será feito o descarte de produtos apreendidos por meio da reciclagem, com a transformação de itens deteriorados e adulterados em adubo orgânico através da técnica de compostagem, seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos, com ênfase na qualidade e segurança do fertilizante gerado.

A apreensão foi motivada por uma tentativa de reinserção de cargas rejeitadas por má qualidade no fluxo logístico do porto. As irregularidades incluíam presença de areia, indícios de adulteração intencional e condições sanitárias precárias, como acúmulo de produto sem separação, poças de água, fezes de aves, roedores mortos e falta de rastreabilidade documental.

Leia Também:  Entenda o que é o mercado de carbono. Brasil pode alcançar US$ 50 bilhões até 2030

O caso está sob tramitação na 13ª Vara Federal de Curitiba e, desde a apreensão, é monitorado tecnicamente pelo Mapa. Apesar da destinação já estar sendo realizada, por decisão judicial, as investigações para apurar as responsabilidades de todos os envolvidos continuam.

Auditores do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov/PR), do 8º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmaram as irregularidades e fundamentaram a destinação final. Segundo o chefe do Sipov/PR, Fernando Mendes, a medida preserva a imagem do Brasil como fornecedor confiável produtos agropecuários, reforçando compromissos com a rastreabilidade, a segurança sanitária e o combate a fraudes.

Todo processo de descarte de produtos apreendidos é monitorado por auditores do Mapa, em todas as suas fases, com foco na recepção e destinação em uma unidade de compostagem em São Paulo. Auditores do Programa Vigifronteiras e do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SISV-SP) acompanham a operação, registrando cada etapa com fotos e garantindo rigoroso controle de rastreabilidade, em total conformidade com a legislação brasileira e protocolos internacionais.

Leia Também:  Ministro André de Paula se reúne com câmaras temáticas do Mapa para alinhamento de demandas do setor

O Porto de Paranaguá alcança um recorde histórico de movimentação de cargas, ao mesmo tempo em que realiza a destruição de mercadorias apreendidas. A confiabilidade do sistema de controle de qualidade do porto tem impulsionado o aumento no fluxo de operações, atraindo novos embarques e atividades logísticas.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Novo acesso

Publicados

em

O acesso ao SGSI e ao SGE passou a ser realizado exclusivamente pelo GOV.BR, com CPF e senha. O acesso pelo formato antigo, com usuário e senha, não está mais disponível. 

Com a mudança, os usuários que estavam logados pelo acesso antigo tiveram a sessão encerrada e precisam realizar um novo login pelo GOV.BR para continuar utilizando os sistemas. 

Outra novidade é que, após 1 hora de inatividade, a sessão será encerrada automaticamente. Para continuar utilizando o sistema, será necessário realizar um novo acesso. 

Quem ainda não possui acesso ao GOV.BR pode consultar os manuais e tutoriais do e-Sisbi para verificar as orientações de acesso. 

Acesse pelos links: 

Para consultar os manuais e tutoriais, acesse a página de orientações do e-Sisbi. 

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Leia Também:  Ministro André de Paula se reúne com câmaras temáticas do Mapa para alinhamento de demandas do setor
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA