AGRONEGÓCIO
Brasil apresenta tecnologias da pecuária tropical na African Livestock Exhibition and Congress, na Etiópia
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou da African Livestock Exhibition and Congress (ALEC), realizada na Etiópia. A ação foi coordenada pelo Mapa, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), por meio do projeto setorial Brazilian Renderers, desenvolvido em conjunto com a ApexBrasil.
O Pavilhão Brasil, um dos destaques da feira, reuniu empresas e instituições que apresentaram soluções em genética, nutrição, reprodução, forrageiras e manejo da pecuária tropical. A presença brasileira teve como objetivo fortalecer a cooperação com países africanos, promover o intercâmbio técnico e ampliar oportunidades de negócios no setor pecuário.
A delegação brasileira participou de reuniões bilaterais, visitas técnicas e um seminário setorial, em uma agenda voltada à identificação de demandas, alinhamento regulatório e prospecção de parcerias. As conversas abriram caminho para futuras habilitações e novas aberturas de mercado.
O diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Bento Mineiro, destacou que a participação na ALEC reforça o compromisso da entidade em promover o zebu e o modelo de produção tropical brasileiro como ferramentas de transformação produtiva e social. “O Brasil tem muito a contribuir com a pecuária africana, compartilhando conhecimento, genética e tecnologias desenvolvidas para climas semelhantes, que podem impulsionar o desenvolvimento local”, destacou.
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Décio Coutinho, ressaltou a importância da presença do setor de reciclagem animal no evento. Para ele, “o Brasil possui um sistema moderno e seguro de reaproveitamento de subprodutos da pecuária, que contribui para a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio. A troca de experiências com países africanos abre oportunidades para novos negócios e parcerias tecnológicas”.
A participação brasileira contou com o apoio institucional do Mapa, por meio da adida agrícola do Brasil na Etiópia, Fabiana Maldonado, e da diretora do Departamento de Promoção do Agronegócio, Ângela Peres. As atividades integram a estratégia de diversificação de mercados e de cooperação Sul-Sul, com ênfase em capacitação, marcos sanitários e facilitação de comércio.
Informação à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Brasil promove chocolates e derivados de cacau na Argentina e amplia contatos comerciais em Buenos Aires
O Brasil promoveu chocolates, derivados de cacau e outros produtos de maior valor agregado no mercado argentino durante a La Chocolaterie, principal feira do setor no país, realizada nos dias 27 e 28 de junho, em Buenos Aires. Com estande organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), 15 empresas brasileiras participaram do evento e ampliaram contatos comerciais com importadores, distribuidores, varejistas e fabricantes argentinos.
O estande brasileiro reuniu empresas das cinco regiões do país e integrou a estratégia de promoção comercial voltada à ampliação da presença de produtos agropecuários brasileiros de maior valor agregado nos mercados internacionais.
A participação na feira permitiu às empresas brasileiras apresentar seus produtos, fortalecer o relacionamento com compradores argentinos e prospectar novas oportunidades de negócios em um mercado estratégico para o setor. A missão foi concluída na segunda-feira (29), com uma rodada de negócios promovida pela adida agrícola do Brasil na Argentina, Juçara Duarte, e pela diretora de Promoção do Agronegócio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Angela Peres, em parceria com o Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
O encontro reuniu representantes de cafeterias, redes varejistas, distribuidores de redes de quiosques, importadores de chocolates e produtos finos, além de fabricantes argentinos interessados na aquisição de matérias-primas brasileiras, como pó e manteiga de cacau.
Durante a feira, as empresas brasileiras apresentaram chocolates elaborados com ingredientes típicos do país, como cupuaçu, cumaru e baru, além de combinações com capim-limão, laranja, baunilha, chás e queijo vegano com cacau. A diversidade dos produtos evidenciou a versatilidade do cacau brasileiro e reforçou a capacidade nacional de oferecer alimentos com identidade própria, inovação e valor agregado.
A rodada de negócios deu continuidade aos contatos iniciados durante a La Chocolaterie e permitiu aos exportadores brasileiros avançar nas negociações com potenciais compradores e parceiros locais. A iniciativa fortaleceu a aproximação entre empresas dos dois países e ampliou as oportunidades para a inserção de chocolates, derivados de cacau e insumos brasileiros no mercado argentino.
A Argentina é o segundo maior importador de produtos agropecuários brasileiros na América Latina, atrás apenas do Chile. No último ano, o país importou mais de US$ 2 bilhões em produtos do agro brasileiro, com destaque para produtos florestais, cacau e proteínas animais.
Com a participação na La Chocolaterie e a realização da rodada de negócios em Buenos Aires, o Mapa reforça sua estratégia de promoção internacional do agronegócio brasileiro, apoiando empresas nacionais na ampliação de mercados, na agregação de valor às exportações e na promoção dos produtos brasileiros no exterior.
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
ESPORTES5 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
