Programa eleitoral
Janaina defende impeachment de ministros do STF e Mauro Mendes promete “apertar o calo” do próximo presidente
Candidatos ao Senado destacam propostas para o Judiciário, saúde, segurança pública e atuação política durante programas eleitorais
A candidata ao Senado Janaina Riva (MDB) voltou a defender o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante seu programa eleitoral exibido nesta segunda-feira (14). A parlamentar também fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes e afirmou que, em sua avaliação, todos devem responder pelos próprios atos.
Janaina abordou a possibilidade de impeachment de integrantes do STF ao mencionar a crise envolvendo a Corte e o caso do Banco Master, que classificou como o “maior crime financeiro do Brasil”. Segundo a candidata, “ninguém está acima da lei”.
A candidata também defendeu uma reforma no Judiciário e destacou a competência do Senado para processar e julgar ministros do Supremo.
“Todos devem responder por seus atos”, declarou Janaina durante a propaganda eleitoral.
Mauro Mendes promete pressão sobre próximo presidente
O ex-governador Mauro Mendes (União Brasil), que também disputa uma vaga ao Senado, afirmou durante o programa que, caso seja eleito, saberá “apertar o calo” do próximo presidente da República.
Mendes também apresentou propostas relacionadas à saúde e afirmou que a população merece receber um atendimento diferente do atualmente oferecido. A propaganda eleitoral ainda citou números atribuídos à Paraná Pesquisas, indicando crescimento de Mauro de 52% para 55%.
Medeiros destaca emendas para a saúde
O deputado federal José Medeiros (PL) dedicou seu programa ao repasse de emendas para a saúde pública. Segundo ele, já foram destinados mais de meio bilhão de reais para o setor.
Entre os recursos mencionados estão R$ 15,75 milhões destinados a Rondonópolis e R$ 3 milhões para Araputanga.
Fávaro apresenta ações na saúde
O candidato Carlos Fávaro (PSD) concentrou sua participação em ações voltadas à saúde. Ele apresentou o projeto da maternidade de Várzea Grande e afirmou ter viabilizado recursos para outras duas unidades hospitalares, em Sinop e Sorriso.
Buzetti volta a defender segurança pública
Margareth Buzetti (PP) apresentou propostas relacionadas à segurança pública e destacou os índices de violência em Mato Grosso. A candidata afirmou que as mulheres perderam parte da liberdade por causa do medo.
“Se acostumar com o medo não é normal”, afirmou Buzetti.
Ela também voltou a destacar a aprovação do pacote antifeminicídio e do cadastro de estupradores como medidas relacionadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
POLÍTICA MT
Apesar de rivalidade, gestão Abilio deseja recuperação de Márcia Pinheiro após AVC
Prefeitura de Cuiabá manifesta solidariedade à ex-primeira-dama, que está internada após sofrer um acidente vascular cerebral
Apesar do histórico de divergências políticas entre o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e o ex-prefeito Emanuel Pinheiro, a atual gestão municipal manifestou solidariedade à ex-primeira-dama Márcia Pinheiro, de 58 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite deste domingo (13).
Márcia é esposa do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, adversário político de Abilio e com quem o atual chefe do Executivo cuiabano protagonizou uma série de embates nos últimos anos. Mesmo diante da rivalidade, a Prefeitura de Cuiabá publicou uma nota nesta segunda-feira (14) desejando força e uma pronta recuperação à ex-primeira-dama.
Em nota, a administração municipal afirmou que se solidariza com Márcia Pinheiro e desejou que sua saúde evolua favoravelmente. A manifestação ocorre enquanto a ex-primeira-dama permanece internada após o episódio de saúde.
Márcia sofreu o AVC na noite de domingo e precisou passar por uma cirurgia de emergência em um hospital particular de Cuiabá. Segundo Emanuel Pinheiro, o estado de saúde da esposa é considerado delicado e exige cuidados. A família acompanha a internação e aguarda a evolução do quadro.
“Estamos ao lado dela, acompanhando cada momento e confiando no trabalho da equipe médica que está cuidando da Márcia”, afirmou o ex-prefeito.
Márcia Pinheiro foi primeira-dama de Cuiabá entre 2017 e 2024, período em que Emanuel esteve à frente do Palácio Alencastro. Advogada, ela também ingressou diretamente na disputa eleitoral em 2022, quando concorreu ao Governo de Mato Grosso e recebeu 267.172 votos, o equivalente a 16,41% dos votos válidos.
A manifestação da Prefeitura reforça o tom institucional diante do quadro de saúde da ex-primeira-dama, deixando as divergências políticas em segundo plano neste momento.
-
POLICIAL4 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO4 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
MATO GROSSO3 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
POLÍTICA MT5 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
