POLÍTICA MT
Wilson Santos e Alckmin trocam impressões sobre ferrovia e agroindústria durante inauguração de terminal ferroviário
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, neste sábado (20), da inauguração do primeiro terminal da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, em Dom Aquino, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Em meio ao ato oficial, eles tiveram a oportunidade de trocar informações sobre o potencial logístico de Mato Grosso, a expansão do modal ferroviário no país e os impactos positivos da agroindustrialização, com destaque para a cadeia do milho e a produção de etanol.
A entrega do terminal marca o início da operação do primeiro trecho da ferrovia estadual, com 162 quilômetros de extensão e capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas por ano. O empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção mato-grossense e para a consolidação de um novo corredor logístico no estado, com reflexos diretos na competitividade do agronegócio, na atração de investimentos e no fortalecimento da industrialização regional.
Wilson Santos e Geraldo Alckmin conversaram sobre a importância da ferrovia para Mato Grosso e sobre as perspectivas de expansão da malha ferroviária brasileira, pauta tratada pelo vice-presidente como uma das prioridades do governo federal para ampliar a eficiência da matriz de transporte nacional.
Ao comentar a obra, o vice-presidente da República destacou que a ferrovia mato-grossense integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento do transporte sobre trilhos no país. “É uma alegria estar com o Wilson, amigo muito querido. E realmente, boa notícia. São 162 quilômetros de ferrovia. Aqui é a ferrovia de Mato Grosso e ela deve continuar chegando até Lucas do Rio Verde. A meta do governo federal hoje, o transporte ferroviário representa 20% na matriz de transporte. A meta, conforme Alckmin, é chegar a 35%.
O vice-presidente também relatou informações sobre os investimentos realizados na ferrovia estadual e as medidas em estudo para ampliar o financiamento do setor ferroviário. Conforme ele, dos R$ 5 bilhões de investimento privado aplicados na obra, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já participou com R$ 2 bilhões, enquanto a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aportou R$ 500 milhões.
Alckmin ainda anunciou que o governo federal trabalha na criação de uma nova linha de crédito voltada exclusivamente para ferrovias, com prazo de até 40 anos, além de buscar a inclusão de trilhos e outros itens do setor no Fundo Clima, o que poderá reduzir o custo do capital e incentivar a expansão da infraestrutura ferroviária no Brasil.
Produção – Outro ponto abordado na conversa com Wilson Santos foi o avanço do etanol de milho, segmento que vem ganhando força em Mato Grosso e foi citado por Alckmin como uma frente importante para agregar valor à produção agrícola do estado. O vice-presidente destacou que o governo federal elevou o percentual de etanol anidro na gasolina de 27,5% para 30% e, agora, para 32%, medida que, segundo ele, beneficia o consumidor, reduz a emissão de poluentes e fortalece a agroindústria nacional.
“Uma parte do milho vai hoje para produzir etanol. Então, você produz o etanol para o combustível e o DDG (grãos secos de destilaria) para ração animal, para porco, galinha e boi. O etanol está mais barato, é uma energia limpa, renovável, verde, e isso fortalece a agroindústria, o emprego, a renda e o produtor”, pontuou o vice-presidente.
Para Wilson Santos, as sinalizações apresentadas por Alckmin mostram a vocação econômica de Mato Grosso e a necessidade do estado avançar não apenas no escoamento da produção, mas também no processamento da matéria-prima e na agregação de valor dentro do próprio território. Ele que defende a expansão ferroviária e as melhorias da infraestrutura logística mato-grossense, avalia que a inauguração do terminal de Dom Aquino simboliza um passo importante para a integração entre produção, transporte e industrialização.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Wellington Fagundes recepciona Flávio Bolsonaro em Cuiabá durante a 29ª Marcha para Jesus
Pré -candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes, recepcionou neste sábado (20) o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, que desembarcou em Cuiabá para participar da 29ª edição da Marcha para Jesus, um dos maiores eventos cristãos do Estado. A programação reuniu milhares de fiéis em uma grande manifestação de fé, esperança e união das famílias mato-grossenses.
Após a chegada ao Aeroporto, Flávio Bolsonaro seguiu ao lado de Wellington Fagundes para a concentração da Marcha, realizada na região do Porto, de onde os participantes caminharam até a Arena Pantanal em um grande ato de louvor e adoração.
Durante conversa com Wellington, Flávio Bolsonaro destacou a importância de levar uma mensagem de esperança à população brasileira.
“Eu vim a Mato Grosso para trazer uma mensagem de fé e esperança. O Brasil tem futuro. Muita gente tem sofrido em nosso país com o aumento da violência, a alta carga de impostos e a perseguição que muitos brasileiros enfrentam. Mas nós estamos aqui para levar uma palavra de esperança, de fé e de confiança em dias melhores para o nosso povo”, afirmou Flávio Bolsonaro.
Wellington Fagundes ressaltou o significado da Marcha para Jesus para as famílias brasileiras e mato-grossenses, além da importância dos valores cristãos na construção de uma sociedade mais justa.
“Já estamos aqui em Cuiabá, na região do Porto, realizando essa grande concentração de fé. Acima de tudo é Deus, é a família e é fazer com que Mato Grosso seja, a cada dia, um Estado de mais justiça social, um Estado que olha para aquele que mais precisa. É essa mensagem de união, solidariedade e esperança que queremos fortalecer hoje”, destacou Wellington.
O evento também contou com a presença de importantes lideranças do Partido Liberal em Mato Grosso, entre elas a deputada federal Coronel Fernanda, o pré-candidato ao Senado Federal Zé Medeiros, o coronel Assis e o vereador por Cuiabá Rafael Ranalli, que acompanharam a mobilização e participaram da programação ao lado de Wellington Fagundes e Flávio Bolsonaro.
A 29ª Marcha para Jesus é organizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos Cristãos de Mato Grosso (COMEC) e integra o calendário de grandes eventos religiosos da capital. Neste ano, a edição ganhou ainda mais destaque nacional com a presença de Flávio Bolsonaro e do apóstolo Estevam Hernandes, fundador internacional da Marcha para Jesus. A programação contou com apresentações de artistas gospel nacionais e regionais, além de momentos de oração e celebração cristã.
Ao longo do percurso entre a Orla do Porto e a Arena Pantanal, milhares de pessoas caminharam em clima de celebração, entoando cânticos e mensagens de fé, transformando as ruas da capital em um grande testemunho público da força do movimento cristão em Mato Grosso.
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
CULINÁRIA5 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES4 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo

