Sinop
Prefeitura de Sinop leva atendimentos do Saúde no Seu Bairro ao Jardim Violetas
Foram ofertados exames de retinografia, triagem de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC), testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de preventivo, inserção de implanon, vacinação humana e antirrábica, atendimento odontológico e avaliação de hanseníase. Consultas gine cológicas e pediatria e orientaçlões relacionadas à saúde mental, fisioterapia, auriculoterapia e reiki.
Serviços como testeda orelinha, orientações multiprofissionais, atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), planejamento familiar, exposições de grupos e oficinais, suporte para esclarecimentos relacionados à exames, cirurgias e processos de regulação, bem como atendimentos relacionados ao programa do Bolsa Família, foram ofertados ao público geral.
O prefeito Roberto Dorner esteve na escola e acompanhou a execução dos serviços. Ele considera o trabalho de suma iportância para facilitar o acesso da população ao serviços básicos oferecidos pela rede municipal e aumentar a cobertura da cidade com serviços da Atenção Primária em Saúde.
“Essa ação hoje está em todo o município, em vários pontos da cidade. É uma ação importantíssima, que reúne a população dentro de um grande trabalho com vários setores que estão sendo oferecidos aqui, como a saúde, a educação e tantos outros serviços. É gratificante para gente saber que a população está vindo nesse dia pra usufruir dos trabalhos que a prefeitura oferece”, disse ele.
O Saúde no Seu Bairro é um programa que aproxima a Prefeitura da população e quebra a descentralização dos atendimentos, transferindo, momentaneamente, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para um ponto estratégico e de fácil acesso à população, como é o caso de uma unidade escolar.
A estratégia humaniza os atendimentos da saúde e garante a cobertura dos serviços públicos à população, principalmente, as mais carentes. “É humanização no atendimento, é trazer o serviço para perto da população, não esperar a população vir até nós, mas irmos até ela. Hoje tem vacinação, tem atendimento psicológico, tem Caps, enfim, todos os atendimentos aqui na Escola Rodrigo Damasceno”, explicou Érico Stevan, secretário de Saúde.
A moradora do Residencial Daury Riva, Maiza Lima, foi uma das centenas de pessoas que compareceram ao evento e aproveitou para atualizar a carteira de vacinação. Ela esclarece que sempre mantém os imunizantes em dia, tanto dela como da filha, para coibir contrair doenças preveníveis. “É importante, principalmente diante desse cenário que estamos vivendo com casos de meningite. A minha filha está com todas as vacinas em dia, está faltando apenas a Meningo B, que já vou providenciar. É fundamental se vacinar, porque é uma doença que pode evoluir muito rápido e levar à morte. Por isso, é importante fazer tanto a Meningo B quanto as outras, como a ACWY”, disse ela.
Maiza ainda orienta a população, em geral, mostrando a importância de manter a cardeneta de vacinação em dia. “A vacinação é essencial, especialmente para crianças e idosos, mas todos nós precisamos nos cuidar, porque é um quadro que pode se agravar rapidamente. O melhor caminho é a prevenção, mantendo sempre a carteira de vacinação atualizada. A da minha filha, está 100%, não tem nenhuma para tomar hoje, graças a Deus. Mas, sempre que precisar, estaremos por aqui”, incentivou ela.
Segundo registro da Secretaria de Saúde, 140 pessoas compareceram à ação e 215 doses de diversos imunizantes foram aplicados.
A vereadora Sandra Donato parabenizou a ação e considerou essencial para a população. “Em nome da Câmara de Vereadores quero parabenizar a Prefeitura como um todo. Nosso secretário Érico tem feito um excelente trabalho, um trabalho que tem evidenciado a saúde em Sinop. Esse atendimento à população maqui, ele faz toda a diferença”, disse ela.
O deputado estadual , Diego Guimarães, também acompanhou os trabalhos desenvolvido na escola e disse que o Saúde no Seu Bairro é um exemplo, uma referência, a ser seguido pelos demais municípios do estado de Mato Grosso.
“Esse exemplo de Sinop tem se tornado referência em todo o Estado. Fiz questão de estar presente nesta terceira edição para conhecer de perto, porque temos ouvido o quanto o Saúde no Bairro tem sido gratificante para a população. Aqui, vemos servidores e voluntários empenhados, além da participação ativa da comunidade, o que mostra a força dessa iniciativa. É um exemplo que precisa ser seguido em todo o Mato Grosso, especialmente por municípios que ainda enfrentam dificuldades para levar a saúde básica e a vacinação até a ponta”, disse ele.
O parlamentar considera importante a ação para população e comprometeu levar a ação para Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT).”Trata-se de uma ação importante, que aproxima os serviços da população. Inclusive, levarei essa experiência para a Assembleia, indicando aos prefeitos — principalmente de cidades maiores — a adoção de programas semelhantes”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.
O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.
A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.
Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.
Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.
Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.
Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.
A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica

