VÁRZEA GRANDE MT

Radares voltam a operar com foco na segurança e começam fase educativa em Várzea Grande

Os radares de velocidade instalados em importantes vias de Várzea Grande devem voltar a operar já na próxima semana, como parte de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para reforçar a segurança no trânsito. A ação foi definida após levantamento técnico que identificou aumento no número de acidentes em pontos estratégicos da cidade, além de atender a uma determinação do Ministério Público.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, durante entrevista concedida nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal.

De acordo com o secretário, os equipamentos já estão implantados e passam pelos ajustes finais de sinalização. A ativação inicial terá caráter educativo, com duração de 30 dias, período em que não haverá aplicação de multas.

“Os equipamentos já estão implantados e na fase final de sinalização. Provavelmente, na próxima semana entram em operação com aquele prazo educativo de 30 dias. Nesse período não haverá multa, é uma fase de orientação. Após isso, passam a funcionar de forma efetiva”, explicou.

A instalação dos radares integra uma estratégia da gestão municipal, por meio da Mobilidade Urbana, para reduzir acidentes e organizar o fluxo em vias com grande circulação. Os pontos foram definidos com base em estudos técnicos que apontaram maior risco, especialmente após o crescimento no registro de ocorrências.

Leia Também:  Mauro Mendes e Kalil Baracat assinam convênio de mais de R$ 20 milhões

Os equipamentos foram distribuídos em locais de intenso tráfego, principalmente nos corredores que ligam Várzea Grande a Cuiabá. Na Avenida da FEB, por exemplo, há radares nos dois sentidos da via: para quem segue em direção à ponte Júlio Müller, os dispositivos estão posicionados próximos à região da Boi Bom e antes do Posto Concórdia. No sentido contrário, estão instalados nas proximidades da Havan e também na Avenida João Ponce de Arruda.

Além da FEB, a fiscalização eletrônica também será intensificada na Avenida João Ponce de Arruda e na rodovia Mário Andreazza — trechos com histórico de acidentes e excesso de velocidade. Ao todo, serão cinco pontos de monitoramento, todos com limite de 60 km/h.

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, a medida atende tanto a critérios técnicos quanto a uma demanda da população por mais segurança nas vias.

“A implantação desses equipamentos é resultado de estudos técnicos, do aumento de acidentes e também da escuta da população, além de atender a uma determinação do Ministério Público. Nosso objetivo é preservar vidas, reduzir ocorrências e organizar melhor o fluxo”, afirmou.

Outro trecho que passa a contar com fiscalização é a rodovia Mário Andreazza, especialmente nas proximidades do posto Papito e no sentido Cuiabá, locais conhecidos pelo registro frequente de excesso de velocidade.

A Secretaria reforça que todos os radares estarão devidamente sinalizados, garantindo transparência e orientação aos condutores. A medida faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura para tornar o trânsito mais seguro, reduzindo riscos sem comprometer a mobilidade urbana.

Leia Também:  Rogério de França Martins é nomeado diretor-presidente do DAE-VG

“Estamos atendendo uma necessidade real da cidade. Houve aumento no número de acidentes e, diante disso, adotamos medidas concretas, inclusive atendendo à recomendação do Ministério Público. A intenção é reduzir a velocidade e preservar vidas”, completou Gerson Scarton.

PONTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA:
• Av. da FEB (próximo à Ponte Nova – sentido bairro)
• Av. da FEB (bairro Manga – sentido centro)
• Av. da FEB (região do Manga – sentido bairro/centro)
• Av. João Ponce de Arruda (sentido Aeroporto)
• Rodovia Mário Andreazza (sentido Rodovia da Guarita)

Durante o período educativo, a orientação é que os motoristas já se adaptem aos limites de velocidade e redobrem a atenção. A Prefeitura reforça que a iniciativa tem caráter preventivo e surge como resposta direta ao aumento de acidentes, aliando fiscalização, conscientização e cumprimento das determinações legais para garantir mais segurança no trânsito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.

As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.

Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.

As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.

Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):

  • Avenida da FEB
  • Bairro Chapeu do Sol
  • Bairro Cristo Rei (região central)
  • Bairro Figueirinha
  • Bairro Flor do Ipê
  • Bairro Jardim dos Estados
  • Bairro Ouro Verde
  • Bairro Panorama
  • Bairro Vila Rica
  • Orla da Alameda
  • Parque Tanque do Fancho

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA