VÁRZEA GRANDE MT
Radares voltam a operar com foco na segurança e começam fase educativa em Várzea Grande
Os radares de velocidade instalados em importantes vias de Várzea Grande devem voltar a operar já na próxima semana, como parte de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para reforçar a segurança no trânsito. A ação foi definida após levantamento técnico que identificou aumento no número de acidentes em pontos estratégicos da cidade, além de atender a uma determinação do Ministério Público.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, durante entrevista concedida nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal.
De acordo com o secretário, os equipamentos já estão implantados e passam pelos ajustes finais de sinalização. A ativação inicial terá caráter educativo, com duração de 30 dias, período em que não haverá aplicação de multas.
“Os equipamentos já estão implantados e na fase final de sinalização. Provavelmente, na próxima semana entram em operação com aquele prazo educativo de 30 dias. Nesse período não haverá multa, é uma fase de orientação. Após isso, passam a funcionar de forma efetiva”, explicou.
A instalação dos radares integra uma estratégia da gestão municipal, por meio da Mobilidade Urbana, para reduzir acidentes e organizar o fluxo em vias com grande circulação. Os pontos foram definidos com base em estudos técnicos que apontaram maior risco, especialmente após o crescimento no registro de ocorrências.
Os equipamentos foram distribuídos em locais de intenso tráfego, principalmente nos corredores que ligam Várzea Grande a Cuiabá. Na Avenida da FEB, por exemplo, há radares nos dois sentidos da via: para quem segue em direção à ponte Júlio Müller, os dispositivos estão posicionados próximos à região da Boi Bom e antes do Posto Concórdia. No sentido contrário, estão instalados nas proximidades da Havan e também na Avenida João Ponce de Arruda.
Além da FEB, a fiscalização eletrônica também será intensificada na Avenida João Ponce de Arruda e na rodovia Mário Andreazza — trechos com histórico de acidentes e excesso de velocidade. Ao todo, serão cinco pontos de monitoramento, todos com limite de 60 km/h.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, a medida atende tanto a critérios técnicos quanto a uma demanda da população por mais segurança nas vias.
“A implantação desses equipamentos é resultado de estudos técnicos, do aumento de acidentes e também da escuta da população, além de atender a uma determinação do Ministério Público. Nosso objetivo é preservar vidas, reduzir ocorrências e organizar melhor o fluxo”, afirmou.
Outro trecho que passa a contar com fiscalização é a rodovia Mário Andreazza, especialmente nas proximidades do posto Papito e no sentido Cuiabá, locais conhecidos pelo registro frequente de excesso de velocidade.
A Secretaria reforça que todos os radares estarão devidamente sinalizados, garantindo transparência e orientação aos condutores. A medida faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura para tornar o trânsito mais seguro, reduzindo riscos sem comprometer a mobilidade urbana.
“Estamos atendendo uma necessidade real da cidade. Houve aumento no número de acidentes e, diante disso, adotamos medidas concretas, inclusive atendendo à recomendação do Ministério Público. A intenção é reduzir a velocidade e preservar vidas”, completou Gerson Scarton.
PONTOS DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA:
• Av. da FEB (próximo à Ponte Nova – sentido bairro)
• Av. da FEB (bairro Manga – sentido centro)
• Av. da FEB (região do Manga – sentido bairro/centro)
• Av. João Ponce de Arruda (sentido Aeroporto)
• Rodovia Mário Andreazza (sentido Rodovia da Guarita)
Durante o período educativo, a orientação é que os motoristas já se adaptem aos limites de velocidade e redobrem a atenção. A Prefeitura reforça que a iniciativa tem caráter preventivo e surge como resposta direta ao aumento de acidentes, aliando fiscalização, conscientização e cumprimento das determinações legais para garantir mais segurança no trânsito.
Galeria de Fotos (4 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.
As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.
Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.
Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):
- Avenida da FEB
- Bairro Chapeu do Sol
- Bairro Cristo Rei (região central)
- Bairro Figueirinha
- Bairro Flor do Ipê
- Bairro Jardim dos Estados
- Bairro Ouro Verde
- Bairro Panorama
- Bairro Vila Rica
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA7 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT7 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
CUIABÁ7 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
