VÁRZEA GRANDE MT
Várzea Grande terá lei para atrair empresas ao primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso
O foco da legislação é criar um ambiente competitivo, com incentivos fiscais e estruturais capazes de atrair desde startups até grandes empresas de base tecnológica
Uma legislação que promete ser o principal motor de atração de empresas para o primeiro Parque Tecnológico do Estado de Mato Grosso, instalado em Várzea Grande, está em fase final de elaboração. A nova lei foi estruturada para incentivar diretamente a instalação de empresas interessadas em ocupar os 16 hectares do empreendimento, com inauguração prevista para maio.
A informação foi confirmada pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabiane Nagazawa, durante visita técnica realizada na tarde desta segunda-feira (30), na região do Chapéu do Sol, onde ocorreu reunião do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. O foco da legislação é criar um ambiente competitivo, com incentivos fiscais e estruturais capazes de atrair desde startups até grandes empresas de base tecnológica.
“A legislação está sendo finalizada para garantir atratividade às empresas que queiram se instalar no Parque Tecnológico. Estamos criando mecanismos com benefícios fiscais e condições facilitadas para que esses empreendimentos escolham Várzea Grande”, afirmou a secretária, que representou a legislação à prefeita Flávia Moretti.
O projeto prevê incentivos diretos, como vantagens tributárias e apoio operacional, com o objetivo de reduzir barreiras de entrada e acelerar a ocupação do parque, consolidando o espaço como polo de inovação.
Além da lei, o Município já entregou a infraestrutura externa do parque, com investimento de R$ 3,19 milhões. As obras de acesso foram a primeira ação efetiva de destravar projetos da atual gestão. O Município realizou a pavimentação de quase dois quilômetros de vias, drenagem, redes de água e esgoto, iluminação pública e sinalização, garantindo condições imediatas para a instalação de empresas.
Outro diferencial será a criação de um ponto permanente de atendimento dentro do parque, com consultoria em tecnologia e inovação para apoiar empresários e empreendedores no desenvolvimento de projetos e novos negócios.
Para o diretor-presidente do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, a legislação será decisiva para a ocupação da área. “Os 16 hectares já estão preparados. Com a lei, o município oferece segurança e incentivos claros, estimulando a instalação de novos negócios”, destacou.
Com investimento estadual de R$ 18,2 milhões, o parque foi planejado como um ecossistema integrado, reunindo empresas, centros de pesquisa e instituições como Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Federal de Mato Grosso e Universidade do Estado de Mato Grosso.
“A expectativa é que, impulsionado pela nova legislação, o parque atraia empresas nacionais e internacionais e gere cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos em até cinco anos, consolidando Várzea Grande como novo polo de inovação no Centro-Oeste”, pontua Rafael Bastos.
Galeria de Fotos (13 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeita determina força-tarefa para levar infraestrutura ao Residencial Neli Curvo após 14 anos de espera
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), reuniu, na tarde desta quinta-feira (02), secretários municipais, o deputado estadual Júlio Campos e representantes dos proprietários do Residencial Neli Curvo para definir ações que viabilizem a implantação da infraestrutura do loteamento e encerrem uma espera de 14 anos enfrentada por 70 famílias.
Os proprietários adquiriram lotes da extinta Construtora Aurora, que faliu antes de concluir o empreendimento. Desde então, as famílias enfrentaram uma disputa judicial envolvendo a Caixa Econômica Federal. Após um acordo, a responsabilidade pelo residencial foi transferida aos próprios proprietários, permitindo o avanço do processo de regularização.
Durante a reunião, Flávia Moretti determinou a criação de uma força-tarefa para iniciar a limpeza de todas as áreas públicas do loteamento, abrir e desobstruir o sistema viário, implantar a rede de energia elétrica e, na sequência, a rede de abastecimento de água, caso seja necessária. Ela ressaltou que a limpeza dos lotes particulares continuará sendo de responsabilidade dos proprietários.
“Chega de espera. Determinamos uma força-tarefa para iniciar as obras nas áreas públicas, sistemas viários e dar condições para que essas 70 famílias possam, enfim, realizar o sonho da casa própria”, afirmou a prefeita.
Também participaram do encontro representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável; Serviços Públicos; Viação, Obras e Urbanismo; Gestão Fazendária; e Defesa Civil.
Segundo a prefeita, todas as intervenções seguirão o projeto técnico que será apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O deputado Júlio Campos afirmou que, após a conclusão do projeto, pretende destinar emenda parlamentar para auxiliar na execução da infraestrutura do residencial, incluindo a pavimentação asfáltica.
Representante dos moradores, Flávia Cardoso destacou que a reunião simboliza um recomeço para as famílias. “Depois de 14 anos de batalha judicial, ver esse compromisso renova nossa esperança. O que queremos é apenas construir nossas casas e viver com dignidade”, declarou
Galeria de Fotos (9 fotos)
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
CUIABÁ2 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT4 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
