MATO GROSSO

CGE implanta sistema sustentável que reaproveita água da chuva e de ar-condicionado

Em referência ao Dia Mundial da Água, neste domingo (22.3), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) implantou duas cisternas para captação e armazenamento de recursos hídricos reaproveitados no prédio do órgão.

Cada reservatório tem capacidade de 5 mil litros, totalizando 10 mil litros com as duas unidades. A água captada será utilizada em serviços como limpeza de áreas externas, apoio aos banheiros, irrigação de jardins e outras demandas operacionais.

A iniciativa contribui para a redução do consumo de água tratada e incentiva o uso consciente dos recursos naturais no ambiente institucional.

Segundo o secretário adjunto Executivo e Ações Estratégicas da CGE, José Alves, a implantação das cisternas surgiu da necessidade de alinhar a gestão pública a práticas mais sustentáveis e eficientes. “A ideia partiu do compromisso da CGE com a sustentabilidade e com o uso responsável dos recursos públicos. Ao aproveitar a água da chuva e do ar-condicionado, reduzimos custos e damos um exemplo prático de consciência ambiental dentro da administração pública”, destacou.

A ação integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa que incentiva órgãos públicos a adotar práticas voltadas à sustentabilidade, à redução de desperdícios e ao uso racional dos recursos naturais.

Leia Também:  Detran orienta motoristas sobre condutas mais seguras no trânsito no Dia Nacional do Pedestre

Conscientização

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da água e para a necessidade de garantir sua disponibilidade para as atuais e futuras gerações.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio e evita perdas maiores em loja de conserto de eletrodomésticos

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na quarta-feira (17.6), um incêndio em um estabelecimento comercial localizado no bairro Jaime Seiti Fujii, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá).

A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada por volta das 13h45. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram o imóvel, que funcionava como uma empresa especializada em consertos de eletrodomésticos, atingido pelas chamas. Havia intensa emissão de fumaça tóxica provocada pela combustão de geladeiras, máquinas de lavar e outros equipamentos armazenados no estabelecimento.

Durante o combate, os militares conseguiram retirar e preservar parte dos eletrodomésticos que ainda não haviam sido atingidos pelas chamas, reduzindo os prejuízos materiais.

Para a extinção completa do incêndio e a realização do trabalho de rescaldo, foram utilizados cerca de 18 mil litros de água, com apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura Municipal.

Após o controle das chamas, foi constatado que a estrutura do prédio apresentava comprometimento significativo, com risco de desabamento. Como medida de segurança, a área foi isolada e posteriormente repassada à Defesa Civil do município para adoção das providências cabíveis.

Leia Também:  Programação de dezembro do Museu de História Natural tem yoga, oficinas de bola de natal e fotografia bordada

Apesar dos danos materiais, não houve registro de vítimas.

*Sob supervisão da SD Karine Miranda

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA