CUIABÁ

Defesa Civil de Cuiabá digitaliza vistorias e avança na modernização dos serviços

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Cuiabá deu um passo importante na modernização dos serviços públicos ao implantar um sistema de vistorias e fiscalizações totalmente digital. A iniciativa elimina o uso de formulários em papel e torna os atendimentos mais ágeis, eficientes e transparentes para a população.

Com a nova metodologia, os agentes realizam todo o processo diretamente pelo celular, ainda em campo. As informações coletadas, incluindo fotos, são enviadas em tempo real para um banco de dados central, permitindo que os relatórios sejam gerados automaticamente e encaminhados aos solicitantes por e-mail, com assinatura digital.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges, a mudança representa uma transformação estrutural no funcionamento do órgão. Ele destaca que a tecnologia vem sendo implementada desde o ano passado e segue em constante aperfeiçoamento. A meta é extinguir definitivamente o uso de papel. Além disso, a adoção de smartphones, em vez de tablets, foi uma escolha estratégica, já que os aparelhos são mais práticos e fazem parte da rotina dos servidores, o que facilita a adaptação e o uso em campo.

Leia Também:  Professores de Cuiabá se qualificam para ensino da escrita nas séries iniciais

A digitalização também traz ganhos diretos para a população, como a redução do tempo de resposta, maior segurança nas informações e facilidade no acesso aos documentos. O envio eletrônico dos laudos elimina deslocamentos e simplifica o acompanhamento das solicitações.

A iniciativa da Defesa Civil acompanha um movimento mais amplo de modernização da Prefeitura de Cuiabá, que tem investido em tecnologia para qualificar os serviços públicos. Recentemente, a Secretaria de Ordem Pública também implantou o auto de infração digital, substituindo processos manuais por registros eletrônicos com fotos georreferenciadas, aumentando a precisão e a transparência das fiscalizações.

Outras áreas da gestão municipal seguem a mesma linha, como a saúde, que passou a adotar sistemas integrados para agilizar atendimentos e melhorar o controle de informações, e a área administrativa, com a implantação de plataformas digitais que reduzem a burocracia e aceleram processos.

Apesar dos avanços, a Defesa Civil reconhece que o sistema ainda passa por ajustes pontuais, comuns em iniciativas inovadoras. A expectativa, no entanto, é de que a ferramenta seja continuamente aprimorada, consolidando um novo padrão de atendimento mais moderno, eficiente e alinhado às necessidades da população.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito entrega 10 caminhões para limpeza e lança programa de manutenção de praças e parques

Com a digitalização das vistorias, Cuiabá reforça o compromisso com a inovação na gestão pública, apostando na tecnologia como aliada para oferecer serviços mais rápidos, econômicos e acessíveis ao cidadão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação remove cabos irregulares neste domingo na avenida Comandante Costa

A Operação Telefone Sem Fio será realizada neste domingo (7), a partir das 8h, na avenida Comandante Costa, em Cuiabá, com o objetivo de remover cabos irregulares, clandestinos e em desuso instalados nos postes da via pública. A ação integra o Programa Municipal de Ordenamento da Fiação Aérea e é coordenada pela Energisa Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Ordem Pública (Sorp), Procon e Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

Desde o início do plano conjunto para retirada de fios abandonados, em outubro de 2025, já foram executadas quatro etapas da operação, resultando na remoção de mais de nove toneladas de cabos irregulares em diferentes regiões da capital. As ações anteriores contemplaram a Avenida das Palmeiras, no bairro Recanto dos Pássaros, a Avenida Isaac Póvoas, na região central, a Avenida dos Trabalhadores e a avenida Carmindo de Campos.

A Energisa, responsável pela gestão da infraestrutura dos postes, mantém um trabalho contínuo de fiscalização e retirada de cabos clandestinos. Antes de cada operação, a concessionária notifica as empresas de telecomunicações para que realizem as adequações necessárias e regularizem possíveis irregularidades identificadas na rede aérea.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito entrega 10 caminhões para limpeza e lança programa de manutenção de praças e parques

Durante a ação deste domingo, o Procon Municipal estará disponível para atender consumidores que eventualmente fiquem sem os serviços de telefonia em decorrência da retirada dos cabos. O atendimento poderá ser solicitado pelo WhatsApp (65) 3324-9680.

A população também pode contribuir com denúncias de irregularidades. A Energisa recebe registros relacionados à rede elétrica pelo site energisa.com.br, pelo aplicativo Energisa On, pelo telefone 0800 6464 196 e pelo WhatsApp (65) 99999-7974. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública disponibiliza o Portal Sorp, acessível pelo site sorp.cuiaba.mt.gov.br, para denúncias de emaranhados de fios e outras situações irregulares envolvendo a fiação urbana.

A fiscalização foi intensificada após a aprovação da Lei Complementar nº 599/2026 pela Câmara Municipal de Cuiabá. A legislação endureceu as regras para ocupação dos postes e ampliou o uso de tecnologias de monitoramento para combater o abandono de cabos. A medida teve origem nos trabalhos da CPI dos Cabos e Fios Abandonados, presidida pelo vereador Eduardo Magalhães.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA