MATO GROSSO
Instituto Ciranda abre 200 vagas para modalidades de ensino de música com patrocínio da Secel
Com mais de 20 modalidades de ensino que abrangem instrumentos de orquestra, canto coral e musicalização, o Instituto Ciranda – Música e Cidadania está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo 2026. São 200 novas vagas em três polos educacionais: Cuiabá, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães. Os interessados podem se inscrever até 8 de fevereiro no site da instituição. As entrevistas presenciais estão marcadas para ocorrer entre os dias 10 e 14 deste mês. A divulgação dos resultados está programada para o dia 18 e o período de matrículas ocorre entre 19 e 20.
As aulas iniciam em 23 de fevereiro. Em Cuiabá, as inscrições estão abertas no Centro Histórico, na Casa de Bem-Bem para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, clarone, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização.
Em Rondonópolis, as vagas são para violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba, percussão, musicalização e coral. Em Chapada dos Guimarães, as inscrições podem ser feitas para aprender a tocar violino.
Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 850 crianças, adolescentes e jovens de classes sociais distintas, em cinco polos educacionais – Cuiabá, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, comunidade rural de João Carro, próxima ao distrito da Água Fria, de Chapada, e Poconé. Com atividades focadas na escola social de música e método próprio de ensino, instituição desenvolve atividades sociais desde 2003.
“A cultura é um poderoso instrumento de formação e de transformação social, fonte de renda e potente aliada do poder público na promoção da cidadania, e o Instituto Ciranda vem cumprindo muito bem esse papel ao longo dessas mais de duas décadas de atividades. Não por acaso é uma das mais importantes instituições sociais de ensino musical do Brasil, motivo de orgulho para todo o povo mato-grossense”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura.
Como resultado artístico, o Instituto Ciranda mantém sua própria orquestra sinfônica em plena atividade, com temporadas definidas e propósito na democratização do acesso à música de concerto. As temporadas artísticas formam novas plateias, profissionalizam músicos instrumentistas, e geram emprego e renda.
“Desde muito cedo, além das aulas de instrumentos, os alunos são envolvidos em práticas musicais coletivas nas orquestras Cirandadinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo. Isso cria todo um movimento consciente rumo às novas etapas e desafios inerentes ao processo de desenvolvimento musical”, destaca o presidente do Instituto, maestro Murilo Alves.
Sob o prisma técnico, com aulas de instrumento e atuação por meio das práticas musicais coletivas, desde a criação o Instituto Ciranda vem conseguindo inserir jovens no mercado de trabalho. “Num amplo processo de multiplicação, parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto Ciranda, hoje, ensina para novas gerações de músicos, dando continuidade a um processo necessário de acesso à cultura e a arte com consolidado desdobramento em desenvolvimento humano pleno e importante legado cultural”, frisa o presidente.
A Temporada 2026 do Instituto Ciranda é realizada pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei de Incentivo a Projetos Culturais, patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT, Bom Futuro, Ruhling Contabilidade, Sicoob e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão.
Serviço
- Inscrições: até 08 de fevereiro
- Divulgação do cronograma de entrevistas: 09 de fevereiro
- Entrevistas presenciais: 10 a 14 de fevereiro
- Divulgação dos selecionados: 18 de fevereiro
- Período de matrículas: 19 e 20 de fevereiro
- Início do ano letivo: 23 de fevereiro
Outras informações podem ser obtidas em Cuiabá e Chapada pelo telefone (65) 99213-5964 e, em Rondonópolis, pelo número (66) 99698-2133.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Bombeiros combatem princípio de incêndio em Feira Municipal de Juína
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na madrugada deste domingo (14.6), um princípio de incêndio na Feira Municipal de Juína (a 745 km de Cuiabá).
A 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) foi acionada por volta das 3h30 para atender a ocorrência.
Os bombeiros encontraram o incêndio ainda em estágio inicial e constataram que o fogo estava concentrado nos padrões de energia elétrica utilizados pelos feirantes.
Os militares realizaram o combate direto ao incêndio e o isolamento da área para garantir a segurança de pessoas que transitavam pelo local e dos próprios feirantes que já começavam a chegar para a feira de domingo.
A rápida atuação da equipe da 14ª CIBM garantiu a contenção do fogo e evitou que as chamas se propagassem pelas estruturas do barracão.
Não houve registro de vítimas.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPrêmio de Jornalismo destaca papel da Assembleia na promoção da cidadania
-
POLÍTICA MT3 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
SAÚDE6 dias atrásPrimeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental avança no país. Ministério da Saúde reforça importância da participação da população
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente estratégia atual de vacinação do Butantan contra dengue
-
SAÚDE4 dias atrásCom investimento de R$ 100 milhões do Ministério da Saúde, estudo brasileiro para tratamento de cânceres do sangue alcança 87,5% de eficácia

