MATO GROSSO

Governo de MT anuncia R$ 85 milhões para Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Araguaiana e Torixoréu

O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta quinta-feira (22.1), investimentos de mais R$ 85 milhões para os municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Araguaiana e Torixoréu. Os recursos vão ser aplicados, principalmente, em educação e infraestrutura.

“O governo não investe apenas em infraestrutura, mas também no social e na qualidade de vida das pessoas, inclusive dos indígenas, com ações sociais, saúde e segurança”, afirmou o prefeito Dr. Adilson Gonçalves.

Nos últimos sete anos, Barra do Garças recebeu R$ 671 milhões em investimentos do Governo do Estado.

Adilson também destacou os investimentos na educação para Barra do Garças, com a construção de uma nova escola estadual com quadra poliesportiva e piscina, que vai atender mais de mil alunos, além de uma nova creche para o município. “O Governo de Mato Grosso tem sido um grande parceiro. A escola e a creche vão fazer uma diferença grande para as nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito. Juntas, as duas unidades educacionais vão receber mais de R$ 23,2 milhões em recursos estaduais.

“É uma alegria grande perceber esse ânimo novo no Araguaia. As cidades da região tinham um sentimento real e verdadeiro de abandono e, hoje, vivem já há alguns anos uma onda de prosperidade. Depois de sete anos, de ver tudo o que nós enfrentamos, conseguimos mudar a realidade, impulsionar o crescimento e tornar Mato Grosso um Estado melhor para se viver”, afirmou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.

O vice-governador Otaviano Pivetta reafirmou o compromisso do governo em continuar a investir nos municípios do Araguaia e manter seu crescimento.

“Nós consertamos as contas públicas e, com isso, quero reafirmar o compromisso do governo de continuar no rumo da capacidade de investimento com Barra do Garças e com toda a região do Araguaia”, reforçou.

Em Barra do Garças, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta também autorizaram a construção de quatro quadras poliesportivas nas Escolas Estaduais Indígenas Hambe, Jucelino Tseremaa, Mario Juruna e Ulisses Guimarães. Cada uma vai receber R$ 1,4 milhão, totalizando R$ 4,3 milhões em investimentos estaduais.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem flagrado com plantação de maconha na zona rural de Alto Araguaia

“Mato Grosso é o Estado que mais investe no Brasil. Investimos cerca de 20% do que arrecadamos, enquanto a média nacional não passa de 7%. Não há nenhum outro que invista mais ou que devolva dessa forma o dinheiro arrecadado do cidadão. Ao longo dos últimos sete anos, foram investimentos importantes para resolver problemas históricos. Sem dúvida, o Araguaia é uma das regiões mais prósperas de Mato Grosso”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

O deputado estadual Dr. Eugênio, que tem o Araguaia como base eleitoral, citou que 33% dos investimentos do governo estadual estão na região.

“Não há um dos 34 municípios do Araguaia que não tenha a mão do governo. O Estado propôs mudar a realidade triste da nossa região, que era invisível e recebia migalhas. Hoje, tudo o que se faz de investimento tem recurso do Estado, que tem preenchido tantos vazios na saúde, na habitação e na infraestrutura. Isso é sinal do olhar diferenciado da atual gestão”, avaliou.

Além dos investimentos na educação, o Governo de Mato Grosso também autorizou investimentos de R$ 16,4 milhões para asfalto novo em ruas e avenidas de Barra do Garças.

“Hoje, o mato-grossense tem oportunidade de ter escola, estrada, hospital, asfalto e pontes. Não podíamos imaginar que isso pudesse acontecer. É muito bom a gente participar de um governo assim”, destacou a suplente ao Senado, Margareth Buzetti.

Agenda em Pontal do Araguaia

Antes da agenda em Barra do Garças, o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes e o vice Otaviano Pivetta visitaram obras que recebem recursos do Governo de Mato Grosso. O município já recebeu R$ 203,3 milhões em investimentos nos últimos sete anos.

Uma das obras vistoriadas é a construção de casas pelo programa SER Família Habitação, que concede subsídio de até R$ 35 mil para famílias aplicarem na entrada da casa própria, além do asfalto novo da Avenida Universitária. O investimento neste último é de R$ 2,9 milhões.

Para Pontal do Araguaia, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta também anunciaram novos investimentos, como a construção da quadra poliesportiva na Escola Estadual São Miguel, no valor de R$ 1,3 milhão.

Leia Também:  Setasc divulga os sorteados para o Camarote dos Autistas no jogo entre Cuiabá e Coritiba neste domingo (12)

Também foi autorizado o asfalto novo de ruas e avenidas do bairro Nova Esperança, no valor de R$ 4,6 milhões em recursos estaduais, além de uma ponte de concreto sobre o córrego Piau, com investimento de R$ 3 milhões.

“A atual gestão foi responsável no gasto com o recurso público e nunca deixou de lado nenhum canto desse Estado. Aqui era o Vale dos Esquecidos, mas o governo transformou essa realidade. Não tem um segmento desse Estado que não tenha crescido. Entra para a história como a maior gestão da história de Mato Grosso”, afirmou o deputado estadual Beto Dois a Um.

Mais investimentos para outros municípios do Araguaia

Em Barra do Garças, o governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta também autorizaram repasses de recursos para os municípios de Araguaiana, Torixoréu e Ribeirãozinho.

Para Araguaiana, foram autorizados repasses para a construção da nova sede da escola municipal Laura Vicuna, no valor de R$ 8,3 milhões.

Os moradores de Torixoréu vão receber R$ 3,5 milhões em recuperação de asfalto. Quem mora no bairro Ipanema vai ter as ruas asfaltadas com recursos de R$ 1,4 milhão do governo. Para o município, também foi autorizada a construção de uma escola estadual, que vai receber R$ 9,7 milhões do Estado.

Já para Ribeirãozinho, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta autorizaram a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água e de um centro poliesportivo. Os investimentos estaduais somam R$ 7 milhões.

Dispositivo

Participaram da solenidade em Barra do Garças o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, e o deputado estadual Nininho; o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM Cesar Roveri, além de prefeitos do Araguaia e autoridades locais.

Nesta sexta-feira (23.1), Mauro Mendes, Virginia Mendes e Otaviano Pivetta continuam em comitiva, pelo segundo dia, para cumprir agenda nos municípios de Água Boa, Nova Xavantina e Campinápolis, com mais anúncios de investimentos e entregas.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Sedec apresenta as potencialidades de investimentos de Mato Grosso em congresso estadual para empresários

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  MT receberá comitiva chinesa em novembro e negocia evento internacional em Cuiabá

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA