CUIABÁ
Leis sancionadas levam mais cultura, saúde e cidadania aos bairros de Cuiabá
O prefeito Abilio Brunini sancionou um conjunto de leis de autoria da vereadora Baixinha Giraldelli que reforça a produção legislativa da Câmara Municipal e amplia o Calendário Oficial de Datas e Eventos de Cuiabá com iniciativas voltadas à saúde, à segurança alimentar, à cultura popular e à valorização de comunidades e bairros da capital, especialmente o Pedra 90 e o Distrito de Aguaçu.
As novas normas incluem desde a criação do Dia da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, celebrado em 29 de setembro, até a instituição de eventos tradicionais e populares como o Carnaval do Bairro Pedra 90, a Festa de Ano Novo Popular do mesmo bairro, o Dia das Crianças do Pedra 90, além da tradicional Festa de São Benedito da Comunidade do Machado, na zona rural, e a Semana Municipal de Conscientização das Doenças da Tireoide. Juntas, as leis ampliam o reconhecimento oficial de datas comemorativas, históricas, culturais e de interesse social, conectando o Poder Público às demandas reais das comunidades cuiabanas.
Ao sancionar os projetos, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância do trabalho legislativo e o papel dos vereadores na construção de políticas públicas que dialogam com a população. “A produção da Câmara Municipal é fundamental para que o Executivo consiga chegar mais perto das pessoas. A vereadora Baixinha tem uma sensibilidade muito grande para datas comemorativas, históricas e para as necessidades dos bairros e comunidades de Cuiabá. São leis que valorizam a cultura, a saúde, a dignidade e a identidade dos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito.
As leis sancionadas contemplam tanto a área urbana quanto a zona rural. A Festa de São Benedito da Comunidade do Machado, no Distrito de Aguaçu, passa a integrar oficialmente o calendário municipal, garantindo reconhecimento e apoio a uma manifestação cultural e religiosa que atravessa gerações. No mesmo sentido, o Carnaval Popular, o Ano Novo Popular e o Dia das Crianças do Bairro Pedra 90 fortalecem a descentralização das atividades culturais, promovendo lazer, inclusão social e desenvolvimento econômico local em uma das regiões mais populosas da capital.
Na área social e de saúde, a Semana Municipal de Conscientização das Doenças da Tireoide cria um espaço permanente de informação, prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce, enquanto o Dia da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar estabelece diretrizes para campanhas educativas, parcerias e ações que combatem o desperdício e promovem a segurança alimentar, alinhando Cuiabá a políticas nacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com a sanção dessas leis, a Prefeitura de Cuiabá reconhece oficialmente pautas que nascem no Legislativo e ganham vida nas comunidades, fortalecendo o vínculo entre a produção parlamentar e as políticas públicas executadas no dia a dia da cidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Simininas conhecem mini animais e aprendem sobre melhoramento genético durante visita à 58ª Expoagro
Meninas atendidas pelo Programa Siminina nas unidades dos bairros Santa Isabel, Jardim Vitória e Jardim Leblon participam nesta semana de uma visita ao Circuito ConectZooAgro, realizado durante a 58ª Expoagro, em Cuiabá. Nesta semana, as participantes conhecem o espaço, que oferece experiências voltadas ao agronegócio. Nesta quinta-feira (15), foi a vez de 25 meninas da unidade Santa Isabel.
Durante o passeio, as meninas conheceram animais como búfalos, mini caprinos, mini horses e o mini cavalo Saturno, um dos destaques da exposição. Além do contato direto com os animais, elas aprenderam sobre melhoramento genético e como o cruzamento entre animais de menor porte possibilita a obtenção de exemplares com dimensões reduzidas.
A programação também incluiu orientações sobre o cultivo de hortaliças. Cada participante recebeu uma muda de alface para levar para casa, incentivando o contato com a produção de alimentos.
A pequena Valentina contou que ficou encantada com os animais de pequeno porte e destacou o aprendizado adquirido durante a visita. “Aprendi que tem que tirar o leite da vaca todos os dias e que tudo vem dela. Também aprendi que os animais ficam pequenos por causa da genética. Gostei muito e quero voltar outras vezes.”
A coordenadora do Circuito ConectZooAgro, Emmanuelle Oliveira, explicou que o projeto busca aproximar as crianças do universo do agronegócio de forma lúdica e educativa. “O ConectZooAgro promove essa integração entre as crianças e o mundo da zootecnia, da medicina veterinária e da produção de alimentos. Muitas crianças não sabem de onde vem o leite ou como os alimentos são produzidos. Aqui mostramos a ordenha, a criação dos animais e o cultivo de hortaliças, permitindo que elas compreendam todo esse processo de maneira prática”, afirmou.
Ela também explicou às meninas como ocorre o processo de seleção genética dos animais de pequeno porte. “Os animais da mini fazenda são resultado do cruzamento genético entre exemplares cada vez menores. Esse trabalho é realizado ao longo das gerações para que eles mantenham essas características”, destacou.
Para a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, a participação na Expoagro representa muito mais do que um momento de lazer. “Trazer as meninas do programa para a Expoagro é proporcionar uma experiência que vai além de um passeio. Muitas vivem em áreas urbanas e nunca tiveram contato com esses animais. É uma verdadeira aula prática que contribui para a formação cidadã, amplia horizontes e mostra que o aprendizado acontece em todos os lugares”, ressaltou.
As próximas visitas à programação da Expoagro acontecerão na sexta-feira (17), com a participação das meninas da unidade Jardim Vitória. Já as meninas da unidade Jardim Leblon participarão no sábado (18). Ambas as visitas ocorrerão no período vespertino.
Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, o Programa Siminina tem como madrinha a primeira dama de Cuiabá, Samantha Iris. Atualmente, a iniciativa atende 1.402 meninas, com idades entre 6 e 14 anos, em 18 unidades distribuídas pela capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
Sinop3 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
POLICIAL6 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video

