POLÍTICA NACIONAL
Redes sociais do Senado tiveram mais de 300 milhões de visualizações em 2025
Os perfis do Senado Federal nas redes sociais somaram mais de 300 milhões de visualizações em 2025, segundo dados de alcance e engajamento. Desse total, mais de 250 milhões ocorreram no Instagram.
A soma de seguidores das contas em que o Senado está presente (Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, X, Kwai, WhatsApp, Telegram, Threads e Bluesky) chegou a 8.057.847 em 2025. Somente no Instagram, foram conquistados 204 mil novos seguidores.
Alguns tópicos atraíram atenção especial do público. Postagens relacionadas a direitos da mulher, das pessoas com deficiência e do trabalhador ficaram entre os assuntos que mais interessaram o público, com maior volume de curtidas, compartilhamentos e comentários.
Com conteúdos variados sobre atividade legislativa e atualizações das leis, o último ano teve um total de 153 vídeos produzidos e 784 cards divulgados nas dez redes em que o Senado está presente.
Esses números são somente dos perfis identificados como “Senado Federal”. Outros órgãos da Casa possuem redes próprias. A TV Senado, por exemplo, tem canal no YouTube com 1,8 milhão de inscritos e quase meio milhão de seguidores no TikTok.
Já o Instagram da Agência Senado (www.instagram.com/agenciasenado) publica diariamente conteúdo jornalístico sobre as atividades legislativas e institucionais do Senado. Em 2025 foram quase 800 postagens e mais de 4,5 mil stories (publicações temporárias de fotos, vídeos e textos).
Para conhecer todas as redes do Senado Federal e acompanhar as publicações, acesse www12.senado.leg.br/institucional/redes-sociais.
Alice Haraguchi sob supervisão de Tadeu Sposito
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria novas medidas para aumentar a segurança de motoristas de aplicativos de transportes.
Pela proposta, as plataformas deverão oferecer ferramentas de proteção durante as viagens, como botão para acionar a polícia, atendimento imediato em situações de emergência e compartilhamento da localização em tempo real.
As empresas também terão de verificar a identidade dos usuários para evitar fraudes e o uso indevido de contas.
O texto assegura ao motorista, antes de aceitar uma corrida, acesso ao endereço completo de embarque e desembarque, ao nome do passageiro e à quantidade de viagens já realizadas por ele.
A comissão aprovou a versão do relator, deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), que fez ajustes técnicos no texto original (Projeto de Lei 6370/25), do deputado Amom Mandel (Republicanos-AM). “O objetivo é fortalecer a segurança de motoristas e usuários por meio da adoção de medidas proporcionais, efetivas e juridicamente adequadas”, disse Portugal.
O texto aprovado também incentiva campanhas educativas, a criação de canais de atendimento específicos e o treinamento de agentes públicos para atender ocorrências relacionadas ao setor.
Por fim, o motorista não poderá ser punido por cancelar ou recusar uma viagem quando houver risco comprovado à sua segurança ou aos seus bens.
As plataformas que descumprirem as regras poderão receber advertência ou multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil por infração.
Próximas etapas
A proposta ainda será ainda analisada, de forma conclusiva, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
CULINÁRIA4 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
CUIABÁ4 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
ESPORTES4 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍTICA MT4 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

