POLÍCIA FEDERAL

PF em ação conjunta deflagra operações visando combater conflitos entre produtores rurais e indígenas no sul da Bahia

Porto Seguro/BA. A Polícia Federal, em conjunto com a Força Nacional, a Polícia Militar da Bahia (BOPE, CAEMA, CIPPA, RONDESP, CPR Extremo Sul e CPR Sul) e a Polícia Civil da Bahia (8ª COORPIN de Teixeira de Freitas/BA, deflagrou, na manhã desta terça-feira (9/12), duas operações policiais, em razão dos últimos conflitos ocorridos no extremo sul baiano envolvendo produtores rurais e indígenas.

A primeira operação, denominada Sombras da Mapa, é fruto de investigações do fato ocorrido no dia 28/10/2025, quando durante a invasão de propriedade rural na cidade de Itamaraju/BA, dois pequenos produtores rurais foram mortos com disparos de armas de fogo e um terceiro restou gravemente ferido por pessoas que se autointitulariam indígenas.

No decorrer das investigações, além dos três envolvidos do dia, foram identificados os supostos mandantes da invasão e os indivíduos que teriam efetuados os disparos fatais.

Pela operação Sombras da Mata, foram expedidos seis Mandados de Prisão Preventiva e um Mandado de Busca e Apreensão. As diligências estão em andamento e, até o momento, uma pessoa foi presa e mais de 10 armas de fogo apreendidas.

Leia Também:  PF apreende 1,6 kg de drogas em operação nos Correios

A segunda operação, denominada TEKÓ PORÃ, decorre das investigações do ataque por elementos armados contra grupo de indígenas da Aldeia KAI, em 01/10/2025. Os indígenas estavam em uma propriedade rural, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado/BA, após ação conhecida como “retomada”. O fato tinha como objetivo expulsar os indígenas e desocupar com violência a mencionada fazenda. Dois indígenas foram feridos por disparos de armas de fogo.

Nesta operação, estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão, nas residências de supostos mandante e executores dos ataques com intuito de angariar maiores elementos para a investigação e demais pessoas que estejam envolvidas.

A ação simultânea das operações desencadeadas nesta data, reforça a atuação imparcial da Polícia Federal na repressão e combate a indivíduos que, atendendo aos próprios interesses, se utilizam da temática de demandas legítimas dos povos originários, para o cometimento de crimes, o que fomenta e retroalimenta a violência dos conflitos fundiários.

As operações foram coordenadas pela Força Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro (PF, CORE/PCBA e BOPE/PMBA) e o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.

Leia Também:  Polícia Federal apreende cédulas falsas em Uruguaiana/RS

 

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

FICCO/PR prende duas pessoas por tráfico de drogas

Foz do Iguaçu/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR) prendeu, nesse domingo (21/6), um homem e uma mulher em Cascavel/PR, por tráfico de drogas.

A ação ocorreu após compartilhamento de informações sobre um veículo que trafegava de Ubiratã/PR em direção a Cascavel/PR, possivelmente transportando ilícitos. As equipes realizaram diligências e localizaram o automóvel na BR-369. Durante a busca veicular, os policiais localizaram mais de 62 kg de maconha.

Diante da situação, os suspeitos, o veículo e os entorpecentes foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Cascavel, para as providências cabíveis. 

Participaram da ação o Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná, o DOF/MS e a PMESP/BAEP.

A FICCO/PR é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar do Paraná, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz 

Canal para Denúncia
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA