POLÍTICA MT

5° Simpósio destaca primeira Casa do Autista em Mato Grosso

Publicados

em

O Plenário deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, nesta quinta-feira (4), um grande público para a 5ª edição do Simpósio “Desafios e Perspectivas” sobre autismo em Mato Grosso, que reforçou o debate sobre inclusão social e o fortalecimento de políticas públicas de apoio às famílias. A ação foi proposta pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), autor de 14 leis voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo o parlamentar, embora o tema ainda seja relativamente novo no campo social, ele já ocupa espaço nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de impactar diretamente os orçamentos públicos. Ele avalia que ainda há grande carência de políticas específicas e falta de profissionais capacitados para garantir atendimento adequado, bem-estar e qualidade de vida às pessoas com TEA.

Casa do Autista – A programação contou com a participação da primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris (PL), mãe de um filho autista, que relatou os desafios enfrentados pelas famílias e apresentou iniciativas em andamento na capital. Ela destacou que encontrou a rede de apoio municipal em situação precária e que o trabalho está sendo reconstruído praticamente do zero. “Implantamos o Centro Amar que garante atendimento aos alunos da rede pública municipal. Antes, Cuiabá não tinha esse espaço. Estamos estruturando tudo para inaugurá-lo devidamente adequado. Também implantamos a primeira sala sensorial do município, com uma proposta pedagógica completa”, informou a vereadora.

Leia Também:  Lúdio apresenta projeto para obrigar governo a divulgar lista de empresas com incentivos fiscais em Mato Grosso

Samantha acrescentou que a experiência do Centro Amar servirá de base para a implantação da Casa do Autista, projeto em execução pela Prefeitura de Cuiabá. “Com o Centro Amar, já iniciamos um trabalho prático antes mesmo da Casa do Autista ser concluída. Estamos fazendo uma força-tarefa com a Educação Especial e a Comissão de Educação do município, com a participação de pais, professores e profissionais. É essa participação coletiva que vai construir a Casa do Autista”, explicou.

A vereadora apresentou detalhes de como será a Casa do Autista na capital. Ela afirmou que o governo estadual cedeu um prédio com 40 salas, o que permitiu ampliar o projeto inicial. “É um sonho que está tomando forma. Temos conseguido avançar graças às parcerias”, disse.

Samantha também relatou visita técnica à Casa do Autista de Camboriú (SC), referência nacional, experiência que ajudou a definir o modelo que poderá ser adotado em Cuiabá. Ela também reforçou que o trabalho voltado às pessoas com TEA é fruto de uma união entre diferentes poderes e instituições. “O deputado Wilson Santos tem diversas leis que contemplam a causa do autismo e contamos com vereadores comprometidos. A Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara de Cuiabá trabalham juntos para construir uma rede de atendimento que possa ser referência nacional”, ressaltou.

Leia Também:  Atraso do Seguro-Defeso leva Wilson Santos a dialogar com pescadores de Rosário Oeste

Ao final do evento, Wilson Santos entregou à vereadora um relatório com as iniciativas da Assembleia Legislativa em prol das pessoas com TEA e prestou uma homenagem a Samantha Iris, concedendo-lhe uma moção de aplausos pelo trabalho desenvolvido em defesa do autismo.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Pivetta promete enfrentar problemas históricos de Várzea Grande e prioriza solução para falta d’água

Ao lado da prefeita Flávia Moretti, governador afirma que pretende “resolver o que em 50 anos não resolveram” e levar ações do Estado ao município

Publicados

em

 

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que pretende atuar diretamente na solução de problemas históricos de Várzea Grande, com prioridade para as dificuldades relacionadas ao abastecimento de água. A declaração foi feita na sexta-feira (11), durante uma reunião no município ao lado da prefeita Flávia Moretti (PL), e divulgada pelo governador nas redes sociais neste domingo (13).

Pivetta destacou que sua proposta de gestão é identificar problemas persistentes e buscar soluções práticas para as demandas da população. Entre as principais questões apontadas está a distribuição de água no município, diante dos impactos provocados pela escassez do recurso.

“Até o final do ano, vamos resolver o que em 50 anos não resolveram. Visitei famílias. Todo final de semana venho para Várzea Grande, porque quero entender a verdade. Eu sou um de vocês, porque sei o que é tirar água de um poço de vinte metros na roldana. Fiz isso durante seis anos quando cheguei em Mato Grosso com mulher e dois filhos pequenos”, afirmou.

Leia Também:  Wilson Santos confirma comissão especial para avaliar os serviços prestados pela Energisa

Estado mais próximo dos municípios

Durante a declaração, o governador também explicou que pretende adotar uma gestão voltada à presença do Estado dentro dos municípios, buscando identificar falhas na prestação dos serviços públicos e implementar soluções.

Segundo Pivetta, não é possível considerar um Estado funcional quando parte da população ainda enfrenta dificuldades para ter acesso a necessidades básicas.

“Estamos fazendo uma decisão de trazer o estado para dentro de Várzea Grande e ajudar a resolver os problemas. A água é um deles. Para mim, não tem Cuiabá bom se Várzea Grande está ruim. Não tem como viver sabendo que tem irmão sofrendo necessidades básicas”, declarou.

Combate à miséria

Pivetta também afirmou que o Governo de Mato Grosso possui condições para atuar no combate à miséria e melhorar as condições de vida da população.

“O estado tem condições de apoiar, garantir que ninguém no Mato Grosso viva na miséria. Mato Grosso, na geração dos nossos filhos, vai ser o melhor estado do Brasil para viver. Vamos preparar para isso. Nós não queremos prometer, queremos fazer”, completou o governador.

Leia Também:  ALMT homenageia personalidades por serviços prestados ao estado

A atuação em Várzea Grande, segundo Pivetta, faz parte da proposta de aproximar o Governo do Estado das demandas municipais e buscar soluções para problemas considerados históricos, tendo o abastecimento de água como uma das prioridades.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA