Sinop
Governo Federal confirma construção do Centro Esportivo Comunitário no Nico Baracat
Segundo o documento que possui força de lei, o repasse do valor (ainda não divulgado) e o início das obras de construção, depende da assinatura do termo de compromisso de acordo com o que preconiza a lei 11.578 de 2007 e no Decreto 11.855 de 2023, bem como os regulamentos relacionados às ações e obras custeadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC.
Sinop está entre os 260 municípios do país que receberão uma unidade do CEC. Em Mato Grosso, são cinco municípios, além de Sinop. Para o prefeito Roberto Dorner esse é mais um resultado da união e do alinhamento que a gestão possui nas três esferas governamentais: municipal, estadual e federal.
“Esse é o resultado do grande trabalho que a gente vem fazendo, unindo as forças políticas do município, do estado e do país para ajudar Sinop a crescer. Agradeço essa contribuição e ajuda muito importante da Flavinha do Ministério da Agricultura, que fez a articulação política lá em Brasília e conseguimos esse centro esportivo para a população do Nico. Nós, prefeito, os vereadores e todos os políticos, estamos aqui para isso, para levar qualidade de vida e lazer para nossa população”, disse o gestor municipal.
A assessora Especial do Ministério da Agricultura, Flávia Rodrigues – que também é assessora direta do ministro da pasta Carlos Fávaro -, também comemorou a publicação e se colocou a disposição para continuar contribuindo com a distribuição de recursos para Sinop.
“Eu fico feliz em poder ajudar Sinop, juntamente com nosso ministro e senador Carlos Fávaro. Estive lá na região onde será construído esse centro comunitário, ali na região do Nico Baracat, para promover lazer, esporte e, também, muita união para todas as famílias que moram ali no Nico e todo mundo que mora naquela região. Parabenizo ao prefeito Roberto Dorner pelo trabalho e também pelo trabalho do vice Paulinho e o vereador Zezinho, também, que fez a indicação para esse Centro Esportivo Comunitário, juntamente com nosso competente secretário Gabriel”, comentou ela.
O Espaço Esportivo Comunitário, segundo o projeto, seguirá as diretrizes do Governo Federal para a construção e terá um campo de futebol society com grama sintética, quadra 3×3 (meia quadra de basquete), parque infantil e pista de caminhada. A proposta aguarda aprovação do ministério para que o recurso seja garantido à Prefeitura.
Veja também: Vice-prefeito Paulinho Abreu busca apoio de assessora do MAPA para obra esportiva no Nico Baracat
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Maio Laranja: Prefeitura de Sinop reforça rede de proteção e conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, intensifica neste mês as ações da campanha Maio Laranja, movimento nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o mês, equipes técnicas do município têm realizado palestras e atividades educativas em escolas, empresas e instituições, com o objetivo de orientar a população sobre prevenção, identificação de sinais e canais de denúncia.
Durante uma coletiva de imprensa, realizada na manhã de hoje (20), a secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, destacou que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva e que a campanha surge como um importante instrumento de mobilização social. “Com certeza, a proteção da criança e do adolescente é uma responsabilidade de todos e essa campanha vem para incentivar o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. É um mês simbólico, mas, enquanto Secretaria de Assistência Social, nós estamos o tempo todo protegendo as nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A secretária esclarece que as ações do Maio Laranja foram intensificadas por determinação da gestão municipal, levando informação e conscientização para diferentes públicos. Nesta semana, por exemplo, equipes da assistência social estiveram em empresas e unidades escolares promovendo palestras de sensibilização sobre o tema. “O prefeito Roberto Dorner e o vice-prefeito Paulinho Abreu têm essa sensibilidade para que a gente intensifique essas ações. Nossas técnicas e coordenadoras estão nas escolas, nas empresas, sensibilizando as pessoas quanto a um tema tão pesado, mas necessário de ser debatido”, acrescentou.
A campanha também busca alertar pais, responsáveis e educadores sobre um dado preocupante: grande parte dos casos de abuso acontece dentro do próprio círculo de convivência da vítima. Por isso, a orientação é para que a sociedade esteja atenta a sinais de violência e denuncie qualquer suspeita. “Infelizmente, os dados indicam que muitos agressores estão próximos à convivência familiar da criança e do adolescente. É papel de todos proteger e denunciar. Nós temos o Disque 100, um canal direto para que qualquer pessoa denuncie situações suspeitas envolvendo crianças e adolescentes”, reforçou Sineia.
Além das ações preventivas, Sinop mantém uma rede estruturada e capacitada para acolher e acompanhar vítimas de violência. Após a denúncia e os encaminhamentos realizados pelos órgãos de segurança, as famílias recebem atendimento especializado por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Sinéia explica que o município conta com psicólogos e assistentes sociais preparados para atender crianças, adolescentes e familiares vítimas de violação de direitos. “Em Sinop, nós temos a Delegacia Especializada que atende crianças, adolescentes, idosos e mulheres vítimas de violência. Após os encaminhamentos, as famílias chegam ao CREAS, onde nossas técnicas, psicólogas e assistentes sociais realizam todo o acompanhamento. São desenvolvidas atividades específicas para trabalhar as consequências dessa violação de direitos e garantir proteção às vítimas”, explicou.
A secretária reforça que, embora a campanha tenha caráter simbólico em maio, o trabalho de proteção ocorre durante todo o ano. “A prevenção passa pela conscientização e pela denúncia. Nós temos uma equipe preparada para acolher e proteger, mas é fundamental que a sociedade também esteja envolvida nesse combate. Quem pratica esse tipo de violência deve ser responsabilizado com rigor”, concluiu.
As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, além dos órgãos de proteção e segurança pública do município.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande6 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAssembleia Legislativa participa do maior encontro da pecuária de corte
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGisela reforça luta por representatividade feminina, mas nega convite para ser vice de Pivetta
