POLÍTICA MT
Sema reafirma posição contrária à instalação de PCHs no rio Cuiabá
A reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALMT), desta segunda-feira (24), contou com a presença da secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Lilian Ferreira dos Santos, que apresentou os resultados obtidos na gestão. Na oportunidade, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) mostrou preocupação com a possível instalação de seis Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Cuiabá que poderá ocasionar em um desequilíbrio ambiental.
O parlamentar informou que a empresa Maturati Participações impetrou mandado de segurança na Justiça Federal com pedido para que a Agência Nacional das Águas (ANA) reanalisasse o processo administrativo, conforme prevê a Resolução nº 131/2003, sobre os procedimentos referentes à emissão de declaração de reserva de disponibilidade hídrica e de outorga de direito de uso de recursos hídricos, para uso de potencial de energia hidráulica superior a 1 megawatts (MW) em corpo d’água de domínio da União.
“A Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem votado, quase de forma unânime, contra a instalação destes empreendimentos hidrelétricos no rio Cuiabá. Somos contra e a Sema já interviu, por duas vezes, na não emissão de licenças. Quero só reportar aqui, para que estejam atentos, pois esse povo já conseguiu uma decisão judicial favorável e eles estão forçando a ANA. Já tivemos uma reunião com o senador Jayme Campos (União), em fevereiro deste ano, muito importante para que a diretoria da ANA veja que estamos acompanhando esse projeto de perto. Provavelmente, este assunto pode voltar para a Sema e ficaremos torcendo para que mantenha a mesma posição do indeferimento da licença”, disse o deputado.
Prontamente, a secretária Lilian respondeu ao Wilson Santos e afirmou que realmente o processo pode voltar para a Sema. “Deputado, essa resposta já posso te dar. O processo pode voltar. É uma situação que não tem como impedir. Mas, posso garantir que nessa gestão – sendo a mesma equipe e eu estiver a frente dela – a nossa decisão vai ser a mesma. Nós somos contrários a essa instalação e nenhum de nós vai fazer um parecer favorável ou uma licença que permita a instalação destas PCHs”, frisou.
Ela salientou que a mudança de posição poderia ocorrer se houvesse um outro estudo com a mesma robustez da empresa Maturati e que provasse o contrário. Já, o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noquelli, complementou que todos os estudos realizados já viabilizaram o parecer negativo, sendo que a pasta seguiu à risca ao que foi determinado em nota técnica da ANA, conforme colocado por estudo realizado pela Fundação Eliseu Alves.
Wilson Santos ficou satisfeito com o posicionamento dado pelos integrantes da Sema durante a reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente. “Este estudo elaborado pela Fundação Eliseu Alves, declarou a sub-bacia do rio Cuiabá, como zona vermelha ou zona de conflito para empreendimentos hidrelétricos, pois possuem rotas migratórias de peixes e são muito importantes para a sua conservação. Sem contar o grande impacto ambiental para toda a Bacia do Alto rio Paraguai (BAP)”, finalizou o parlamentar.
Uma das defesas do deputado é a utilização de energia solar, apontando que os 154 megawatts que a Maturati pretende gerar por meio das PCHs poderiam ser obtidos sem impactos ambientais, a partir da instalação de placas solares em uma área de 1,2 mil hectares.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Prefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
Os prefeitos Alexandre Lopes de Oliveira, de Campo Verde, e Rodrigo Benassi, de Colíder, manifestaram apoio às pré-candidaturas da ex-primeira-dama Virginia Mendes à Câmara dos Deputados e do ex-governador Mauro Mendes ao Senado Federal durante evento realizado na noite da última terça-feira (23), em Cuiabá.
Alexandre afirmou que a gestão de Mauro Mendes deixou um legado para Mato Grosso e serviu de referência para diversos gestores municipais. Segundo ele, foi durante esse período que muitos prefeitos aprenderam novas formas de administrar e passaram a contar com investimentos que transformaram a realidade das cidades.
O prefeito de Campo Verde lembrou que acompanha a trajetória política de Mauro Mendes há mais de uma década e destacou que o tempo tem mostrado a importância de sua atuação para o desenvolvimento do Estado. Alexandre também afirmou que os municípios estarão mobilizados para apresentar à população as propostas defendidas por Mauro e Virginia.
“Aprendemos a fazer gestão observando esse modelo de administração. Os investimentos chegaram aos municípios e ajudaram a transformar a realidade das nossas cidades”, ressaltou.
Já o prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, destacou as mudanças na relação entre o Governo do Estado e os municípios nos últimos anos. Segundo ele, antes muitas prefeituras enfrentavam dificuldades para investir e executar obras, realidade que mudou com o fortalecimento das finanças estaduais.
Rodrigo citou programas voltados à saúde, investimentos em infraestrutura e a entrega de equipamentos aos municípios como exemplos das ações que ampliaram a capacidade de atendimento das prefeituras.
“O Estado passou a dar condições para que os municípios trabalhassem mais e entregassem resultados para a população. Isso aconteceu porque houve gestão e responsabilidade com os recursos públicos”, afirmou.
O prefeito de Colíder também defendeu que a experiência administrativa de Mauro Mendes seja levada para o Senado Federal, especialmente na defesa de pautas ligadas ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Segundo ele, o Estado precisa de representantes que conheçam sua realidade e estejam preparados para defender seus interesses em Brasília.
-
ESPORTES6 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop3 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL4 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

