MATO GROSSO

Seciteci e parceiros promovem seminário para apresentar fomentos a pesquisas na região da Amazônia Legal

Nos dias 26 e 27 de novembro, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (SCTA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizam o Seminário Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivo à Inovação, em Cuiabá.

O evento apresentará os principais instrumentos federais de fomento à pesquisa e à inovação. A ação busca difundir e promover uma maior aderência e eficácia na utilização desses mecanismos e fortalecer as capacidades locais para a elaboração e execução de projetos inovadores que impulsionem o desenvolvimento sustentável da região.

O seminário é destinado a pesquisadores, gestores públicos, empreendedores e instituições da Amazônia Legal, que poderão esclarecer critérios, exigências técnicas e legais, bem como ser orientados sobre as etapas de submissão de propostas.

O evento será realizado de forma híbrida, com transmissão online e de forma presencial no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear), da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento – clique aqui para se inscrever.

O Seminário Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivo à Inovação é uma parceria da Seciteci, MCTI e SCTA, com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Pantanal (INPP) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Leia Também:  Homem é preso pela PM com R$ 31,7 mil em dinheiro e 1,8 kg de ouro

Programação Completa

Dia 1 – 26/11/2025

08h30: Credenciamento e Coffee de boas-vindas

10h30: Apresentação da Seciteci (Palestrante: Allan Kardec)

11h30: Almoço (livre)

13h30: Palestra “Programa Pró-Amazônia” (Palestrantes: Dorival Santos e Cássia Damiani – Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia – SCTA/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI)

14h30: Palestra “Instrumento de fomento do CNPq” (Palestrante: Marlon José de Lima)

15h30: Palestra “Modelo EMBRAPII de fomento” (Palestrante: Rafael Wandrey)

16h30: Intervalo

16h45: Palestra “Marco Legal de CT&I” (Palestrante: Edilson da Silva Pedro – Secretaria de Estado de Tecnologia – SETEC/MCTI)

Dia 2 – 27/11/2025

08h30: Palestra “Lei da Informática” (Palestrante: Hamilton José da Silva – Secretaria de Estado de Tecnologia e Desenvolvimento – SETAD/MCTI)

09h30: Palestra “Lei do Bem” (Palestrante: Hideraldo Luiz de Almeida – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SETEC/MCTI)

10h30: Palestra “Instrumentos de Fomento da FINEP” (Palestrante: Henrique Vasquez)

11h30: Almoço (livre)

13h: Oficina: Elaboração e Estruturação de Propostas (Palestrante: Henrique Vasquez – FINEP)

Leia Também:  IPVA 2023 pode ser parcelado com desconto de 10% ou 5%

14h: Palestra “Cenário de CT&I do Mato Grosso” (Palestrante: Cássia Damiani – SCTA/MCTI)

15h: Intervalo

15h15: Mesa-redonda “Diálogos Universitários: Contribuições para Fomento e a CT & I na Amazônia” (Representantes das instituições de ensino superior)

*Com supervisão de Beatriz Passos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro e motocicleta às margens da BR-174

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na madrugada desta quinta-feira (23.4), um incêndio em um carro e em uma moto às margens da BR-174, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá).

A 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) foi acionada por volta das 01h30 e, uma equipe se deslocou ao local indicado.

Ao chegar, os bombeiros constataram que o fogo atingia dois veículos, sendo um carro de passeio e uma motocicleta. A equipe da 8ª CIBM iniciou o combate às chamas utilizando equipamentos da viatura, incluindo mangotinho, uma mangueira de menor diâmetro e fácil manuseio, e o canhão superior do Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), um dispositivo fixo que lança jatos de água com maior alcance e vazão.

Foi necessário o uso de aproximadamente 2.500 litros de água para extinguir as chamas.

O proprietário do automóvel, que reside no local onde ocorreu o incêndio, relatou ter ouvido um forte estouro. Ao sair de casa para verificar a situação, deparou-se com o veículo já em chamas em frente à residência. A motocicleta atingida não pertencia ao morador, sendo de propriedade de um terceiro, e estava estacionada ao lado da casa. Ninguém ficou ferido.

Leia Também:  Polícia Civil procura professor investigado por abusar sexualmente de crianças em projeto de futebol

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA