MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual transformaram o II Festival de Robótica em vitrine de ciência, criatividade e valores humanos

O II Festival de Robótica ganhou cores, ciência e inovação com a demonstração de projetos na Mostra Científica por 20 equipes compostas por estudantes da Rede Estadual. Formadas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, as equipes trouxeram projetos que uniram tecnologia e propósito seguindo os valores FIRST, que são descobertas, trabalho em equipe, impacto e diversão.

Logo na entrada do evento já era possível se encantar com a vitrine de aprendizagens e a energia dos estudantes pesquisadores. Em cada estande, uma história diferente: projetos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), soluções sustentáveis, entre outros.

Nesse ano, as equipes formadas por até oito estudantes, acompanhadas por dois técnicos orientadores, tiveram a temática livre para a escolha do projeto. Porém, deveriam ser desenvolvidos a partir de pesquisa científica que solucione problemas da população.

É o caso da equipe Sentinel Robotics, da Escola Estadual Militar Dom Pedro II de Confresa, que apresentou um protótipo interativo capaz de estimular diversas habilidades, como coordenação motora, resolução de problemas e concentração para pessoas TEA. Eles conquistaram o 1º lugar na categoria Comunicação e Impacto Social.

Leia Também:  Setasc entrega mais de 1.900 cestas básicas nesta semana em Cuiabá

“As pessoas têm grande dificuldade de comunicar com essas pessoas. Quisemos trazer para a escola essa ideia para podermos acolher essas pessoas especiais de forma específica para atender todas as necessidades. Além disso, temos um grande objetivo de mostrar que a tecnologia pode ser uma grande aliada à educação especial, adaptando a cada necessidade de uma forma divertida e acessível”, explicou a estudante integrante do grupo, Emanuele Rodrigues de Freitas.

Muitos projetos impressionaram pela excelência técnica, outros emocionaram pela capacidade de gerar impacto real na comunidade e vários chamaram atenção pelo compromisso visível com os valores FIRST. Para a professora técnica, Lucimar Alves, da equipe da Escola Estadual Cívico Militar Carlos Hugueney, de Alto Araguaia, foi gratificante ver os estudantes apresentando o projeto para as pessoas.

“Passamos por muitos desafios, dias sem dormir, quebrando a cabeça para que tudo saísse perfeito. E quando chegamos aqui e vi eles apresentando para os juízes, eu me emocionei bastante, extremamente gratificante”, acrescentou.

A avaliação seguiu rigorosamente as metodologias e rubricas oficiais da FIRST, considerando critérios como projeto de inovação e Core Values. Portanto, mais do que ideias brilhantes, os juízes buscavam propósito, impacto social, colaboração genuína e o espírito de inclusão que marca os desafios da FIRST.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeitos de tentar matar vendedor de lanches em emboscada

Todos os vencedores em diversas categorias na Mostra Científica, como pesquisa e inovação, designer e prototipagem, comunicação e impacto social, Core Values – cultura FLL, professor destaque e Champions Award, receberam troféus e medalhas.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Militar conduz três pessoas com pacotes de maconha em Cáceres

Policiais militares do 6º Comando Regional prenderam um homem, de 21 anos, e apreenderam dois adolescentes, de 16 e 17 anos, por uso e tráfico ilícito de drogas, nesta terça-feira (30.6), em Cáceres. Com os criminosos, foram apreendidos cinco pacotes grandes e uma porção de substância análoga a maconha.

As equipes do 6º Batalhão, Força Tática e Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) se deslocaram em conjunto para a região central da cidade, após receberem denúncias sobre uma residência que seria ponto de venda de drogas. As denúncias apontavam grande circulação de usuários de entorpecentes no local.

No monitoramento ao endereço, os policiais flagraram um homem deixando a residência após receber um pacote em mãos de uma pessoa que estava dentro da casa. O suspeito foi abordado e identificou como um homem de nacionalidade colombiana. Ele também afirmou que havia adquirido uma porção de maconha para consumo próprio.

Em seguida, os militares retornaram ao endereço e abordaram os dois suspeitos adolescentes, que estavam dentro da casa e foram identificados como membros de uma facção criminosa.

Leia Também:  Governo de MT encerra contrato com empresa que gerenciava cartões do Ser Família por descumprimento de serviço

Nas buscas dentro do imóvel, os policiais localizaram cinco pacotes grandes com maconha e materiais para divisão e embalo dos entorpecentes.

Diante da situação de flagrante, os três suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Cáceres para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA