NACIONAL

Caravana da Inovação debate o futuro sustentável e digital dos portos no Rio de Janeiro

O segundo dia do Fórum Comexlog RJ 2025 foi dedicado à 5ª edição da “Caravana da Inovação Portuária”, uma iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export. Realizado nesta quarta-feira (15), o evento promoveu uma imersão no futuro do setor, com debates focados em inovação, financiamento, segurança e sustentabilidade.

Representando o ministério, o diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação, Tetsu Koike, explicou que o objetivo da Caravana, que já passou por Recife, Salvador, São Luís e Fortaleza, é conectar especialistas de dentro e fora do setor. “Não basta comprar tecnologia. Temos que desenvolver a cultura, a organização e a estruturação da inovação em nossos portos, tanto nos portos públicos organizados como nos terminais privados”, afirmou.

“Não basta comprar tecnologia. Temos que desenvolver a cultura, a organização e a estruturação da inovação em nossos portos” Tetsu Koike

A programação aprofundou temas essenciais para a modernização dos complexos portuários. O primeiro painel do dia, “Cultura organizacional para inovação: do discurso à ação”, abordou os caminhos para que as empresas do setor incorporem novas tecnologias de forma eficaz. Em seguida, o debate sobre “Inovação na segurança pública portuária” discutiu o impacto de soluções tecnológicas na relação porto-cidade.

Leia Também:  COP30: Ministro reúne Curupira e "bichos da floresta" na abertura oficial do estande do Turismo na Green Zone

O evento contou ainda com uma série de apresentações institucionais que trouxeram casos práticos e novas perspectivas de inovação. Foram compartilhadas experiências de grandes empresas sobre transformação sustentável, a visão de entidades como o Sistema Firjan sobre indústria criativa e soluções tecnológicas em áreas como conectividade e imageamento aplicados aos portos, enriquecendo o debate com exemplos reais do mercado.

Tetsu Koike fala em painel temático
Tetsu Koike fala em painel temático

Também houve espaço para o ecossistema de startups, que apresentaram soluções inovadoras em sessões de pitches. O encerramento dos debates foi marcado pelo painel “Portos, Carbono e Energia de Fontes Renováveis”, que tratou dos novos marcos regulatórios e das oportunidades para a transição energética no setor, um dos pilares da agenda de sustentabilidade do MPor.

Porto Sem Papel
Um dos destaques do dia foi a apresentação do programa Porto Sem Papel (PSP), conduzida pelo coordenador do projeto no MPor, Carlos Tiego Arruda. A iniciativa, que funciona como uma janela única portuária, centraliza a troca de informações e documentos entre os diversos órgãos públicos e os agentes privados que atuam nos portos, eliminando a necessidade de papel e reduzindo a burocracia.

Leia Também:  Silvio Costa Filho deixa MPor após gestão marcada por alta de investimentos e movimentações recordes

Conforme explicou Arruda, o tempo de embarcação parada, aguardando anuência e operações locais, impacta diretamente a emissão de gases. E o sistema reduz consideravelmente esse tempo. “O Porto Sem Papel, além de ser um sistema que gera eficiência, segurança e transformação digital nas operações portuárias, ele também é uma ferramenta de sustentabilidade”, ressaltou.

A apresentação destacou a ampla capilaridade do sistema, que já está implantado nas cinco regiões do país. Atualmente, 100% dos Portos Públicos utilizam a ferramenta, além de mais de 167 terminais de uso privado (TUP), o que corresponde a 80% do total.

A programação do Caravanas da Inovação segue até a próxima sexta (17), com mais eventos, como o CONECTA CAIS 2025 e visita às instalações do Porto do Açu.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Propaganda

NACIONAL

Ministro do Turismo assina com o Governo da Paraíba convênio de R$ 1 milhão para qualificação profissional em seis cidades

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assina nesta terça-feira (23), em Campina Grande (PB), um convênio no valor de R$ 1 milhão com o governo do estado para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e de fortalecimento da gestão empresarial em seis municípios do estado. A assinatura ocorrerá às 10h, no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), e contará com a presença do governador Lucas Ribeiro.

A iniciativa busca reforçar a geração de emprego e renda em cidades com reconhecido potencial turístico. Além de Campina Grande, haverá capacitações em outros municípios do estado, como João Pessoa, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras.

Por meio do Qualifica Turismo Paraíba, profissionais e interessados em atuar no setor turístico terão à disposição cursos como técnicas de atendimento ao cliente; inglês e espanhol básicos para turismo; e formação de garçons, garçonetes, bartenders (atendentes de bares) e camareiras(os). Também serão oferecidas, por exemplo, capacitações de manipulação de alimentos, uso de inteligência artificial e marketing digital para pequenos negócios.

O ministro Gustavo Feliciano afirma que a iniciativa busca gerar emprego e renda. “Criar vagas de trabalho e, consequentemente, transformar a realidade de muitas famílias brasileiras é uma prioridade do governo do presidente Lula. Com essas capacitações, vamos incluir novos profissionais no mercado, ampliando a empregabilidade no setor, melhorando a qualidade do atendimento ao visitante e fortalecendo a imagem dos municípios e do estado”, diz.

Leia Também:  Ministro Alexandre Silveira assina acordo com a China para impulsionar energias renováveis e tecnologias de baixo carbono

As qualificações serão realizadas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae-PB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (SENAC-PB).

Gustavo Feliciano aponta benefícios da parceria com o Governo da Paraíba, responsável pelo Qualifica Turismo, e as entidades envolvidas. “Estamos dando oportunidades, sem custo, a trabalhadores de municípios que pulsam turismo, cultura e história. A qualificação vai chegar na ponta, transformando a realidade de quem atua nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e no comércio”, acrescenta o ministro.

As qualificações, cujos cursos têm a previsão de capacitar até duas mil pessoas, englobam ainda a promoção de oficinas, formações técnicas e consultorias.

Polo Turístico Cabo Branco

A parceria entre o Ministério do Turismo e o Governo da Paraíba inclui a capacitação de trabalhadores que irão atuar no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, o maior complexo turístico planejado do Nordeste. O espaço abrigará hotéis, parque aquático, parque temático, comércio e serviços, com um investimento superior a R$ 2,3 bilhões e a perspectiva de gerar 18 mil empregos.

“Com a chegada de grandes empreendimentos ao Polo Cabo Branco, queremos proporcionar que as vagas de emprego ali geradas sejam ocupadas por paraibanos capacitados e prontos para o mercado de alto padrão”, completa o ministro, que participou, em março deste ano, da inauguração do Tauá Resort João Pessoa, o primeiro grande empreendimento do Polo.

Leia Também:  IFs são destaque em competição de tecnologia na China

O Polo Cabo Branco é um dos projetos disponíveis no Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, plataforma que indica oportunidades de atuação da iniciativa privada no setor em todo o país.

A área na capital paraibana também consta do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil, elaborado pela pasta, em parceria com a ONU Turismo e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) para facilitar aportes no mercado turístico nacional.

Guia em mandarim

Em um movimento para ampliar a presença de turistas e investidores chineses no Brasil, o ministro do Turismo lançou em maio, durante agenda em Xangai, na China, a versão em mandarim do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil.

“A estratégia mira um dos mercados mais relevantes do turismo, já que a China figura entre os maiores emissores de turistas no mundo e a presença dos viajantes chineses tem aumentado consideravelmente no Brasil”, ressalta o ministro.

O lançamento do guia em mandarim fez parte de uma série de agendas do ministro na China, em maio, com objetivo de atrair mais turistas chineses para o Brasil.

Por João Alberto Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA