POLÍTICA MT

Wilson Santos atende 20 comunidades rurais da Baixada Cuiabana com itens agrícolas cedidos pela Seaf

O deputado Wilson Santos (PSD) foi recebido pela secretária de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Andreia Fujioka, nesta manhã de segunda-feira (1°), para tratar sobre as principais reivindicações feitas por 20 comunidades rurais pertencentes a nove municípios da Baixada Cuiabana. Prontamente, foi confirmado o atendimento de grande parte dos materiais agrícolas solicitados e que, ainda no decorrer deste ano, serão entregues aos pequenos produtores rurais.

Wilson Santos entregou os ofícios para a Fujioka que, apontou os itens disponíveis e os que estão em processo licitatório ou de fornecimento para atender as comunidades rurais. “Gratidão. Eu vim aqui, conversar com a secretária Andreia e nos recebeu muito bem. Trouxe algumas solicitações de vinte comunidades rurais da Baixada Cuiabana que tenho atuação parlamentar, para que ela, com todo carinho, possa atendê-los. Também, agradeço o governador e vice-governador, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, pelo apoio e trabalho realizado em prol da agricultura familiar de Mato Grosso”, disse o parlamentar.

Dentre os benefícios a serem distribuídos, Andreia confirmou a possibilidade de destinação de calcário, colhedora de forragem, plantadeira, adubadeira de duas linhas, tendas e refrigeradores de 500 litros. Ela também orientou para que os interessados façam o pedido via prefeituras municipais, pois elas serão responsáveis em fazer a cessão de uso para as comunidades rurais. “O pedido do deputado Wilson Santos, com toda certeza será atendido. A Assembleia Legislativa é parceira total. Sempre que precisamos de apoio, nunca deixaram de nos ajudar”, comentou.

Leia Também:  Direitos dos povos originários são debatidos em audiência promovida pela ALMT

Com o cadastramento do pedido feito pelo site da Seaf, a secretária garantiu o atendimento para as comunidades rurais solicitantes que são pertencentes aos municípios de Santo Antônio de Leverger, Campo Verde, Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Sapezal e Chapada dos Guimarães.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Abilio se posiciona contra reajuste de 11% na tarifa de água e busca barrar aumento

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se posicionou contra o aumento de 11,93% na tarifa de água e esgoto, mas afirma que o reajuste decorre de uma sentença arbitral originada em processos e decisões tomadas durante gestões anteriores. Segundo a Prefeitura, a cobrança é resultado de medidas que deixaram de ser adotadas nos últimos anos, especialmente durante a administração do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, e que acabaram gerando passivos contratuais agora reconhecidos em arbitragem.

Apesar da decisão arbitral favorável à concessionária Águas Cuiabá, a gestão municipal sustenta que continuará buscando alternativas jurídicas para tentar impedir ou reduzir o impacto do reajuste sobre a população. A determinação do prefeito é que todos os instrumentos administrativos e judiciais disponíveis sejam utilizados na defesa dos consumidores.

De acordo com o município, a discussão está relacionada à primeira revisão ordinária do contrato de concessão, firmado em 2012, e envolve fatos ocorridos entre 2013 e 2019. A sentença arbitral que reconheceu o direito ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato foi baseada em atos administrativos e pareceres emitidos antes da atual gestão.

Em nota, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou que a Sentença Arbitral Parcial proferida no Procedimento Arbitral CMA nº 775 reconheceu o direito da concessionária ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato e determinou que a recomposição ocorra por meio de aumento tarifário de 11,93%.

Leia Também:  Botelho visita Cáceres e recebe reivindicações

De acordo com a PGM, a decisão arbitral teve como base parecer técnico emitido pela extinta Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e está relacionada à primeira revisão ordinária do contrato de concessão.

*Prefeitura mantém batalha na Justiça*

A discussão na Câmara Arbitral teve decisão favorável à concessionária, no entanto, exigem ações judiciais em andamento que podem impactar no contrato de concessão dos serviços de água e esgoto.

Segundo o procurador-geral do município, Luiz Junior, o percentual de 11,93% já foi consolidado na esfera arbitral, mas os processos judiciais continuam tramitando. Atualmente, uma mesa técnica foi instalada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para discutir as ações que tratam do contrato de concessão.

Participam das discussões representantes do Ministério Público de Mato Grosso, autor de algumas das ações, da Cuiabá Regula, da Procuradoria-Geral do Município e demais órgãos envolvidos.

“A questão arbitral, quanto ao percentual de 11,93% já foi decidida, mas os processos judiciais seguem em andamento e estão sendo debatidos nessa mesa técnica instalada no Tribunal de Contas”, afirmou o procurador.

Leia Também:  TVAL fará entrevistas com candidatos ao Senado e ao governo de MT

A administração municipal sustenta que continuará adotando todas as medidas cabíveis para defender os interesses da população e buscar alternativas para evitar o impacto do reajuste nas contas de água e esgoto.

*Entenda*

O pedido de reajuste apresentado pela Águas Cuiabá está vinculado à primeira revisão ordinária do contrato de concessão e a mecanismos de recomposição econômico-financeira previstos contratualmente.

A Cuiabá Regula esclareceu que o procedimento arbitral foi iniciado em 2022, antes da criação da autarquia, e que sua participação ocorre apenas por sucessão legal da extinta Arsec. A agência afirma que não participou dos atos que deram origem ao litígio e que sua atuação se restringe à análise técnica dos cálculos e à verificação do cumprimento das regras contratuais.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA