VÁRZEA GRANDE MT
ETA Pari passará por manutenção preventiva nesta quinta-feira, dia 7
Unidade foi inaugurada há pouco mais de um ano e vem apresentando problemas. Manutenção preventiva de adutora é necessária para evitar comprometimento do Sistema IV. Confira abaixo os bairros afetados
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) informa que será realizada uma parada programada da ETA Pari (Sistema IV) nesta quinta-feira, 7 de agosto, das 7h às 17h, para manutenção preventiva em uma adutora de 400mm.
Com pouco mais de um ano de operação, a Estação de tratamento começou a apresentar problemas em curvas específicas das adutoras, e por isso a equipe técnica está atuando preventivamente para evitar rompimentos e danos maiores no futuro.
A ação envolve a troca de todas as curvas da tubulação, iniciando pelas que apresentam maior risco estrutural. Até o momento, duas curvas já foram substituídas, uma localizada próxima à ponte e outra dentro da própria estação. Agora, será iniciado o processo de troca de mais cinco curvas, sendo feito uma por vez, com atenção técnica redobrada devido à complexidade da operação.
Durante o horário da paralisação, o abastecimento poderá ser afetado nos bairros atendidos pela ETA Pari, com previsão de retomada gradual após o término do serviço. A normalização completa da pressão poderá levar até dois dias, conforme a rede for sendo novamente pressurizada.
Confira abaixo os bairros atendidos pelo Sistema IV:
Jardim Esmeralda
Jardim Alá
Parte do Mapim
Mangabeira
Loteamento Jatobás
Guarita
Jardim Imperial
Loteamento Terra Nova
MRV Chapada dos Pinheiros
Condomínio Rubi
Condomínio Esmeralda
Condomínio Verana
Condomínio Colinas Dourada
Condomínio Origem
Condomínio Origem do Sol
Loteamento Genebra
Guanabara
Manaíra
Chapéu do Sol
Nova Aliança
Manancial
Nova Esperança
Nova Ipê
Residencial Clóvis Vetoratto
Residencial Júlio Domingos
Residencial Jacarandá
Residencial Jequitibá
Residencial Veredas
Residencial José Carlos Guimarães
Parque das Américas
VÁRZEA GRANDE MT
Meninas são as primeiras várzea-grandenses a receber doses da Pneumo 20
A pequena Theodora Leal Mota, de apenas dois meses de vida, foi a primeira moradora de Várzea Grande a receber a vacina pneumocócica 20 (Pneumo 20), na última segunda-feira (23), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel. Em seguida, foi a vez de Eliza Emanuelly da Silva Souza, de quatro anos, ser imunizada com a nova dose na Unidade de Saúde do bairro Água Limpa.
As meninas simbolizam a importância da vacinação como medida de proteção e prevenção, especialmente com a chegada da Pneumo 20 ao Sistema Único de Saúde (SUS). Até então disponível apenas na rede privada, a vacina podia custar mais de R$ 500.
Desde segunda-feira, as 25 unidades de saúde de Várzea Grande estão abastecidas com o novo imunizante, que passa a integrar a rotina das salas de vacinação do município. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e distribuídas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesta primeira remessa, Várzea Grande recebeu 800 doses.
A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.
O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais frequentemente associados à pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, tornando-a mais abrangente do que as formulações anteriores. O imunizante também auxilia na prevenção da otite média, condição que pode evoluir para perda auditiva e, em casos mais graves, infecção generalizada.
O pai de Theodora, Eduardo Júnior Mota Cabral, resumiu o sentimento ao imunizar a filha. “É um momento de alegria, gratidão e alívio pela proteção que ela passa a ter agora”, afirmou.
A enfermeira da Unidade de Saúde do Santa Isabel, Cida Campos, reforçou a importância da vacinação. “É uma vacina segura e que protege contra bactérias causadoras de doenças graves. É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos para receber esse imunizante em qualquer unidade de saúde da cidade”, destacou.
Na Unidade do Água Limpa, Eliza Emanuelly também foi acompanhada pelo pai, José Souza. Apesar do receio inicial diante da seringa, a menina foi rapidamente consolada com um pirulito oferecido pela enfermeira e responsável técnica da unidade, Lucimar Barbosa.
“Estamos em um período crítico para as doenças respiratórias. Há registros de meningite no Estado e as unidades de pronto atendimento estão lotadas de crianças com sintomas gripais. A vacina salva vidas, reduz a circulação de agentes infecciosos e evita o agravamento dos quadros clínicos”, enfatizou Lucimar.
Público-alvo
A enfermeira responsável pela Imunização da Atenção Primária de Várzea Grande, Patrícia Pretel Feitosa, explica que a Pneumo 20 passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses de idade, com a Pneumo 20; a segunda, aos quatro meses, com a Pneumo 10; e a dose de reforço, aos 12 meses, novamente com a Pneumo 20.
“A criança com até 4 anos, 11 meses e 29 dias que estiver com alguma dose em atraso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacinação, para verificar sua situação vacinal e receber a Pneumo 20”, orientou.
Segundo Patrícia, a rotina das Unidades Básicas de Saúde permanece a mesma. “Estamos ofertando mais uma vacina destinada principalmente às crianças menores de dois anos. É importante que pais e responsáveis procurem as unidades para garantir essa proteção”, concluiu.
Galeria de Fotos (9 fotos)
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT7 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
ESPORTES7 dias atrásInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásMorre Neymar Jr.

