TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

XVI Consepre reforça compromisso com democracia, meio ambiente e inovação no Judiciário

O XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi encerrado em São Luís (MA) com a divulgação da Carta Lençóis Maranhenses, documento que sintetiza os principais compromissos firmados pelos presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais durante o evento. A carta pode ser acessada na íntegra neste link.

O encontro, realizado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, reuniu os chefes dos Tribunais de Justiça para debater temas estratégicos para o futuro do Poder Judiciário, como a governança da inteligência artificial, a democracia digital, a sustentabilidade institucional e o fortalecimento da comunicação pública do Judiciário.

A abertura contou com a presença de autoridades do sistema de Justiça, Legislativo e Executivo, em solenidade com homenagens, conferência magna com o ministro Flávio Dino e leitura da Carta de São Luís do Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas.

Carta Lençóis Maranhenses – Entre os principais pontos da carta, o Consepre reafirmou a confiança nas instituições democráticas, reconhece a centralidade da pauta ambiental e propõe diretrizes para o enfrentamento dos desafios da democracia digital, em um contexto de crescentes transformações tecnológicas e sociais. O documento reforça ainda a importância da comunicação institucional no combate à desinformação e na aproximação do Judiciário com a sociedade.

Leia Também:  Corregedor orienta novos juízes leigos em reunião virtual

A governança da inteligência artificial foi explanada pela conselheira Daniela Madeira (CNJ) com foco na Resolução n.º 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes como transparência, auditabilidade e supervisão humana. A pauta digital também esteve no centro das discussões, com reflexões sobre os impactos das tecnologias no exercício da jurisdição e na garantia dos direitos fundamentais.

Redecom – Outro destaque do encontro foi a apresentação oficial da Rede de Comunicação dos Tribunais de Justiça (Redecom), iniciativa inédita voltada à integração das estratégias de comunicação dos 27 tribunais estaduais. A exposição foi conduzida pela representante do Comitê de Comunicação da Justiça Estadual, Débora Diniz, que destacou a proposta de atuação articulada entre os 27 Tribunais, com foco no fortalecimento institucional e na aproximação do Judiciário com a população.

A Redecom promoverá campanhas conjuntas, com cronogramas e identidade visual unificados, ampliando a efetividade das ações de interesse público e fortalecendo o vínculo entre o Judiciário e a população.

Alinhamento institucional – O presidente do Conselho e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, ressaltou que a construção coletiva de compromissos fortalece a atuação harmônica entre os tribunais estaduais e a consolidação de uma justiça mais moderna, transparente e acessível.

Leia Também:  Serviços digitais dos Juizados Especiais já atraíram mais de 7 mil acessos; veja como usar

O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a relevância do encontro como espaço de alinhamento institucional e fortalecimento da atuação conjunta entre os tribunais. “O XVI Consepre reafirmou o compromisso dos Tribunais de Justiça com a defesa da democracia, a inovação tecnológica e a sustentabilidade. Foi um espaço importante de cooperação institucional, que fortalece o Judiciário brasileiro em sua missão de garantir direitos e promover cidadania. A troca de experiências e o alinhamento de diretrizes entre os presidentes das cortes estaduais permitem construir soluções mais eficientes e humanas, especialmente diante dos desafios impostos pelo avanço tecnológico e pelas demandas sociais crescentes. Saímos desse encontro ainda mais motivados a implementar boas práticas e ampliar a atuação do Judiciário de forma estratégica e inclusiva.”

Fotos: Ribamar Pinheiro/TJMA

Autor: Dani Cunha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Inscrições abertas para curso de atualização sobre Lei Antifacção

Já estão abertas as inscrições para o curso ‘Atualização: Lei Antifacção’ e a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso oferece 50 vagas para desembargadores(as) e juízes(a) que queiram participar. O aperfeiçoamento será realizado em 4 de maio, das 19h às 22h, na Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso (FEMSP), parceira da Esmagis no aprimoramento de membros e servidores do Judiciário mato-grossense.
A capacitação tem como objetivo apresentar os principais dispositivos da nova legislação (Lei 15.358/2026), seus impactos imediatos no processo penal e os desafios decorrentes de sua aplicação prática, especialmente no contexto do fortalecimento e da crescente complexidade das organizações criminosas.
Na ocasião da capacitação, também será lançada a obra ‘Lei Antifacção Comentada’, coescrita pelo promotor Renne Souza. A obra reúne análises aprofundadas e comentários artigo por artigo, consolidando-se como referência essencial para profissionais da área criminal.
O conteúdo será ministrado pelo professor Renee do Ó Souza. Ele é doutorando em Direito, pela Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e mestre em Direito. Também é Promotor de Justiça em Mato Grosso.
Valor das Inscrições
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail da Esmagis. Acesse AQUI o formulário de inscrição.
As inscrições são gratuitas para magistrados. Já para os demais públicos, a inscrição tem o investimento de R$50.
Mais informações, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Para entrar em contato com a Femsp, o whatsapp é 65 99658-1800.

Autor: Keila Maressa

Leia Também:  Serviços digitais dos Juizados Especiais já atraíram mais de 7 mil acessos; veja como usar

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA