POLÍCIA FEDERAL
PF faz operação para apurar fraudes de R$ 16 mi em benefício social
Belém/PA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (31/7), a Operação Fantasma, ao cumprir mandado de busca e apreensão no município do Acará, nordeste paraense. O objetivo é apurar fraudes relacionadas à concessão de benefícios do tipo Amparo Social ao Idoso (BPC/LOAS).
Expedido pela Justiça Federal do Estado do Pará, o mandado de busca e apreensão teve intuito de localizar e apreender aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais do investigado, a fim de esclarecer a dinâmica da fraude e identificar possíveis coautores ou partícipes.
A investigação revelou que as fraudes foram viabilizadas por meio da manipulação do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sistema de análise e concessão de benefícios sociais. Registros indicam que o principal investigado, servidor público da Prefeitura de Acará, foi responsável direto pela última atualização cadastral irregular.
A investigação iniciou-se a partir da análise de dados e pesquisas, em que foram identificados 178 benefícios da espécie Amparo Social ao Idoso com indícios de fraudes, com prejuízo estimado superior a R$ 16 milhões aos cofres públicos.
Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate mercado de cigarros eletrônicos em Minas Gerais
Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21/5), a Operação Vuk, com o objetivo de desarticular um esquema de contrabando e comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar (DEP), conhecidos popularmente como “vapes” ou cigarros eletrônicos. A venda dos produtos era realizada por meio de redes sociais.
Na ação, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na capital mineira. Durante as diligências, as equipes localizaram e apreenderam cerca de 110 dispositivos de cigarros eletrônicos, tamanhos, além de insumos e cargas de recarga.
Os investigados foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais para prestarem esclarecimentos. Após a análise dos fatos e do material arrecadado, um deles foi preso em flagrante pelo crime de contrabando.
A importação, comercialização e propaganda de qualquer dispositivo eletrônico para fumar são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), configurando crime de contrabando devido à entrada ilegal e ao risco imensurável que tais produtos sem controle de qualidade representam para a saúde pública.
O material apreendido passará por perícia técnica e os autuados permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3168-6342
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande7 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT1 dia atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGisela reforça luta por representatividade feminina, mas nega convite para ser vice de Pivetta
