NACIONAL
São Félix do Xingu encerra Verão Paraense com presença do ministro Celso Sabino
Com apoio do Ministério do Turismo, São Félix do Xingu encerrou neste domingo (27.07) a programação do Verão Paraense 2025, que atraiu milhares de pessoas às margens do rio Xingu ao longo do mês. A festa contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e reforça o apoio do governo federal no fortalecimento do turismo cultural e de eventos em todas as regiões do estado.
“Investir no turismo de eventos é investir diretamente na economia local, no entretenimento para a população e na valorização cultural do nosso Pará. Foi emocionante ver o povo de São Félix celebrando sua identidade com tanta alegria. Essa é a força do turismo como vetor de desenvolvimento”, afirmou o ministro Celso Sabino.
Ao lado do ministro, o prefeito Fabrício Batista celebrou o encerramento do Veraneio Xingu. “Nosso município viveu uma temporada histórica. O apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, foi fundamental para que pudéssemos realizar um evento seguro, bonito e com atrações de peso que movimentaram a cidade e aqueceram o comércio local”, disse.
A programação em São Félix do Xingu marcou o encerramento de uma extensa agenda apoiada pelo Ministério do Turismo durante o chamado verão amazônico – período em que a atividade turística ganha força em diferentes regiões do Pará.
Com o apoio da Pasta, foram realizados 13 eventos e 26 apresentações artísticas, reunindo atrações regionais e nacionais em 12 municípios do estado, que movimentaram o turismo na região. Entre as iniciativas Entre as iniciativas apoiadas, destacam-se:
– Região Oeste: Fest Verão de Ponta de Pedras, em Santarém;
– Região Nordeste: Festival de Folclore de Curuçá, com Fruto Sensual e Zaynara, além da Festa do Padroeiro em São Miguel do Guamá;
– Região Sudeste: Itupiranga Verão 2025;
– Região Sul: atividades em São Félix do Xingu e o Veraneio no Pontão, em Xinguara.
Com essa ação, o Ministério do Turismo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a interiorização das políticas públicas voltadas ao setor.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Fila da perícia médica cai 30,85% em três meses
A fila da perícia médica presencial caiu 30,85% em abril (parcial) se comparada à de janeiro deste ano. Passou de 1,1 milhão para 771 mil. Somente em abril, foram realizadas mais de 511 mil perícias presenciais e outras 473 mil por via documental (quando o segurado envia sua documentação médica e não precisa passar por perícia presencial). Os dados foram apresentados durante a 324ª reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), nesta terça-feira (28), em Brasília.
Considerando-se as Unidades Federativas, o Ceará é o estado com a maior fila de requerimentos: 97 mil pedidos. São Paulo vem em seguida, com 86,9 mil requerimentos. Minas Gerais tem 77,3 mil pedidos e Pernambuco, 50,7mil. Já os estados de Roraima e Acre são os que têm menor quantidade de requerimentos: 600 e 2,6 mil pedidos, respectivamente.
A maior parte dos segurados que aguardam por uma perícia médica presencial no Brasil (540 mil) esperam até 45 dias para realizar o exame. Outros 136 mil aguardam entre 46 e 90 dias. 84 mil esperam entre 91 e 180 dias e 10 mil entre 181 e 365 dias.
O secretário do Regime Geral de Previdência Social, Benedito Brunca, mostrou um comparativo considerando o tempo médio de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica. “No último mês conseguimos tirar sete dias desse tempo e isso é bastante significativo”, disse. Em abril, o tempo médio de espera no Brasil está em 40 dias. Em março, o tempo médio era de 47 dias.
Segundo o secretário, em 22 estados houve queda no tempo médio de espera por uma perícia. Brunca disse que a redução nos indicadores é um resultado das medidas adotadas para reduzir a espera. “Tivemos nosso maior desafio em novembro passado com mais de 1 milhão de requerimentos. Hoje, depois das medidas que adotamos, estamos com 771 mil”, afirmou.
O estado com o melhor tempo médio de espera é Mato Grosso do Sul, com 20 dias. Minas Gerais tem 32 dias. Rio de Janeiro, 36 dias. E os que têm maior tempo de espera são Bahia, com 72 dias, Alagoas, com 71 dias, e Ceará, com 60 dias.
CNPS
O Conselho Nacional de Previdência Social é órgão superior de deliberação colegiada, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social. Tem por função estabelecer diretrizes gerais, participar, acompanhar e avaliar sistematicamente a gestão previdenciária, bem como apreciar as decisões de políticas aplicáveis à Previdência Social.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásAjuste técnico
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão de Saúde cobra do Governo que reveja demissões e desativação de unidades do Samu em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásChico Guarnieri propõe transformar Encontro das Águas em patrimônio turístico de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDurante o lançamento da 2ª etapa do programa, Dr. Eugênio destaca impacto do Fila Zero na saúde do interior de MT
-
SAÚDE6 dias atrásSanta Casa de Sorocaba (SP) recebe 50 novos leitos, estrutura para exames e equipamentos de saúde, com investimento federal de R$ 30,8 milhões
-
SAÚDE6 dias atrásEm três meses, o Ministério da Saúde atendeu 3 mil caminhoneiros, caminhoneiras e familiares em unidades à beira da estrada, em cinco estados
