CUIABÁ

Baixinha pede criação de vagas para embarque e desembarque de pessoas com necessidades especiais nas escolas

Larissa Malheiros – Assessoria da vereadora Baixinha Giraldelli
A vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) encaminhou, na manhã desta quinta-feira (10), ao Poder Executivo, a sugestão de um projeto de lei que dispõe sobre a criação, adaptação ou reserva de vagas exclusivas para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida na frente das escolas públicas e privadas, para embarque e desembarque.
A indicação solicita que o Executivo encaminhe um projeto de lei que atenda à necessidade de melhor acessibilidade para esses usuários, que precisam se locomover por longas distâncias, enfrentando intempéries climáticas e insegurança ao atravessar as ruas.
Segundo Baixinha, é necessário haver áreas seguras de curta duração para garantir a segurança dessas pessoas. O plano é especialmente importante para facilitar o acesso aos prédios escolares.
“Estou enviando essa indicação ao nosso prefeito Abílio Brunini porque tenho recebido inúmeras reclamações de pais de crianças especiais que enfrentam dificuldades para deixar seus filhos nas portas das escolas, devido à ausência de estacionamento adequado para esse fim. Muitos passam por grande transtorno por essa falta de acessibilidade. Além disso, o transporte de busca também sofre com essa situação”, disse a vereadora.
Ela também ressaltou que a intenção não é confrontar as leis de trânsito, mas sim garantir a segurança de todos que buscam melhor acessibilidade. Por isso, solicita o auxílio da prefeitura.
“Por se tratar de uma matéria legislativa cuja iniciativa é do Poder Executivo, fizemos a indicação para que o prefeito encaminhe a mensagem legislativa a esta Casa de Leis.”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  A Corrida do Legislativo conecta-se com a biografia do ex-vereador Emanuel Ribeiro Daubian

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia Também:  A Corrida do Legislativo conecta-se com a biografia do ex-vereador Emanuel Ribeiro Daubian

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia Também:  Prefeitura executa manilhamento para evitar alagamentos no Pedra 90

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA