POLÍTICA NACIONAL

Participação feminina no hip hop é tema de audiência na Câmara nesta quinta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados realizará, nesta quinta-feira (10), audiência pública para debater a participação das mulheres no hip hop brasileiro.

O debate, proposto pela deputada  Erika Kokay  (PT-DF), será realizado às 15 horas, no plenário 14.

A deputada Erika Kokay afirma que a audiência é uma oportunidade de promover equidade de gênero, representatividade e fortalecer as vozes femininas no movimento hip hop brasileiro.

“Historicamente, o hip hop tem sido um espaço cultural onde a presença das mulheres, apesar de fundamental, é frequentemente invisibilizada ou subvalorizada”, lamenta a parlamentar. “Essa audiência é uma oportunidade para corrigir essa distorção e propor medidas efetivas de inclusão e empoderamento feminino na cultura hip hop.”

O que é
O hip hop é um movimento cultural que se originou nas comunidades afro-americanas e latinas da cidade de Nova York durante a década de 1970. Abrange uma ampla gama de expressões artísticas, incluindo música, dança, artes visuais e moda.

Leia Também:  Comissão aprova política nacional para aumentar rebanho bovino de pequenos produtores

A música hip hop é caracterizada por seus padrões vocais rítmicos e rimada, muitas vezes transmitida em uma batida.

Da Redação – ND

Fonte: Câmara dos Deputados

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria novas medidas para aumentar a segurança de motoristas de aplicativos de transportes.

Pela proposta, as plataformas deverão oferecer ferramentas de proteção durante as viagens, como botão para acionar a polícia, atendimento imediato em situações de emergência e compartilhamento da localização em tempo real.

As empresas também terão de verificar a identidade dos usuários para evitar fraudes e o uso indevido de contas.

O texto assegura ao motorista, antes de aceitar uma corrida, acesso ao endereço completo de embarque e desembarque, ao nome do passageiro e à quantidade de viagens já realizadas por ele.

A comissão aprovou a versão do relator, deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), que fez ajustes técnicos no texto original (Projeto de Lei 6370/25), do deputado Amom Mandel (Republicanos-AM). “O objetivo é fortalecer a segurança de motoristas e usuários por meio da adoção de medidas proporcionais, efetivas e juridicamente adequadas”, disse Portugal.

O texto aprovado também incentiva campanhas educativas, a criação de canais de atendimento específicos e o treinamento de agentes públicos para atender ocorrências relacionadas ao setor.

Leia Também:  Comissão aprova política nacional para aumentar rebanho bovino de pequenos produtores

Por fim, o motorista não poderá ser punido por cancelar ou recusar uma viagem quando houver risco comprovado à sua segurança ou aos seus bens.

As plataformas que descumprirem as regras poderão receber advertência ou multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil por infração.

Próximas etapas
A proposta ainda será ainda analisada, de forma conclusiva, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA