POLÍTICA NACIONAL

Girão diz que STF legaliza ‘censura prévia’ e critica aumento de deputados

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou, em pronunciamento nesta sexta-feira (13), o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute a constitucionalidade do art. 19 do Marco Civil da Internet. Para o parlamentar, a Corte estaria invadindo a competência do Congresso Nacional ao reinterpretar uma norma aprovada pelo Legislativo em 2014. Segundo ele, o dispositivo foi criado para proteger a liberdade de expressão e impedir a censura nas plataformas digitais.

Esse art. 19, conforme foi redigido, é a base de proteção contra a censura, ao estabelecer que uma plataforma só pode sofrer sanções da Justiça por conteúdo de terceiro quando desobedecer às ordens judiciais. Com a nova redação que o Supremo quer dar, e vai dar, sabem o que vai acontecer no Brasil? Simplesmente vão fazer com que, por medo das punições, as plataformas passem a remover conteúdo de forma preventiva. Isso é loucura! — disse o senador.

O julgamento no STF envolve a possibilidade de responsabilização das plataformas digitais por conteúdos publicados por terceiros, mesmo sem decisão judicial. Atualmente, o artigo 19 do Marco Civil estabelece que os provedores só podem ser responsabilizados civilmente caso não cumpram determinações judiciais para a remoção de conteúdo considerado ilegal. Parlamentares contrários à mudança defendem que eventuais alterações ao texto devem ser feitas exclusivamente pelo Congresso Nacional.

Leia Também:  Jovem Senador vai reunir coordenadores estaduais em seminário de boas práticas

Girão voltou a cobrar um posicionamento mais firme do Senado diante de decisões do STF que, na avaliação dele, extrapolam os limites constitucionais. Ele informou já ter protocolado pedidos de impeachment de ministros da Corte e defendeu que a Casa exerça seu papel de controle diante de possíveis abusos de poder.

O senador também criticou o uso de emendas parlamentares como instrumento de barganha política. Segundo ele, esse mecanismo estaria sendo utilizado para influenciar votações e comprometer a independência do Parlamento. Girão também rejeitou propostas de alteração no tempo de mandato dos parlamentares, como a ideia de estender o mandato de senadores para dez anos. O senador também criticou a proposta de aumentar o número de deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Rede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) dois requerimentos de sessão especial: uma para celebrar os 60 anos da fundação da Rede Matogrossense de Comunicação e outro para comemorar os 12 anos da Federação Brasileira de Fomento Comercial, Serviços e Atividades Financeiras.

A homenagem à Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) foi solicitada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) por meio do RQS 447/2026. Nesse requerimento, Wellington destaca a trajetória da RMC, que teve início na década de 1960 com a fundação da TV Morena, em Campo Grande (hoje capital do estado de Mato Grosso do Sul), pelo empresário Ueze Elias Zahran.

Já a homenagem à Federação Brasileira de Fomento Comercial, Serviços e Atividades Financeiras (Febraf) foi solicitada pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE) por meio do RQS 437/2026. Em seu requerimento, Láercio lembra que essa entidade foi criada em 2014, tem “abrangência e base em todo o território nacional e consolidou sua legitimidade como entidade sindical de grau superior representativa dos setores de fomento comercial, serviços e atividades financeiras”.

Leia Também:  Comissão aprova medidas de proteção à abelha sem ferrão

As datas das sessões especiais ainda serão definidas pela Mesa do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA