MATO GROSSO

Feira da Agricultura Familiar reúne mais de 90 mil visitantes e consolida protagonismo durante a 32ª FIT Pantanal

Com recorde de expositores e resultados expressivos em vendas e articulações de negócios, a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR) marcou presença de forma decisiva durante a 32ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal 2025, a FIT Pantanal, realizada entre os dias 5 e 8 de junho. De acordo com a organização do evento, mais de 90 mil pessoas passaram pela feira realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A FEAFTUR é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, visitou a feira e comentou sobre o atual momento vivido pela agricultura de pequena escala. “Esta feira mostra o esforço dos produtores e a importância de organizar as cadeias produtivas para gerar renda. Já fui pequeno agricultor, conheço a realidade do campo e sei que cada investimento é essencial para quem quer produzir. Os produtores estão de parabéns, assim como toda a organização”, destacou Pivetta.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou o impacto positivo da participação de pequenos produtores na FIT Pantanal.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza instrução de salvamento terrestre para alunos de projeto social

“Os produtores puderam apresentar seus produtos, consolidar vendas e realizar networking. Além de produtores, são empreendedores e, dali, surgiram novos negócios. Conseguimos concretizar o fomento ao comércio, que é a última etapa da cadeia de valor”, afirmou.

Para a secretária, a FEAFTUR está consolidada na Fit Pantanal. “Na minha concepção, ela se tornou o coração da feira. É onde há maior concentração de público e maior interesse pelos produtos comercializados”, avaliou. Ela também adiantou que, diante do sucesso, a FEAFTUR deve ser levada a outros eventos ao longo do ano.

A gestora aproveitou para agradecer aos parceiros envolvidos. “Somos gratos pelas parcerias com o Sebrae, Fecomércio e Empaer. Já estamos preparando novos encontros, como os eventos de qualidade do café, que ocorrerão em Colniza e Juína, e o evento do queijo, em Cuiabá. São parcerias que fortalecem as políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar”.

Com a participação de 65 expositores, a FEAFTUR superou as expectativas e reforçou a força da agricultura familiar no Estado. O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destacou a importância do evento para a economia e o fortalecimento do setor. “A feira superou todas as expectativas, com um volume de vendas recorde. Mais do que isso, tornou-se uma vitrine de negócios, contratos e troca de experiências”, avaliou.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 8h às 14h

Suelme também enfatizou o papel motivador da feira para os produtores. “O espaço prova que Mato Grosso tem vocação e força na agricultura familiar, com uma diversidade que nasce dos nossos três biomas e das culturas indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Esta feira é uma experiência sensorial única, com produtos que não se encontram no mercado tradicional”, ressaltou.

Entre os expositores, a produtora indígena Nadir Naupe, da aldeia Masepó, localizada em Barra do Bugres e representante do Café Masepó, destacou a importância da valorização cultural e econômica dos povos originários.

“É um prazer participar da feira e mostrar o resultado do nosso trabalho. Somos 13 famílias produzindo café com orgulho. O apoio da Seaf e da Empaer tem sido fundamental. Mostramos que o povo indígena também pode produzir e prosperar”, observou.

Com resultados expressivos, diversidade de produtos e forte engajamento do público, a FEAFTUR reafirma seu papel como ferramenta estratégica para o desenvolvimento da agricultura familiar, conectando produtores, consumidores e políticas públicas de forma concreta e transformadora.

“Nós estamos juntos pelo desenvolvimento da agricultura familiar, porque, onde há produção, deve haver valorização. Onde existe agricultura familiar, certamente existe o compromisso do Governo, por meio da Seaf e da Empaer”, completou Andreia Fujioka.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno urbano e atende vítima de acidente de trânsito

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, neste sábado (30.5), duas ocorrências no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá), envolvendo um incêndio em vegetação em área urbana e um acidente de trânsito com vítima.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 11h50, na Rua General Rondon, na região central da cidade. A equipe do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar (1º PIBM) foi acionada para combater um incêndio em um terreno urbano.

Ao chegar ao local, os bombeiros iniciaram rapidamente o combate às chamas e conseguiram extinguir o fogo, evitando a propagação para imóveis nas proximidades. Ninguém ficou ferido.

Já às 22h28, a Unidade de Resgate de Poconé foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para atender uma ocorrência de colisão entre uma motocicleta e um automóvel na MT-370, na zona rural do município.

No local, a equipe encontrou uma mulher de 58 anos caída no chão, consciente, comunicativa e orientada. A vítima tinha uma escoriação leve no braço esquerdo e relatava dores na região das costas.

Leia Também:  "Contar com o apoio do Governo para prestar atendimento de qualidade é excepcional para nosso trabalho", afirma profissional na Expedição SER Família Mulher

Após receber os primeiros atendimentos e curativo no ferimento, a mulher foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA