NACIONAL

Delegados do BRICS fazem visita a campus de Instituto Federal

A manhã desta quarta-feira, 4 de junho, foi diferente para professores e estudantes do campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Eles receberam delegados internacionais do BRICS, que fizeram uma visita técnica à instituição. O dia foi de muito trabalho e de trocas de experiências para alunos dos cursos técnicos e superiores ofertados na unidade. 

Para o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Charles Okama de Souza, a visita é um reconhecimento ao modelo educacional inovador dos Institutos Federais, que articulam ensino, pesquisa e extensão. “Nossos estudantes realizam cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou seja, estudam a teoria das disciplinas tradicionais ao mesmo tempo que aprendem uma formação técnica. Hoje mostramos ao mundo um pouco desta vivência”, destacou. Também acompanhou a visita a diretora de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), Luciana Massukado. 

A reitora do IFB, Veruska Machado, destacou a oportunidade de mostrar a potência dos trabalhadores que são formados pela Rede Federal.A vinda dos representantes do BRICS tem uma motivação especial, porque o campus Riacho Fundo tem os cursos de letras (inglês), que é a língua oficial do BRICS, e de gastronomia, panificação e hospitalidade, que lidam diretamente com países diversos. Portanto, é uma oportunidade dupla. Esses países podem conhecer um pouco da educação que a gente promove, e os nossos estudantes, atuando nessa recepção, também têm um locus de desenvolvimento por meio de um projeto de ensino”, enumerou a reitora. 

Leia Também:  SAC participa do II Fórum Futuro da Regulação promovido por entidade portuguesa

Uma das grandes tarefas da recepção aos delegados internacionais ficou com a professora e coordenadora do curso de gastronomia, Juliana de Andrade. Foi ela a responsável por coordenar a alimentação que seria oferecida a um grupo completamente heterogêneo. “O BRICS é um bloco muito complexo, considerando a diversidade de culturas, inclusive alimentares. O que a gente escolheu foi fazer um percurso muito brasileiro, mas que se alinhasse à perspectiva das culturas que iríamos receber. Entendemos a necessidade de ter as restrições veganas e as possibilidades de produtos que têm uma carga afetiva. Falamos do Brasil de forma que o país se articule com os outros integrantes do BRICS”, detalhou. 

Para a estudante de letras Heloísa Moreira de Souza, a oportunidade de atuar na recepção à comitiva internacional como oficial de ligação foi enriquecedora. “Estou muito honrada de poder exercer essa função, apresentando a nossa rotina no IFB, e ver pessoas tão interessadas em conhecer um pouco da educação que o instituto proporciona. Tem sido muito enriquecedora essa troca com pessoas de outras culturas, criar essas pontes, esses laços”, comemorou a jovem. 

Leia Também:  UFRN cria sistema para monitoramento neurológico pediátrico

Agenda  A programação da Aliança de Cooperação em EPT do BRICS começou em 2 de junho, com a Reunião da Aliança de Cooperação em educação profissional e tecnológica (EPT) do BRICS. No dia seguinte, foi realizado um seminário voltado para os líderes de instituições de EPT do bloco, que discutiu inclusão, empregabilidade e desenvolvimento nacional. 

A programação segue na quinta-feira, 5 de junho, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, como anfitrião da 12ª Reunião dos Ministros da Educação dos BRICS. O encontro revisará as prioridades do Brasil para a cooperação educacional no grupo em 2025 e contará com a presença de autoridades da educação brasileira. Os trabalhos se encerram nos dias 6 e 7 de junho, com a realização do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS, no Rio de Janeiro.   

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)  

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente

O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.  

Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.  

Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.  

O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.   

Passo a passo para usar a plataforma:  

Leia Também:  Maniçoba: o sabor que une famílias no Círio de Nazaré

• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;   

• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;   

• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante;  • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.   

Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre. 

As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica. 

Leia Também:  Porto Velho (RO): verão amazônico, história viva e identidade às margens do Rio Madeira

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA