MATO GROSSO

“Investimentos do Governo têm impulsionado o desenvolvimento de Campo Verde”, afirma prefeito

O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso no município têm impulsionado o desenvolvimento da região, levando importantes melhorias para a população.

“O Governo tem feito com que Campo Verde passe por um processo de transformação, e o nosso município é a prova prática do bom uso dos recursos públicos, com eficiência e seriedade. Somos gratos por tudo que o Estado tem nos oferecido”, destacou o prefeito.

Na manhã deste sábado (17.5), o governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para o asfaltamento de 24,8 km da MT-403, entre a BR-070 até a Agrovila João Ponce de Arruda. Com um investimento de R$ 35,2 milhões, a obra vai ligar a Agrovila tanto à BR-070 quanto à MT-251, encurtando o trajeto de quem sai de Cuiabá e acessa o município de Chapada dos Guimarães por Campo Verde.

O governador Mauro Mendes ressaltou que o asfaltamento da rodovia era um desejo antigo da população e que a estrada vai dar mais qualidade de vida e segurança para os moradores da Agrovila.

“É uma alegria poder assinar essa ordem de serviço para iniciar uma obra tão sonhada e desejada e que vai acontecer a partir de agora. Em 2019 o Governo do Estado estava todo quebrado e hoje o dinheiro está na conta, garantido para finalizar esse asfalto. Pelas estradas passam ambulâncias, pessoas que vão visitar os parentes, é o ir e vir com mais segurança e qualidade”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, apontou que a previsão é que o asfalto esteja concluído até o fim de 2025.

“Conheço essa história da Agrovila há muitos anos. Como secretário de Obras de Cuiabá, fiz a ligação da Agrovila com a comunidade Bom Jardim, e hoje, como secretário de Infraestrutura do Estado, estou podendo fazer essas obras que atingem toda a nossa planície pantaneira, principalmente a Grande Cuiabá. Parabéns a todos que lutaram para que essa obra acontecesse. Hoje não temos asfalto, mas até o final do ano vamos ter, com a ajuda de vocês”, manifestou.

Leia Também:  Mês de junho terá últimos encontros do projeto Clubinho do Livro no Museu de Arte Sacra

O produtor rural Alexandre Schenkel, presidente do Sindicato Rural do município, agradeceu ao Governo do Estado pela obra e lembrou das dificuldades que via na infância, na estrada que levava até o sítio de sua família.

“É muito emocionante poder ver que vai ser asfaltada essa estrada. A gente lembra das dificuldades, os atoleiros que tinham aqui e hoje nós podemos comemorar o lançamento da obra para asfaltar esse trecho aqui. Parabéns a todos que continuam aqui se dedicando à Agrovila e obrigado por esse momento tão especial para os moradores”, afirmou.

Entrega de escrituras

Durante a agenda em Campo Verde, o Governo de Mato Grosso também entregou 84 escrituras definitivas para os moradores da Agrovila João Ponce de Arruda. O governador Mauro Mendes ressaltou que os títulos fazem parte do maior programa de entrega de escrituras do Estado, como forma de levar segurança jurídica às famílias mato-grossenses.

“Entregamos a escritura registrada em cartório, sem custar um centavo para aquelas pessoas que sonharam, trabalharam e conquistaram. São mais de 20 mil já entregues esse ano e temos mais quase 20 mil para entregar entre esse ano e o ano que vem. É o maior programa de entrega de escritura na mão do cidadão que tem a propriedade, mas não tinha o documento, gerando mais qualidade e segurança”, contou.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta na prisão de dois condutores embriagados e remoção de 16 veículos

O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim, lembrou que muitas famílias aguardavam pelas escrituras há mais de 30 anos e que o documento representa um sonho para os moradores.

“Estamos transformando uma esperança em realidade, cumprindo nossa obrigação de levar essa segurança para todos que aqui vivem”, afirmou.

O deputado estadual Beto Dois a Um parabenizou o Governo pelas entregas no município e ressaltou que os investimentos estão melhorando a vida de quem mais precisa.

“É uma honra trabalhar ao lado de um governo que prospera, entrega, cumpre compromissos e que pensa na transformação da vida das pessoas. A política existe para transformar a vida das pessoas numa vida melhor e é isso que vai acontecer aqui”, finalizou.

Vistorias

Ainda no município, o governador Mauro Mendes vistoriou as obras de construção da nova delegacia da Polícia Civil. O local vai ter 805,4m² construídos, em um terreno de mais de 2,7 mil m². A obra recebeu o investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado e é fruto de convênio com o município.

A comitiva estadual ainda vistoriou as obras de reforma geral da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, localizada no assentamento Santo Antônio da Fartura. O investimento é de R$ 2,6 milhões.

Solenidade

Também acompanharam a agenda no município a senadora Margareth Buzetti, o deputado estadual Carlos Avallone, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Alan Porto (Educação), Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), a diretora-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e prefeitos da região.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Escola de Governo abre inscrições para a capacitação "Diagrama de Ishikawa"

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta na prisão de dois condutores embriagados e remoção de 16 veículos

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA