CUIABÁ

Comissão de Educação se reúne com presidente do FUNDEB/MT

13/03/2025
Comissão de Educação se reúne com presidente do FUNDEB/MT

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

A Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá recebeu nesta quarta-feira (12) o presidente e vice-presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação no Estado de Mato Grosso (FUNDEB/MT). O presidente Manuel Silva e seu vice, Andre Martins esclareceram os questionamentos realizados pelos vereadores durante a reunião sobre o relatório financeiro.&nbsp
Manuel detalhou que os dados financeiros do Fundeb estão disponíveis para consulta pública, e alertou que o município de Cuiabá esta em atraso no sistema.&nbsp
“Cuiabá esta há quatro meses sem realizar a prestação de contas dos recursos do Fundeb, até no momento não chegou essa conta para nós. Ela deve ser iniciada por um servidor técnico e deve ser validada pela secretária e somente após isso ela entra em analise pelo conselho de acompanhamento”, disse o presidente.&nbsp
O presidente da Comissão, Daniel Monteiro (REP) ressaltou uma falha na comunicação entre os órgãos públicos e que a Câmara deve atuar para regularizar a situação.&nbsp
“Achamos que a prestação de contas havia sido feita, porém descobrimos que não. Há um problema de comunicação entre Prefeitura e Câmara, é importante fazer esse alinhamento. Temos que promover essa prestação de contas para que Cuiabá possa receber convênios federais”, concluiu.
&nbsp
O que é FUNDEB&nbsp
Seu principal objetivo é promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação cuja destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Agora é lei: veterinários devem comunicar suspeitas de abuso animal em Cuiabá

Propaganda

CUIABÁ

Segurança reforçada garante tranquilidade para torcida nos telões da Copa em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá reforçou o esquema de segurança nos cinco pontos da cidade que receberam telões para a transmissão do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, disputado nesta sexta-feira (19), contra a seleção do Haiti. A operação mobilizou 18 policiais militares, quatro viaturas e três motocicletas, com atuação preventiva para garantir que moradores acompanhem a partida com tranquilidade.

Antes do início da transmissão, as equipes se reuniram em frente ao Complexo Biocultural do Porto para o alinhamento das ações. O trabalho integra a programação do projeto Minha Rua é Show de Bola, que premiou bairros com maior engajamento em uma campanha promovida pela Prefeitura de Cuiabá.

De acordo com o secretário-adjunto municipal de Segurança Pública, Hudson Campos, o principal objetivo da operação é assegurar um ambiente seguro para as famílias que participam da iniciativa.

“Estamos implementando uma segurança próxima da sociedade, com caráter preventivo e ostensivo, para que todos possam se divertir durante esse momento de confraternização. Nossa expectativa é que tudo transcorra na mais perfeita ordem”, afirmou.

Leia Também:  Entrega oficial do ‘Dutrinha’ e saúde serão temas abordados na live do prefeito Emanuel Pinheiro nesta terça-feira (25)

O reforço policial foi distribuído entre os bairros Santa Terezinha, João Bosco Pinheiro, São João Del Rey, Alvorada e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, onde também foi montada uma estrutura voltada à comunidade haitiana. Cada local conta com uma guarnição dedicada, além do apoio das unidades policiais responsáveis por cada região.

Segundo Hudson Campos, a ação é resultado da integração entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Polícia Militar e outros órgãos municipais. Ele destacou que o município já desenvolve iniciativas semelhantes por meio da atividade delegada, utilizada para reforçar a segurança em escolas, unidades de saúde, parques e feiras livres.

“O trabalho integrado amplia a proteção à população e fortalece a presença das forças de segurança em ações promovidas pelo município. Nossa função é garantir que as famílias possam participar desses momentos com tranquilidade”, disse.

À frente das equipes operacionais, o subtenente da Polícia Militar Fábio Henrique Santos explicou que o planejamento priorizou os pontos com maior concentração de público. A atuação está voltada principalmente à prevenção de pequenos furtos e outras ocorrências que possam comprometer o bem-estar dos participantes.

Leia Também:  21 Dias de Ativismo: "Cuiabá intensifica a luta contra a violência de gênero", reforça Márcia Pinheiro ao destacar ações promovidas pela Secretaria Municipal da Mulher

“As pessoas vão para esses locais com o objetivo de torcer, se divertir e celebrar. Nossa missão é garantir que possam aproveitar esse momento com segurança, prevenindo situações que possam causar transtornos”, ressaltou.

Além do patrulhamento ostensivo, as equipes receberam orientações sobre procedimentos de atuação para eventuais intercorrências. Segundo os responsáveis pela operação, o planejamento prévio e a presença das forças de segurança nos locais contribuem para ampliar a sensação de proteção e preservar o caráter comunitário da iniciativa.

A instalação dos telões faz parte do projeto Minha Rua é Show de Bola, que mobilizou moradores de diversas regiões da capital e superou 1 milhão de visualizações nas redes sociais da Prefeitura. A proposta busca incentivar a convivência entre vizinhos e fortalecer a participação comunitária durante os jogos da Copa do Mundo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA