VÁRZEA GRANDE MT
Várzea Grande terá dois representantes na Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília
Secretários foram escolhidos no segmento do Poder Público Municipal e terão voz e voto nas discussões sobre políticas ambientais e emergências climáticas
Dois secretários municipais de Várzea Grande foram eleitos entre os 30 delegados que representarão o Estado de Mato Grosso na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio. Ricardo Alexandre da Costa Amorim, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, e Manoela Rondon Ourives Bastos, secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, foram escolhidos no segmento do Poder Público Municipal e terão voz e voto nas discussões sobre políticas ambientais e emergências climáticas.
Para o secretário Ricardo Amorim, a eleição representa a oportunidade de reforçar as necessidades ambientais do Município e do Estado. “Estaremos defendendo os interesses de todo o Mato Grosso, levando propostas sólidas para a Conferência Nacional, mas teremos um olhar especial para Várzea Grande também”, afirmou. Ele destacou o pioneirismo da cidade na realização da 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que aconteceu em janeiro deste ano.
Já a secretária Manoela Bastos ressaltou a relevância das propostas voltadas para a mitigação dos impactos ambientais no planejamento urbano. “O desenvolvimento urbano sustentável e a ampliação de áreas verdes são fundamentais para a qualidade de vida da população. Vamos defender incentivos para construções sustentáveis e medidas que garantam o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental”, declarou.
Além dos secretários, outros representantes de Várzea Grande também foram eleitos para segmentos distintos. No setor de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Elizeu de Faria Silva irá representar o município. Na Sociedade Civil, Cristina Souza da Silva Oliveira e Maria Aparecida do Nascimento foram eleitas. Já no segmento do Poder Público Estadual ou Federal, Selma de Souza Nunes foi escolhida.
Durante a Conferência Nacional, os delegados apresentarão propostas formuladas na etapa estadual, realizada em Cuiabá, com o objetivo de enfrentar os desafios ambientais. Entre as principais diretrizes estão a mitigação de impactos ambientais, adaptação a desastres naturais, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental.
Serão tratados ainda, incentivos à descarbonização na construção civil, apoio financeiro para adoção de energias renováveis, ampliação de áreas verdes, monitoramento de bacias hidrográficas, implantação de aterros sanitários e coleta seletiva, além da destinação de recursos para programas de combate a incêndios florestais e restauração ecológica.
“Com essa representatividade, Várzea Grande se fortalece no debate ambiental nacional, contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas”, pontou o secretário Ricardo Amorim.
VÁRZEA GRANDE MT
Parque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
Várzea Grande quer transformar a chegada do Parque Tecnológico Mato Grosso em uma oportunidade estratégica para atrair empresas de inovação, tecnologia e pesquisa ao município. Para isso, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que cria incentivos para negócios interessados em se instalar no complexo, cuja inauguração será realizada pelo Governo do Estado na próxima quinta-feira (25), às 14h30, no bairro Chapéu do Sol.
A proposta, elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, busca criar um ambiente mais competitivo para receber empresas de base tecnológica e fortalecer o novo ecossistema de inovação que começa a ser implantado na cidade.
“O município está fazendo sua parte para que o parque não seja apenas uma estrutura física, mas um espaço efetivamente ocupado por empresas, startups e centros de pesquisa. A legislação de incentivos é uma ferramenta importante para atrair investimentos e gerar oportunidades para a população”, afirma a secretária municipal Fayane Nagazawa.
Construído pelo Governo de Mato Grosso, o Parque Tecnológico será inaugurado com a entrega do Centro de Inovação, espaço voltado ao desenvolvimento de negócios tecnológicos, incubação e aceleração de startups, capacitação profissional e integração entre universidades, setor produtivo e poder público.
Além da elaboração da legislação de incentivo, a Prefeitura de Várzea Grande executou obras de infraestrutura no entorno do empreendimento para melhorar o acesso e preparar a região para receber novos investimentos.
Para Fayane Nagazawa, a instalação do parque representa uma transformação no perfil econômico do município, tradicionalmente ligado aos setores industrial, comercial e logístico.
“Várzea Grande já possui localização estratégica, mão de obra qualificada, proximidade com a capital e importante papel logístico. Agora, passa a integrar também a economia da inovação, criando condições para atrair empresas de tecnologia e ampliar a oferta de empregos qualificados”, destacou.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancim, do presidente da Fapemat, Marcos de Sá, do diretor do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bastos, e da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti.
Localizado em uma área estratégica do município, o Parque Tecnológico Mato Grosso foi concebido para reunir empresas, instituições de ensino, pesquisadores e investidores em um ambiente voltado à inovação.
“A expectativa é que o empreendimento contribua para a diversificação da economia local, atração de investimentos e geração de empregos qualificados nos próximos anos”, pontuou Fayane Nagazawa.
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
CULINÁRIA4 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
CUIABÁ4 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
ESPORTES4 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L

