MATO GROSSO

Processo seletivo de cursos técnicos da Seciteci recebe 2.860 inscrições

O processo seletivo para vagas em cursos técnicos gratuitos e noturnos, oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), recebeu 2.860 inscrições. Os candidatos agora concorrem a 640 vagas distribuídas em 12 cidades de Mato Grosso.

Todos os cursos serão realizados no período noturno, na modalidade concomitantes ou subsequentes, ou seja, para alunos que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica.

As áreas de estudo contempladas são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. A carga horária varia de 800 horas (12 meses) a 1.600 horas (24 meses).

Os 12 municípios onde serão ministradas as aulas são Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.

“O seletivo é uma forma do Governo de Mato Grosso ampliar a qualificação da mão-de-obra estadual para que as pessoas possam melhorar de emprego e renda”, afirmou o secretário Allan Kardec.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra facção criminosa em Campo Novo do Parecis

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, ressaltou que as vagas do seletivo são para aulas noturnas, o que permitirá que alunos, que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica, possam abrir novas possibilidade de formação.

A lista final de candidatos será publicada no dia 10 de fevereiro. A listagem incluirá uma coluna com um “número para sorteio” específico para cada candidato. No dia seguinte (11.2), será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados. As turmas serão formadas pelos 40 primeiros colocados.

A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (clique aqui para acessar), às 14h. A divulgação final dos aprovados acontecerá no dia 17 de fevereiro (17.2). As aulas se iniciam em 10 de março (10.3).

Para mais informações, confira o edital completo – clique aqui para acessá-lo.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Gefron e PRF apreendem 660 quilos de entorpecentes e recuperam caminhonete furtada

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra facção criminosa em Campo Novo do Parecis

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA