POLÍCIA FEDERAL

PF resgata 15 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Pantanal Sul-Mato-Grossense

Corumbá/MS. A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, resgatou 15 trabalhadores que viviam sob condições degradantes e restrição de liberdade em uma fazenda localizada no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

A ação foi desencadeada após denúncias que relataram graves violações de direitos, como privação de água potável, alimentação insuficiente e impedimento de deixar o local, que se encontrava em uma região remota e de difícil acesso, alcançada apenas após três dias de viagem de barco.

De acordo com as investigações, os trabalhadores eram submetidos a condições desumanas: a água disponível era suja e imprópria para consumo, causando frequentes episódios de diarreia, enquanto a alimentação fornecida semanalmente pelos empregadores era insuficiente, obrigando-os a caçar para complementar as refeições.

Os alojamentos eram improvisados com lonas, sem qualquer proteção contra animais ou condições climáticas adversas, e não havia instalações sanitárias ou água para banho. Além disso, os trabalhadores eram ameaçados para que não denunciassem a situação.

Leia Também:  PF e CGU investigam corrupção e fraudes licitatórias em Recife/PE

A operação, fruto de uma investigação detalhada, permitiu identificar a localização exata dos trabalhadores e realizar o resgate com segurança. A força-tarefa garantiu assistência imediata às vítimas, que agora recebem acompanhamento e suporte para restabelecer seus direitos trabalhistas e sociais.

Os empregadores responderão pelas sanções administrativas e trabalhistas cabíveis, sem prejuízo de sua responsabilização criminal pelo crime de redução a condição análoga à escravidão.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
WhatsApp: 67 3303-5626
e-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

Ação integrada apreende material com características de explosivo no Paraná

Foz do Iguaçu/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR), em ação conjunta com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Esquadrão Antibombas do BOPE e o 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), apreendeu, na noite de sexta-feira (19/6), um material com características de explosivo no interior de um veículo abordado no município de Itaipulândia/PR.

A apreensão ocorreu durante patrulhamento na faixa de fronteira realizado no contexto de ações de monitoramento relacionadas a possíveis desdobramentos de crimes graves registrados na região. Informações policiais indicavam a possível movimentação de explosivos oriundos do Paraguai nas proximidades de Itaipulândia.

Na ocasião, policiais visualizaram um veículo em atitude suspeita, em área rural próxima à fronteira e realizaram a abordagem. Durante a vistoria, foi localizada uma bolsa contendo material com características de emulsão explosiva.

Diante do risco potencial, a área foi isolada e o protocolo para ocorrências envolvendo explosivos foi acionado. O Esquadrão Antibombas (EAB) prestou apoio e realizou os procedimentos técnicos necessários no local.

Leia Também:  PF prende foragido por crime de roubo em Manaus

Os dois ocupantes do veículo foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para as providências cabíveis. Também foi apreendido um aparelho celular. As investigações prosseguem para apurar a origem, o destino e a possível vinculação do material com organizações criminosas atuantes na região de fronteira.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR) é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
[email protected]
@pffoz

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA