POLÍTICA NACIONAL

Iluminação azul no Congresso homenageia dias do Surdo e das Línguas de Sinais

A fachada do Congresso Nacional será iluminada de azul nestas terça (24) e quarta-feira (25) pelo Dia Internacional das Línguas de Sinais, comemorado em 23 de setembro, e pelo Dia Nacional do Surdo, dia 26 de setembro. O conjunto de ações de conscientização em torno das duas datas, conhecido como Setembro Azul, visa alertar para a importância de políticas públicas de inclusão e respeito aos direitos de pessoas que convivem com a surdez.

O pedido para a iluminação foi feito pelo senador Romário.

A cor azul, escolhida para representar o “orgulho surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa na mesma cor amarrada ao braço, durante o regime nazista alemão.

O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. Já o Dia Internacional das Línguas de Sinais foi instituído pela Organização das Nações Unidas para homenagear o dia em que a Federação Mundial dos Surdos foi criada, em 1951.

Leia Também:  Izalci critica falta de fiscalização na abertura de bets por 'laranjas'

Além das duas datas, no mês de setembro também é comemorado o Dia Internacional do Surdo (30 de setembro).

Da Redação – AC
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

Fonte: Câmara dos Deputados

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

CAE vota benefícios para pesquisadores, ‘soldados da borracha’ e microempresas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendou reunião para a terça-feira (16), a partir das 10h, com cinco projetos de lei na pauta de votação. Entre eles há propostas que tratam de incentivo a pesquisas de ciência e tecnologia, abono natalino para os “soldados da borracha” e facilitação do crédito produtivo para microempreendedores.

O PL 5.926/2023, do senador Confúcio Moura (MDB-RO), dá aos soldados da borracha direito a abono natalino. Os chamados soldados da borracha são os brasileiros enviados à Amazônia durante a 2ª Guerra Mundial para a produção do látex. O bônus anual terá o mesmo valor da pensão mensal a que eles já têm direito e será pago até 20 de dezembro. A relatoria está com o senador Alan Rick (Republicanos-AC).

Entre 1943 e 1945, cerca de 60 mil cidadãos brasileiros foram alistados, recrutados e transportados para a Amazônia, para extrair borracha destinada aos Estados Unidos. O objetivo era suprir a grande demanda dos Aliados no período da guerra contra o nazifascismo. 

Segundo Confúcio, foi prometido aos soldados da borracha que, após a guerra, eles retornariam à terra de origem. Contudo, grande parte morreu de doenças, e muitos sobreviventes ficaram na Amazônia por não terem dinheiro para pagar a viagem de volta ou por estarem endividados com os donos de seringais.

Leia Também:  Comissão aprova punição mais rigorosa para quem entra com celular e armas em presídios

Ciência e tecnologia

Apresentado pelo senador Romário (PL-RJ), o PL 2.374/2019 cria um cadastro nacional de pesquisadores com liberação imediata para importar mercadorias destinadas a estudos científicos e tecnológicos. A ideia é acelerar a liberação de materiais estrangeiros usados nos estudos. O relator é o senador Laércio Oliveira (PP-SE).

Microcrédito

O PL 1.472/2026 altera o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado para preservar o poder de compra dos microempresários, permitindo que eles tenham acesso a mais crédito para investir no próprio negócio. A autora da proposta é a ex-senadora Augusta Brito. A intenção é aumentar o valor máximo das operações de crédito, que, explica Augusta na justificativa do projeto, está sem atualização desde 2020. A relatoria também está com Laércio Oliveira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA