POLICIAL
Polícia Civil cumpre mandados e prende 8 traficantes em flagrante em Água Boa
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta (21.08) e quinta-feira (22.08), oito suspeitos por tráfico de drogas durante a Operação “Rédea Curta” em Água Boa (a 730 km de Cuiabá).
A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais de buscas e apreensão domiciliar contra os traficantes do município. Os alvos dos mandados foram endereços usados pelos investigados para venda de entorpecentes. Além das prisões, foi retirado de circulação cerca de dois quilos de drogas, dinheiro, balança de precisão e outros materiais.
Os mandados de buscas foram expedidos pela Justiça, após investigação da equipe da Delegacia de Água Boa, que observou movimentação intensa de usuários entrando e saindo de diversas residências.
Durante campana e monitoramento nos locais suspeitos, também foi percebido a movimentação de motocicletas circulando repetidamente, sugerindo um possível esquema de entrega de drogas na modalidade conhecida como “delivery”.
Conforme o delegado de Água Boa, Matheus Soares Augusto, a primeira prisão ocorreu no dia 13 de agosto, quando, após vigilância da casa de um traficante monitorado por tornozeleira eletrônica, foram apreendidas porções de drogas.
“Apesar desta prisão inicial, as investigações continuaram e outras residências foram identificadas. Com base nos indícios de crime colhidos pelos policiais civis, foram representados pelos pedidos de busca e apreensão domiciliar, deferidos pelo Poder Judiciário”, destacou o delegado.
O trabalho investigativo da Delegacia de Polícia resultou, desde o dia 13, em dez prisões em flagrante, além de apreensão de drogas, dinheiro, veículos e objetos provenientes de crime de receptação.
As diligências continuam e a Polícia Civil de Água Boa orienta a população a fazer denúncias, garantindo que a identidade será mantida em sigilo.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Operação da Polícia Civil mira membros de facção criminosa que atuam no norte de MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (30.6), em Sinop, a Operação Extensão para cumprir dois mandados de busca e apreensão domiciliar contra investigados por integrarem uma facção criminosa na região norte do Estado.
Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 55 mil nas contas de um dos investigados, medida destinada a impedir a movimentação de valores supostamente vinculados às atividades criminosas.
Os mandados foram decretados pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Sinop, com base em investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco) de Cuiabá, que apuram os crimes de organização criminosa e lavagem de capitais.
O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Sinop. A operação teve como alvo principal L.S.P., conhecido como “Sapateiro”, apontado como integrante da facção criminosa na região norte do Estado.
Influência externa
As investigações tiveram início em 2024, quando o principal alvo da investigação foi transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Porém, mesmo custodiado, ele continuaria exercendo influência sobre as atividades da facção criminosa.
Segundo as apurações, os alvos das buscas desempenham funções estratégicas para a estrutura criminosa, executando ordens repassadas pela liderança da facção, seja na distribuição fragmentada de valores provenientes das atividades ilícitas, seja na operacionalização das ações necessárias para a manutenção e o fortalecimento do grupo criminoso.
Durante as investigações, também foram identificados indícios de uma estrutura composta por operadores responsáveis pela movimentação financeira, suporte logístico, habilitação de linhas telefônicas, ocultação patrimonial e utilização de terceiros para dificultar o rastreamento dos valores obtidos de forma ilícita.
Com base nos elementos colhidos, a Polícia Civil representou pelas medidas judiciais, que foram deferidas pela Justiça. As buscas têm como objetivo apreender aparelhos celulares, documentos, mídias e outros elementos que contribuam para o avanço das investigações, bem como identificar novos integrantes e fortalecer as provas relacionadas aos crimes investigados.
Operação Extensão
O nome da operação faz referência à estratégia adotada pela facção criminosa de ampliar a atuação de sua principal liderança por meio de integrantes e pessoas interpostas que, mesmo sem vínculo direto e aparente com o líder preso, executariam suas determinações, permitindo a continuidade das atividades criminosas e estendendo a influência da facção na região.
Operação Pharus
A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
Sinop7 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes lança pré-candidatura ao Senado e defende endurecimento das leis e mudanças no STF – veja o video
-
POLÍTICA MT3 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira

