CUIABÁ
Campanha de vacinação contra poliomielite começa em Cuiabá nesta terça-feira (28)
Nesta terça-feira, (28) começa em Cuiabá a campanha de vacinação contra a poliomielite. A ação, que se estenderá até o dia 14 de junho, tem como objetivo imunizar 95% das crianças com idades entre 1 e menores de 5 anos. Para garantir a vacinação, os pais devem levar as crianças a uma unidade básica de saúde (UBS) com a caderneta de vacinação.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus. Esta doença pode provocar paralisia muscular, principalmente dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves, a poliomielite pode levar ao óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a poliomielite, sendo essencial para a proteção das crianças e para a erradicação da doença.
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, a vacinação contra a poliomielite é um esforço conjunto entre as autoridades de saúde e a população para manter o controle e a prevenção desta doença. “A adesão dos pais e responsáveis é essencial para o sucesso da campanha e para a proteção de todas as crianças da cidade. As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber as crianças e realizar a imunização com segurança e eficiência. Não deixe de levar seu filho para vacinar”, ressaltou.
O secretário municipal de saúde, Deiver Teixeira, reforçou a importância da vacinação. “A vacinação é a maneira mais eficaz de proteger nossas crianças contra a poliomielite, uma doença que pode ter consequências devastadoras. É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinarem, para tentarmos alcançar a meta de imunizar 95% das crianças no público-alvo. Cada dose aplicada é um passo a mais na proteção das futuras gerações”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Festival da Pamonha começa neste sábado com presença do prefeito e expectativa de recorde de público
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou neste sábado (18) da abertura do 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, reforçando o apoio da gestão municipal às tradições culturais e à agricultura familiar. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, segue até o dia 21 de abril, no km 23 da rodovia MT 251, e deve superar a marca de 30 mil visitantes, com a estimativa de processamento de mais de 40 toneladas de milho ao longo dos quatro dias.
Durante a visita, o prefeito percorreu as barracas do festival, conversou com produtores e comerciantes locais e fez questão de vivenciar a experiência gastronômica. Ele almoçou no local e experimentou diferentes iguarias à base de milho, incluindo pamonha salgada com carne seca, uma das mais procuradas pelo público.
Em tom descontraído, Abilio destacou a qualidade dos produtos e a importância do evento para a comunidade. Segundo ele, a culinária local é um dos principais atrativos do festival e representa a força do trabalho dos pequenos produtores, além de contribuir para a valorização das tradições cuiabanas.
O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, ressaltou o papel do festival na economia local e na valorização da zona rural. Ele destacou que o evento fortalece a geração de renda e movimenta uma ampla cadeia produtiva, envolvendo desde produtores até profissionais de serviços.
“O festival possibilita que os moradores tenham uma atividade que fomente o setor gastronômico, já tradicional e reconhecido nacionalmente. Investir em eventos como este é investir no social, pois promove a circulação de renda e beneficia diversas famílias”, afirmou.
Além das tradicionais pamonhas doces, salgadas e recheadas, o público encontra uma grande variedade de produtos derivados do milho ao longo do festival. Entre eles estão cural, milho cozido, bolos, doces e até licor de milho, reforçando a diversidade gastronômica e a identidade cultural da região.
O secretário também destacou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à agricultura familiar por meio da promoção de eventos que incentivam a comercialização de produtos locais. Segundo ele, a iniciativa contribui para fortalecer os pequenos produtores e ampliar as oportunidades de renda.
“O evento é um exemplo claro de como a Prefeitura apoia a agricultura familiar, criando oportunidades de comercialização e fortalecendo quem produz. São quatro dias de programação, com atrações e opções para toda a população”, completou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
MATO GROSSO6 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
Sinop6 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO2 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAmeaça no Estreito de Ormuz reacende risco sobre diesel, fertilizantes e custo da safra
