POLICIAL
Operação Caminhos Seguros leva palestra e panflletagem educativa a estudantes e ao comércio de Jauru
Estudantes de escolas públicas de Jauru, na região de fronteira do estado, participaram nesta terça-feira (14.05) de palestras com policiais civis da cidade sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil.
A palestra foi realizada no Distrito de Lucialva, com apoio do Conselho Tutelar, com os alunos dos ensinos fundamental e médio na Escola Juscelino Kubischeck de Oliveira.
A ação educativa faz parte da programação da Operação Nacional Caminhos Seguros, deflagrada no início deste mês em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Mato Grosso, a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Polícia Civil, é responsável pela organização das atividades da operação nas 15 regionais do estado, com a integração das unidades policiais.
Em Jauru, a equipe da delegacia também fez panfletagem educativa nas ruas e no comércio da cidade com informações sobre o movimento Maio Laranja, fornecendo informações e números para denúncias de abuso e exploração sexual infantil.
As atividades da Operação Caminhos Seguros continuarão na próxima semana com ações na cidade de Figueirópolis d’Oeste.
A operação nacional envolve ações preventivas e repressivas, com o objetivo de intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em áreas vulneráveis para a prática desse tipo de crime.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Civil de MT captura em São Paulo condenado a mais de 12 anos por estupro qualificado
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu um homem de 48 anos condenado a 12 anos e seis meses de prisão por estupro qualificado. A captura foi resultado de diligências e ações de inteligência que permitiram localizar o condenado.
A captura foi realizada nesta quarta-feira (17.6), após troca de informações entre as Delegacias de Peixoto de Azevedo (MT) e Queiroz (SP).
O crime ocorreu em Peixoto de Azevedo, no ano de 2001. Desde então, o condenado encontrava-se foragido da Justiça.
“Essa prisão demonstra a capacidade investigativa e a perseverança da Polícia Civil de Mato Grosso em dar um desfecho a crimes graves, mesmo após décadas dos fatos”, destacou o delegado Thiago Pinheiro Barros, responsável pela investigação que resultou na localização e prisão do foragido.
Após a prisão, o condenado foi colocado à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena.
Investigação
O preso era procurado por participação em um estupro praticado por mais de um agente, ocorrido há 22 anos, que resultou em lesões graves à vítima.
O paradeiro do condenado era desconhecido há anos. No entanto, por meio de levantamentos investigativos, cruzamento de informações, análise de dados e monitoramento, a equipe da Delegacia de Peixoto de Azevedo conseguiu identificar sua localização no interior do Estado de São Paulo.
As diligências apontaram que o foragido residia no município de Clementina (SP) e trabalhava na zona rural de Queiroz (SP).
Após a confirmação do paradeiro do condenado, a Delegacia de Peixoto de Azevedo realizou intercâmbio de informações com a Polícia Civil paulista. Com base nos elementos compartilhados, equipes da Delegacia de Queiroz efetuaram a prisão do alvo.
O crime
O estupro foi praticado durante a madrugada de 14 de maio de 2001, em uma localidade conhecida como “Vaquejada”, no município de Peixoto de Azevedo.
Conforme apurado, três homens utilizaram violência e grave ameaça para constranger a vítima, que à época tinha menos de 16 anos, a manter conjunção carnal com os autores.
Com a prisão do foragido, todos os condenados pelo crime encontram-se em cumprimento de pena.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCurso da ALMT incentiva mulheres a ocuparem espaços na política
