MATO GROSSO
Sema reforça prazo de 90 dias para análise do CAR Digital e evitar suspensão do cadastro
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) orienta produtores rurais e responsáveis técnicos sobre a importância de seguir os prazos estabelecidos para a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Desde a implantação do CAR Digital em março deste ano, o processo automatizado oferece um prazo de 90 dias para análise após a notificação via e-mail. O registro permanece suspenso até a completa regularização.
Para os cadastros aprovados, os proprietários dispõem de um prazo adicional de 90 dias para revisar, aceitar ou recusar as informações no sistema do CAR Digital. A aceitação confirma os dados do usuário e gera automaticamente a documentação necessária. Cadastros considerados inaptos são direcionados para correção com orientações detalhadas e uma subsequente análise manual.
A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, destacou a relevância do CAR para o acesso a mercados, créditos e financiamentos.
“Os órgãos financeiros, empresas fornecedoras e financiadoras eles vão consultar o CAR da propriedade. Se o CAR estiver suspenso, o proprietário vai ter dificuldade de acesso aos mercados, linha de crédito e financiamento. Desta forma, os mutirões ambientais que estamos participando também serve para ter esse contato e explicar ao proprietário como fazer a regularização ambiental”, explicou.
O primeiro Mutirão Ambiental CAR Digital, realizado em Nova Ubiratã com apoio da prefeitura local e do sindicato rural, entre os dias 9 e 11 de abril, contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e ofereceu 134 atendimentos para esclarecimento de dúvidas sobre a regularização dos registros.
Luciane Bertinatto afirmou que a abordagem junto ao produtor no Mutirão Ambiental para esclarecer os assuntos referentes ao novo sistema do CAR é extremamente positiva.
“Nós conversamos com proprietários, responsáveis técnicos e pretendemos ampliar cada vez mais essa comunicação para que entendam as questões relacionadas ao sistema digital, ao prazo. A Sema está sempre de portas abertas para esclarecer todas as dúvidas e convida os interessados a participarem dos próximos mutirões que terão ao longo do ano”, disse.
Outros mutirões ambientais estão previstos para acontecer em maio nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Diamantino, São Jose do Rio Claro e Ipiranga do Norte.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros e Energisa alinham ações para reforçar prevenção a incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Energisa Mato Grosso alinharam estratégias conjuntas voltadas à prevenção e ao combate a incêndios florestais durante o período de estiagem, quando cresce significativamente o risco de ocorrência desse tipo de evento no Estado.
A articulação ocorreu durante visita institucional realizada por militares do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) à sede da concessionária de energia na última semana. No local, os militares conheceram a estrutura do Centro de Operações da Energisa, responsável pelo planejamento, monitoramento e resposta a ocorrências que possam impactar o fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso.
O encontro também promoveu a troca de informações técnicas entre as equipes, com foco no fortalecimento da comunicação e no compartilhamento de dados estratégicos. Entre os temas abordados estiveram o cronograma de ações preventivas, a proteção de redes elétricas em áreas de maior vulnerabilidade ao fogo, o uso de bases georreferenciadas no planejamento operacional e a atuação integrada entre o setor público e a iniciativa privada em situações de emergência ambiental.
De acordo com o comandante do BEA, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, essa cooperação amplia a capacidade de resposta e fortalece as ações preventivas em campo. “Quando integramos informações, tecnologias e planejamento entre as instituições, conseguimos antecipar cenários de risco e agir com mais precisão. Essa parceria com a Energisa é fundamental para reduzir impactos e garantir maior segurança durante o período de seca em Mato Grosso”, destacou.
O presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, também afirmou que a parceria torna as ações mais eficientes e coordenadas. “A parceria entre a Energisa Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros é essencial para fortalecer nosso Plano de Combate a Incêndios, unindo prevenção, agilidade e segurança na proteção da vida, do meio ambiente e da continuidade do fornecimento de energia elétrica”, explicou.
Já o coordenador do Centro de Operações da Energisa Mato Grosso, Murilo Castilho, destacou a importância da cooperação entre as instituições para enfrentar o período de condições climáticas adversas.
“Essa parceria vem ao encontro dos objetivos da Energisa, que são identificar os pontos críticos de queimadas no Estado para maximizar os ganhos de manutenção nessas regiões. Essa união vai garantir maior efetividade e agilidade para enfrentar os períodos de contingência climática que podem ocorrer com a chegada do El Niño”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende droga em bagagem de passageira durante fiscalização na BR-364 em Rondonópolis (MT)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
