CUIABÁ

Começa no dia 10 o ‘Natal da Gente 2023’, que levará o Espírito Natalino aos bairros de Cuiabá

Com a chegada da época mais esperada do ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, está preparando uma programação especial para celebrar o Natal. A edição do ‘Natal da Gente 2023’ promete levar a magia das festividades natalinas aos diversos bairros da capital, especialmente aqueles mais distantes do centro, proporcionando entretenimento e cultura para toda a população.

Com essa iniciativa, a Prefeitura busca não apenas celebrar o Natal, mas também fortalecer os laços com a comunidade, proporcionando momentos de alegria e confraternização em diferentes partes da cidade. “Que este Natal seja repleto de luz, amor e solidariedade, unindo ainda mais os corações cuiabanos em uma celebração única e especial”, declarou o chefe do Executivo Municipal, prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O lançamento oficial está agendado para o dia 10 de dezembro (domingo), a partir das 19h, no Parque das Águas. A abertura oficial contará com a participação das talentosas meninas do coral do Programa Siminina, além de diversas atrações artísticas e culturais que prometem encantar tanto crianças quanto adultos. Destaque para a “Cantata de Natal”, que contará com a participação especial do Coral da UFMT, prometendo emocionar a todos e encerrar a noite festiva às 22h.

Leia Também:  Chico sugere comissão ao TCE e conselheiro vai incluir Legislativo de Cuiabá em grupo pós-intervenção

Um caminhão bitrem, totalmente transformado, levará para as localidades atrações como presépio, chuva de neve e Casa do Papai Noel, com a presença do Bom Velhinho. Além disso, serão realizadas apresentações culturais e musicais.

“A programação natalina não se limita ao Parque das Águas. Nos dias subsequentes, o Natal da Gente 2023 se espalhará por diferentes bairros da cidade, levando consigo o espírito fraterno e a alegria típicos dessa época tão especial”, afirmou o secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Hermann de Oliveira.

Programação:

No dia 11 (segunda-feira), a Praça Cultura do Pedra 90 será o ponto de encontro para mais celebrações natalinas. Já no dia 12, a Avenida Espigão/Tijucal será iluminada com as luzes do Natal da Gente 2023. A Praça Cultural do Parque Cuiabá será o cenário mágico no dia 13, seguida pelo Campo do Areão/Santa Isabel no dia 14 de dezembro.

A festividade continua ao longo da semana, abrangendo o Coxipó do Ouro, o Campo de Futebol do Jardim União, a Praça Principal/Três Barras, o Terminal do CPA I, o Campo de Futebol Itamarati/Planalto e, encerrando com chave de ouro, o Parque Tia Nair no dia 20 de dezembro. As programações terão início sempre às 18h.

Leia Também:  Comissão aprova criação do projeto

Todas as ações serão feitas por meio de parceria com as concessionárias Águas Cuiabá, Energisa Mato Grosso e lojas O Boticário.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Rede de urgência e emergência de Cuiabá ultrapassa 70 mil atendimentos mensais

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mensalmente mais de 70 mil atendimentos nas unidades que compõem a rede de urgência e emergência da capital. Os números demonstram a importância dos serviços ofertados à população e o compromisso da gestão municipal em garantir assistência rápida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esses números demonstram a dimensão da rede municipal de saúde e o comprometimento das nossas equipes, que atuam diariamente para garantir atendimento à população. Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os serviços, melhorar a estrutura das unidades e oferecer uma assistência humanizada e de qualidade para quem procura a rede pública de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

O maior volume de atendimentos é registrado nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital: Leblon, Pascoal Ramos, Morada do Ouro e Verdão, que somam, em média, 65.054 atendimentos por mês. As unidades funcionam 24 horas por dia e são responsáveis por atender casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, além de contribuir para reduzir a demanda hospitalar.

Leia Também:  Jornal A Gazeta publica matéria com informações falsas sobre a Secretaria Municipal de Saúde

“As UPAs de Cuiabá são a principal porta de entrada da rede de urgência e emergência do município. Somente nessas quatro unidades, ultrapassamos a marca de 65 mil atendimentos mensais, o que demonstra a relevância desses serviços para a população. Nossas equipes atuam 24 horas por dia para garantir assistência rápida, segura e humanizada, mesmo diante da alta demanda registrada diariamente”, destacou o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.

No Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), referência para atendimentos de maior complexidade, a média mensal é de 1.305 pacientes atendidos. A unidade recebe usuários encaminhados por diversos serviços da rede de saúde, incluindo ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, UPAs, policlínicas, unidades de Saúde da Família, sistema prisional, além de outros hospitais e serviços especializados.

Já o Centro Médico Infantil (CMI), voltado ao atendimento exclusivo de crianças, registra média mensal de 4.524 atendimentos. A unidade desempenha papel fundamental na assistência pediátrica da capital, oferecendo atendimento especializado e contribuindo para reduzir a procura por serviços hospitalares.

Leia Também:  Prefeitura premia escolas que se destacaram nos Jogos Estudantis Cuiabanos

Atendimentos mensais da rede de urgência e emergência de Cuiabá:

• UPAs (Leblon, Pascoal Ramos, Morada do Ouro e Verdão): 65.054 atendimentos/mês

• Centro Médico Infantil (CMI): 4.524 atendimentos/mês

• Hospital Municipal de Cuiabá (HMC): 1.305 atendimentos/mês

• Total da rede: 70.883 atendimentos/mês

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA