MATO GROSSO

Alunos de Chapada dos Guimarães concluem curso de capacitação do Governo de MT

Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, no âmbito do Programa SER Família Capacita, o curso de assistente administrativo formou uma nova turma, em Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá), e os beneficiados classificam a qualificação como a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho ou de terem uma renda melhor. A formatura foi nessa quarta-feira (25.10).

“O curso abriu a minha visão para um futuro melhor”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Valéria Aparecida Ramos, uma das formandas do curso.

O programa idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e executado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

Ao todo, mais de 1.700 alunos já se formaram em cinco meses de execução do programa.

“É maravilhoso saber que os frutos dos cursos do SER Família Capacita estão sendo colhidos, o sonho de ver as pessoas com novas perspectivas e oportunidades está se realizando. Parabenizo os formandos de Chapada. O curso de Assistente Administrativo oferece leques de oportunidades, foi uma boa escolha. Gratidão a todos que participaram e contribuíram para essa conquista”, agradeceu a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, reforçou que o Programa SER Família Capacita está interligado ao Programa SER Família, o maior programa social da história do Mato Grosso, e que busca vincular todo o apoio necessário da assistência social às famílias que mais precisam, mas também realizando um trabalho de inclusão socioprodutiva.

“Essa inclusão dá a oportunidade para as pessoas se capacitarem e serem inseridas no mercado de trabalho, melhorar a sua renda pessoal e a da sua família. Este programa do Governo, idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, e que tem o convênio com o Senai, já atendeu efetivamente mais de 70% dos municípios do estado e ainda temos turmas para serem finalizadas até dezembro. São 50 mil vagas totalmente gratuitas de cursos que foram pensados e trabalhados, de acordo com o mapa do trabalho de cada município”, afirmou a secretária Grasi Bugalho.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros inicia operação da Sala de Situação Central nesta segunda-feira (2)

Ela ainda declarou que formar mais uma turma pelo programa é um momento de felicidade, pois todo fechamento de ciclo é digno de comemoração.

“Nós estamos aqui para comemorar a vitória dos alunos. Além disso, também é uma conquista para nós, porque quando pensamos numa política pública, pensamos em entregá-la para que faça diferença na vida das pessoas. É uma oportunidade para eles se desenvolverem e obterem conhecimento”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Valéria, que concluiu a capacitação com mais 13 alunos do município, contou que o curso foi uma oportunidade de qualificação sem custos e que a partir do momento em que o iniciou, mudou o pensamento quanto ao futuro.

“Depois que comecei a frequentar o curso, a minha cabeça tem outros pensamentos. Como eu trabalho por contrato temporário, vi que a qualificação poderia me ajudar a mudar de vida. Me inscrevi no curso de Técnico em Secretariado e também fiz inscrições para processos seletivos. Falo que esse programa foi uma benção nas nossas vidas. Agradeço ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama, dona Virginia, por ter proporcionado esse presente para todos nós”, declarou.

Segundo a primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello, o Governo de Mato Grosso tem sido um grande parceiro do município e que os programas desenvolvidos pela primeira-dama Virginia Mendes são grandes exemplos para o Brasil.

“A gente tem é muito orgulho de ver a nossa primeira-dama desenvolvendo esses projetos, que vão de encontro à necessidade da nossa população, trazendo qualificação como o SER Família Capacita, que tem possibilitado a esses jovens uma qualificação gratuita e de qualidade. Todos eles estão saindo aptos deste curso e prontos para o mercado de trabalho. Então a gente fica muito feliz com isso e queremos que essa parceria com o Estado continue, porque vem sendo muito produtiva para o nosso município”, disse.

Leia Também:  Segunda-feira (04): Mato Grosso registra 771.458 casos e 15.017 óbitos por Covid-19

Para a jovem Eloísa Lucena Martins, de 23 anos, que já tem um emprego e queria se aperfeiçoar, o curso foi muito importante para a sua formação. Ela contou que mesmo trabalhando durante o dia e fazendo o curso no período noturno, não desistiu.

“Eu sentia o cansaço no final do dia, mas aprendizado que adquiri no curso foi excelente e recomendo a todas as pessoas, que se tiverem oportunidade de fazer a inscrição, faça. Eu aprendi muito com o curso e já estou colocando em prática no meu trabalho. Cada momento aqui foi muito bom, não só para mim, mas para todos os meus colegas. Só temos a agradecer ao Governo do Estado em trazer esse curso pra gente, e claro, um agradecimento especial ao nosso professor que sempre nos incentivou”, ressaltou.

Cursos do SER Família Capacita

Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.

No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 141 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.

As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 9 9806-3806 (Whatsapp).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

PM prende dupla suspeita de atacar UPA em VG e disparar contra vigilante

Equipes da Polícia Militar prenderam, na tarde desta quinta-feira (7.5), dois suspeitos de realizar disparos de arma de fogo na UPA Ipase, em Várzea Grande. Uma mulher também foi detida por desacatar os policiais e impedir a prisão de um dos criminosos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 14h40, quando dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta Honda CG 150 Start verde e tentaram roubar a arma de um vigilante de 47 anos, que trabalhava na unidade de saúde.

Um dos suspeitos entrou em luta corporal com a vítima na tentativa de tomar a arma de fogo do segurança. O criminoso efetuou o disparo em direção ao vigilante. O tiro não atingiu o trabalhador.

Após o crime, as equipes iniciaram buscas na região. Imagens do circuito interno da UPA ajudaram na identificação dos envolvidos. Uma mochila deixada no local continha documentos de um dos suspeitos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica. Com apoio do monitoramento em tempo real do equipamento, os policiais localizaram o suspeito em uma residência no bairro Parque São João.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso investe R$ 6,2 milhões na construção de escola em Primavera do Leste

O suspeito tentou fugir ao perceber a chegada das equipes, mas ele foi abordado, imobilizado e algemado. Durante a abordagem, uma mulher também foi detida por impedir a prisão, desacatar os policiais e desobedecer às ordens da equipe.

O suspeito preso confessou participação no crime e indicou onde havia escondido a arma de fogo utilizada na ação. O revólver foi encontrado no telhado de uma distribuidora da região. Já a tornozeleira eletrônica rompida foi localizada em uma área de mata próxima a uma olaria.

A polícia informou ainda que o suspeito apresentava escoriações pelo corpo. Conforme relato do próprio suspeito, os ferimentos ocorreram ao retirar a tornozeleira eletrônica da perna.

Na sequência, os policiais localizaram também outro o segundo suspeito em um casa no mesmo bairro. Ele também admitiu participação no crime.

Os dois homens e a mulher foram encaminhados à delegacia, junto com a revólver e a moto, para registro do boletim de ocorrência.

Participaram da ação equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Raio, Grupo de Apoio (GAP) do 4º e 25º Batalhões da PM em Várzea Grande, além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Leia Também:  Agenda Kizomba da Resistência encerra mês da consciência negra com programação cultural

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA