CUIABÁ

Pedal da Semob completa 5 anos e prefeito Emanuel Pinheiro parabeniza maior projeto de ciclismo do Estado 

O Pedal da Semob completa nesta terça-feira (25) 5 anos de existência, e para comemorar o aniversário deste grande projeto esportivo, a equipe organizadora vai realizar uma festa com bolo, caldo, brindes e muita música para os participantes. O evento terá como ponto de partida a Orla do Porto II, com conclusão do percurso no São Gonçalo Beira Rio, onde ocorrerá a comemoração.

É o maior evento esportivo de ciclismo de Mato Grosso e foi iniciado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que avalia o projeto como um dos grandes legados para a população. “É um projeto idealizado pela equipe Semob que nos causa muito orgulho, porque, além de levar o esporte para a população, o Pedal sempre se ateve à realização de eventos com cunho social. Parabéns aos envolvidos, e o Pedal da Semob já é um evento esportivo e cultural consolidado”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O Pedal da Semob já arrecadou mais de 10 toneladas em alimentos, mais de 500 brinquedos em datas comemorativas. “Quando foi iniciado este projeto, ele era composto por cerca de 100 pessoas participantes e, agora, já são em torno de 500 ciclistas participando semanalmente deste projeto de ciclismo em nossa cidade. Temos pessoas de dentro do Pedal da Semob que deixaram o sedentarismo e que hoje participam de competições, pessoas em que o Pedal contribuiu para o tratamento da depressão e da obesidade. Então, para nós, da Semob, é um prazer enorme estar realizando esse tipo de serviço para a população”, comentou um dos organizadores do Pedal Semob, o agente de trânsito Raimundo Alves Ribeiro.

Leia Também:  Atendimento à indicação do vereador Ilde Taques garante limpeza e manutenção em ponte da região Norte

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a proposta do Pedal da Semob, além de incentivar a prática esportiva, é ajudar o próximo com a arrecadação de alimentos. Ele conta que a tendência é ampliar ainda mais o projeto. “O maior evento de ciclismo da nossa cidade e do Estado completará cinco anos. Foi uma ação idealizada na gestão do Emanuel Pinheiro, que, ao saber do projeto, autorizou que a Semob desse todo o suporte com a estrutura da pasta. O objetivo é incentivar a prática esportiva e também ajudar o próximo com a arrecadação de alimentos, brinquedos e outros”, comentou o secretário de Mobilidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia Também:  Cras do Planalto passará por reforma e atendimento é transferido para unidade do Novo Horizonte

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia Também:  Feira Emprega Transporte 2025 oferece mais de 2 mil vagas com contratação imediata em Cuiabá

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA