MATO GROSSO
“Estrutura para atletismo em MT se iguala a dos grandes centros de treinamento do mundo”, afirma presidente da Confederação Brasileira
“Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das principais arenas de atletismo do Brasil. A pista, fabricada no Canadá e montada aqui, se iguala as dos grandes centros de treinamento do mundo. É a mesma pista onde foram realizados os Jogos Olímpicos de Tokio, além dos equipamentos e implementos de primeira qualidade, arquibancada coberta e áreas para recovery. Este já é um evento gigante, do tamanho de Mato Grosso”, afirmou o presidente da CBAt, na cerimônia de abertura da competição.
O COT da UFMT foi projetado para atender aos times da Copa do Mundo de 2014, sediada em Cuiabá, mas teve as obras paralisadas antes de sua conclusão. O espaço só foi inaugurado em 2020, na gestão do governador Mauro Mendes, com investimento total de R$ 17,1 milhões.
Para o Troféu Brasil 2023, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), investiu outros R$ 1,5 milhão para a realização do evento. Sediado pela primeira vez na região Centro-Oeste, o Troféu Brasil 2023 conta com a participação de 750 atletas, de 120 clubes nacionais.
O governador Mauro Mendes lembrou que o objetivo do Governo de Mato Grosso é utilizar o complexo esportivo para receber grandes competições, e afirmou que, desde o Brasileiro Sub-23 do ano passado, o Estado almejava sediar o Troféu Brasil. A competição é reconhecida no calendário como maior evento interclubes da América Latina.
“É com muita alegria que estamos recebendo mais uma importante competição em nosso Estado. Temos aqui centenas de atletas, nas diversas modalidades, e ver o COT, que era mais uma das obras inacabadas da Copa, sendo palco de um evento tão grandioso, que motiva e impulsiona o atletismo em nosso Estado, é, para nós, uma honra. Temos certeza que ainda vamos sediar outras competições nacionais e, quem sabe, internacionais”, avaliou o governador, que participou da cerimônia de entrega de medalhas aos vencesdores das finais masculina e feminina da prova mais rápida do atletismo, os 100 metros rasos.
O secretário adjunto de Esporte da Secel-MT, David Moura, acrescentou que o evento serve de inspiração para Mato Grosso e seus atletas.
“Ser anfitrião de um evento como esse inspira não somente os atletas do atletismo, mas do esporte em geral. Nós precisamos dos ídolos para entender do que somos capazes, e são eles que nos fazem acreditar que é possível chegar lá. Estamos felizes porque a competição já está sendo um sucesso, recordes foram batidos, a pista é boa e o ambiente favorável. Hoje somos o centro do atletismo no país”, comentou.
Participaram da abertura oficial da competição autoridades, representantes da UFMT, da CBAt e da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), além de atletas e heróis olímpicos.
O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio do SESI, da FAMT e da UFMT.
Primeiro dia de competição
Nesta quinta-feira, o Troféu Brasil teve início com a disputa de diversas provas, entre elas os 100m e 400m rasos, do masculino e feminino, provas de saltos em altura, em distância e triplo, incluindo a final com vara feminina.
Confira aqui o resultado oficial do primeiro dia de competição, que garantiu a primeira medalha de Mato Grosso ao atleta, Wendell Jerônimo, o segundo lugar na prova de 5.000 metros. O mato-grossense é beneficiário do bolsa atleta do programa Olimpus, desenvolvido pela Secel-MT, que apoia atletas, paratletas, guias e técnicos de diversas modalidades esportivas.
A programação completa desta sexta-feira (07.07) e dos próximos dias pode ser acessada no site da competição (AQUI).
Todas as provas estão sendo transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A narração é de Ennio Ricanelo e os comentários serão feitos por integrantes do programa Ídolos do Atletismo, das Loterias Caixa e da CBAt.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lançamento de 1ª Operação Lei Seca em Campo Verde termina com 7 presos e 39 veículos removidos
Cinco condutores foram presos por embriaguez ao volante e dois foragidos da Justiça foram capturados durante o lançamento da 1ª edição da Operação Lei Seca em Campo Verde. O município é o 11º do Estado a adotar a fiscalização da Lei Seca.
O balanço da 1ª edição da operação foi divulgado, nesta segunda-feira (20.4), pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp). Ao todo, foram 88 veículos fiscalizados e o mesmo número de testes de alcoolemia realizados.
A fiscalização resultou em 90 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo nove por conduzir veículo sob efeito de álcool, quatro por recusar o teste, 17 por não possuir habilitação e 22 por irregularidades na documentação do veículo, entre outros.
Do total de 88 veículos fiscalizados, 44 foram autuados e 39 removidos, sendo 17 carros e 22 motocicletas.
O secretário municipal de Apoio à Segurança Pública de Campo Verde, Francisco Siqueira Sampaio, afirmou que o maior gargalo do trânsito no município são os acidentes. O gestor destacou que está otimista com a Operação Lei Seca e as ações em defesa da vida.
“A marca da Lei Seca é muito importante para a mudança da cultura do campo-verdense. O alerta sobre as consequências do consumo de bebida alcoólica no trânsito e a redução de acidentes geram alto custo para os cofres do município com as internações”, detalhou.
O lançamento da operação Lei Seca foi realizado na última quinta-feira (16.4), em parceria com a Prefeitura de Campo Verde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito.
Após o lançamento oficial, equipes do GGI, da Sesp, realizaram o treinamento das forças de segurança do município, que serão responsáveis pela realização das operações.
Durante a capacitação, foram realizadas duas edições da Operação Lei Seca na Avenida Brasil e na Rua dos Saberes, entre os bairros Recanto do Lago e Bordas da Chapada, na quinta-feira (16.4) e na sexta-feira (17.4).
Além de Campo Verde, também já aderiram à Lei Seca os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Nova Mutum, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende droga em bagagem de passageira durante fiscalização na BR-364 em Rondonópolis (MT)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
